Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Tendências tecnológicas para empresas

Tendências tecnológicas para empresas

Os avanços tecnológicos estão presentes em todos os âmbitos da nossa vida. Nos meios de comunicação, de transporte, na saúde, nas indústrias e nas empresas. Esta evolução é benéfica para ajudar no dia a dia de todos os setores da sociedade e, o que muitos julgam ser acessíveis apenas para os “grandes”, também pode auxiliar pequenos e médios empresários. Confira algumas tendências tecnológicas para facilitar os processos de empresas. 

Inteligência artificial

Apesar de parecer algo super complexo, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para facilitar diversos processos, como por exemplo o atendimento ao cliente. Por meio da AI é possível programar chatbots com respostas automáticas em seus meios de comunicação, como site e redes sociais. Assim, você nunca deixa o cliente sem resposta e aumenta o relacionamento. Este tipo de serviço é muito utilizado para agendamentos e soluções de dúvidas. Para utilizá-lo de maneira positiva é preciso contratar profissionais especializados que terão as melhores estratégias para a sua empresa. 

Internet das coisas

Este é um conceito que já vem sendo bastante utilizado e nada mais é do que uma interconexão entre objetos por meio da internet. Ou seja, a possibilidade de comandar remotamente e transmitir dados por meio da rede. Para um comerciante, por exemplo, é possível controlar a sua loja por meio de um smartphone. Abrir e fechar um cofre, câmeras de segurança, estoque, controlar a luz, entre outras possibilidades. Evitando, em alguns casos, falhas humanas que podem ser prejudiciais à segurança. 

Big Data

O Big Data* é importante para o empresário entender os resultados dos dados gerados por seus clientes e funcionários e, assim, criar estratégias em determinadas frentes como marketing, redução de custos, aumento de produtividade, além de tomadas de decisão. A análise correta e constante dos dados, garantem retorno sobre o investimento, além de agregar valor ao negócio. E, como dados, podem ser características comportamentais, demográficas, socioeconômicas, entre tantos outros. 

Realidade virtual

Imagina poder antecipar uma experiência para o usuário no momento da compra? Sendo ela positiva, as chances de conversão só aumentariam. E isso é possível com a realidade virtual. Dependendo do seu modelo de negócio e dos produtos ofertados é possível oferecer uma boa experiência. Por exemplo, uma agência de viagens pode mostrar aos seus clientes a sensação de se estar em pontos turísticos badalados, aumentando assim, a sua vontade de conhecê-los. São diversas possibilidades que podem ser exploradas por meio desta tecnologia. 

Se você é um apaixonado por tecnologia e deseja se tornar um especialista, porque não fazer uma pós-graduação na área? Conheça nossos cursos e escolha o que melhor combina com a sua carreira

*Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais. 

Conheça nossas faculdades