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Crescimento Pessoal

Qual a relação entre inteligência emocional e liderança? Confira!

relação entre inteligência emocional e liderança

Você já parou para pensar qual é a relação entre inteligência emocional e liderança? Se você pensar no melhor líder com o qual já trabalhou até hoje, com certeza, a empatia, a acessibilidade, a boa comunicação e a calma em situações de pressão estão entre as principais características que o descrevem, não é mesmo?

Hoje, quem deseja alcançar a liderança, precisa saber que as habilidades técnicas que te garantiram algumas promoções não são suficientes para conseguir um cargo de gestão, por exemplo. 

Quem quer assumir a frente de uma equipe deve considerar o desenvolvimento de habilidades comportamentais, e a inteligência emocional é a principal delas.

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Neste artigo, você descobrirá por que é importante que um líder seja emocionalmente inteligente e o que é preciso para ter essa soft skill. Continue lendo para saber mais.

O que é inteligência emocional?

Para poder relacionar a inteligência emocional com a liderança, é preciso entender o que ela significa, de fato.

A inteligência emocional é definida como a habilidade de compreender e gerenciar as suas próprias emoções, assim como reconhecer as emoções das pessoas que te cercam.

Embora tenha se popularizado recentemente, o termo “inteligência emocional” foi utilizado pela primeira vez em 1990, pelos pesquisadores John Mayer e Peter Salovey.

E quando falamos sobre inteligência emocional no ambiente de trabalho, é sobre a habilidade que profissionais, em especial líderes e gestores, têm de reconhecer suas emoções e dos outros, discernir os diferentes sentimentos e regulá-los para alcançar os objetivos traçados.

De forma resumida, a inteligência emocional é um conjunto de habilidades úteis para impulsionar a liderança eficaz no trabalho.

Afinal, qual a relação entre inteligência emocional e liderança?

Depois de entender um pouco mais sobre o significado de inteligência emocional, é hora de falarmos por que ela precisa fazer parte do conjunto de habilidades comportamentais dos líderes.

A inteligência emocional no ambiente de trabalho é fundamental para gerenciar equipes de alta performance, afinal, ela afeta profundamente a forma como os líderes se comunicam com seus times e interagem entre si.

Além disso, líderes que possuem inteligência emocional sabem gerenciar suas emoções e seu comportamento no trabalho. Isso é indispensável para criar um ambiente seguro e saudável para a troca de ideias, para o feedback, para o aumento da produtividade, da autoestima da equipe, do engajamento e da satisfação das pessoas.

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Já pensou como é difícil um líder administrar situações de conflitos e estresse e ensinar a sua equipe a fazer o mesmo se ele não tiver empatia, boa comunicação e praticar a escuta ativa? Todas essas são características importantes da inteligência emocional, e se ela não for desenvolvida, o resultado pode ser altas taxas de turnover, além da baixa performance do time.

É por esse motivo que as empresas precisam focar no desenvolvimento de líderes com essa competência, ao invés de investir apenas nas habilidades técnicas. O que diferencia uma liderança que vai crescer a partir de desafios e imprevistos daquela que provavelmente falhará é a inteligência emocional.

Para ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo site de empregos CareerBuilder mostrou que a inteligência emocional é indispensável para ter uma progressão de carreira e chegar a um cargo de líder.

De 2600 recrutadores entrevistados, 71% deles afirmaram que valorizam mais a inteligência emocional em relação ao QI e 75% disseram que estão mais inclinados a promover uma pessoa que tenha essa competência.

A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser desenvolvida através do esforço, da prática e do desenvolvimento de algumas habilidades.

4 habilidades necessárias para desenvolver inteligência emocional

Se você já é um líder ou quer se tornar um, e precisa melhorar a sua inteligência emocional no trabalho, saiba que existem quatro habilidades que você precisa priorizar. Confira quais são.

1 – Autoconsciência

Um gestor sempre terá um desempenho melhor se tiver consciência dos seus pontos fortes e fracos.

Para isso, você precisa desenvolver o hábito de refletir sobre si próprio de forma objetiva e ouvir feedbacks.

Assim, você será capaz de entender melhor como as suas emoções e atitudes afetam o seu trabalho e o da sua equipe.

2 – Autogestão

Depois de identificar as suas emoções e como elas impactam os outros, o próximo passo é saber como gerenciá-las.

Bons líderes precisam ser capazes de lidar com a pressão, agir de forma controlada mesmo sob situações estressantes e evitar reagir de forma negativa. Tudo isso pode impactar a tomada de decisão, deixar o ambiente de trabalho instável e afetar os resultados da equipe.

3 – Empatia

A empatia é essencial para ajudar os líderes a entenderem as pessoas com quem trabalham e se colocarem no lugar delas.

Como gestor, você deve prestar atenção nas ações, no humor e nas emoções dos seus colaboradores. Isso ajudará a reconhecer ações e comportamentos que são sinais de alerta para problemas.

Sem empatia, um líder não consegue entender como as suas ações impactam os outros e cobra mais do que o seu time pode entregar, criando uma cultura tóxica no ambiente de trabalho.

4 – Habilidades sociais

As habilidades sociais impactam diretamente em quase todos os aspectos da liderança e da gestão. A boa comunicação é um exemplo de habilidade social importante para demonstrar inteligência emocional no ambiente de trabalho.

Além disso, as habilidades sociais te ajudam a lidar com situações desafiadoras e a melhorar as suas relações interpessoais, a colaboração, o desempenho da sua equipe, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de projetos. 

Viu como ter conhecimento técnico não é suficiente para crescer profissionalmente e ocupar um cargo de liderança? Você precisa saber se comunicar de forma efetiva, ouvir a sua equipe, controlar as suas reações e, principalmente, demonstrar empatia.

Quando você entende a relação entre inteligência emocional e liderança e se empenha em desenvolver essa competência, as chances de ser um gestor bem-sucedido e lembrado pelas pessoas de forma positiva são muito maiores.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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