Você sabe o que é ter uma carreira profissional? Quando as pessoas entram na fase adulta, geralmente entram no mercado de trabalho e, com o passar dos anos, vão desenvolvendo conhecimentos que agregam para sua trajetória profissional.
O primeiro passo para isso é a escolha da graduação, que permite se aprofundar em uma área de atuação, e oferece diversas perspectivas para escolher uma carreira. O formato mais tradicional inicia ainda no curso universitário, com a realização de estágios, e vai evoluindo conforme o profissional se especializar e adquirir novas habilidades.
É a esse processo que chamamos de carreira profissional, a trajetória que uma pessoa faz ao longo dos anos de trabalho. Mas existem muitas etapas nesse processo, além de escolhas e planejamento, por isso neste texto vamos contar tudo sobre o que é e como ter uma carreira profissional.
Como começar uma carreira profissional?
O processo para entrar no mercado de trabalho pode ser diferente para cada um, mas é comum que os jovens, ainda nos anos escolares, comecem a pensar na profissão que querem exercer.
Ainda na escola nota-se afinidade com certas disciplinas que ajudam a oferecer um norte sobre o caminho profissional. A partir daí, os jovens se preparam para o ingresso na universidade, onde irão conhecer a fundo o segmento escolhido, e se aprofundar em temas que os permitirá definir que caminho seguir na profissão.
Existem também pessoas que entram no mercado de trabalho antes de começar a graduação, e adquirem experiência prática para, então, buscar conhecimento teórico.
Independente da maneira como esse processo começa, a graduação é a maneira mais eficiente de direcionar os esforços profissionais, e permite um conhecimento que abre portas e oferece uma carreira de sucesso, com possibilidade de crescimento.
O que considerar?
O estudo, portanto, é a melhor forma de definir uma profissão. Mas, mesmo durante a graduação ainda há muitas possibilidades. Quem cursa medicina, por exemplo, terá de optar por um caminho, focando os ensinamentos para uma especialização, como oncologia, pediatria ou cardiologia.
E é por isso que a graduação tem um papel importante na formação profissional, já que além de apresentar o mercado, ainda abre caminhos para que o aluno entenda quais aspectos da profissão se interessam mais, e que tipo de atuação lhe parece mais atraente.
Para definir essa trajetória, o aluno deve levar em consideração as disciplinas que mais lhe atraem, e os tipos de trabalho alinhados com seu perfil. Com isso, o estágio, como comentado acima, é parte importante desse processo, pois permite uma experiência prática que ilustra como é o dia a dia em determinado segmento.
Ao observar outros profissionais com mais maturidade na carreira, o que eles sabem, que benefícios à carreira lhes trouxe, fica mais fácil perceber se é ou não o que cada um almeja.
Essas escolhas levam a uma profissão, que é o primeiro passo para ter uma carreira. Ao longo dos anos, com o acúmulo de experiências e conhecimento, o profissional que se desenvolveu profissional pode considerar que tem uma carreira.
Como ter uma carreira de sucesso?
Trabalhar com o que ama parece um clichê, mas a verdade é que passamos a maior parte de nossas vidas nos dedicando ao trabalho, então, por que não seguir por um caminho que nos deixará felizes e realizados?
Isso não significa que uma escolha não possa mudar com o tempo. As carreiras, assim como o mercado de trabalho, se transformam, e as pessoas também. Pode ser que, com o passar do ano, certa atuação não faça mais sentido e muitos optam por mudar de carreira em certo momento da vida.
Ou, ainda permanecem no mesmo segmento, mas perseguem novas oportunidades, diferentes cargos ou até mesmo decidem empreender. Todas essas opções são válidas e podem trazer satisfação no trabalho, e todas elas exigem dedicação e esforço. Veja como ter uma carreira de sucesso:
Aprenda com outros profissionais
Saber observar e ter curiosidade ajuda os profissionais a fazer boas escolhas na carreira. Portanto, converse com colegas de trabalho e outros profissionais da área, pergunte sobre os caminhos que eles seguiram e peça dicas.
Criar boas relações de trabalho abre portas, e conviver com profissionais que já tem sucesso na carreira pode inspirar e oferecer novas perspectivas.
Faça um planejamento
É possível que, por escolher uma graduação ainda jovem, algumas pessoas não tenham certeza sobre o que realmente querem. Mas é necessário ter ao menos um norte para ser capaz de se planejar.
Por exemplo, muitas empresas, independente do segmento de atuação, dão preferências a profissionais que saibam um segundo idioma. Fazer um planejamento ajuda as pessoas a dedicar tempo às aulas e a outros conhecimentos que podem ajudá-los a construir esse caminho.
É claro que esse planejamento pode mudar ao longo dos anos, mas ter um guia claro de onde deseja estar em três ou cinco anos permite focar os esforços nesse sentido e evitam esse sentimento de não saber para onde ir profissionalmente.
Aprenda a realizar a gestão da sua carreira profissional e saiba como definir estratégias que o ajudarão a ir além no mercado de trabalho.
Assim, além de saber o que é ter uma carreira profissional, poderá tomar decisões alinhadas com sonhos pessoais e projetos que deseja realizar.