Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a diferença entre profissão e carreira? Saiba tudo!

qual a diferença entre profissão e carreira

Se você está iniciando no mercado de trabalho agora, provavelmente já notou que as pessoas se referem à profissão e à carreira de forma distinta. Embora sejam assuntos relacionados, os termos são bem diferentes na prática. Entender qual a diferença entre profissão e carreira é fundamental para fazer escolhas profissionais mais assertivas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Quando se entende exatamente qual o papel da profissão e da carreira na sua vida profissional, fica mais fácil direcionar os estudos, traçar objetos e definir qual tipo de emprego se deseja. 

Então, qual a diferença entre profissão e carreira?

Para ajudar você a entender, preparamos um material que explica detalhadamente o que significa cada um dos termos e de que forma eles vão aparecer na sua vida profissional. Confira!

O que é profissão?

A profissão é a área em que um profissional desempenha suas atividades, ou seja, o termo diz respeito a um cargo exercido. Por exemplo, é possível ter a profissão de médico, professor, jornalista, engenheiro, entre tantas outras disponíveis no mercado de trabalho. 

De modo geral, para se ter uma profissão é necessário estudar para dominar as habilidades e adquirir o conhecimento necessário para desempenhá-la. Esse estudo costuma ser feito por meios formais. O caminho mais comum é entrar em uma faculdade, fazer estágios e conseguir um emprego. 

É a profissão que vai estruturar a trajetória profissional e dar um norte sobre como será a carreira – termo que vamos aprofundar logo abaixo. Por ser algo tão importante na vida de uma pessoa, nem sempre é fácil escolher uma profissão. 

Pesquisar sobre as áreas de interesse e compreender o dia a dia de alguém daquela profissão são alguns caminhos para tornar o processo mais simples. A boa notícia é que uma única profissão pode permitir diferentes caminhos profissionais. Nesse momento, entra a importância de se entender a carreira. 

O que é carreira?

Enquanto a profissão diz respeito à função, a carreira vai muito além disso. Quando falamos sobre carreira, estamos nos referindo sobre a trajetória profissional de uma pessoa no mercado de trabalho e, principalmente, sobre as escolhas e decisões desse profissional. Resumidamente, a carreira é a forma como você escolhe exercer a sua profissão. 

Para entender melhor, vamos pensar em um exemplo: uma pessoa formada em psicologia pode tanto trabalhar atendendo pacientes em uma clínica como atuar no setor de Recursos Humanos de uma empresa. Além disso, essa mesma pessoa pode seguir a área acadêmica e se dedicar à pesquisa e às aulas em universidades. 

Esses diferentes caminhos são as possíveis carreiras que alguém que escolheu a profissão de psicólogo pode trilhar. Essa trajetória profissional depende não apenas de escolhas pessoais, mas também do estágio ou do primeiro emprego – fatores que determinam a entrada no mercado de trabalho. 

A partir dessas experiências, o profissional vai entendendo quais caminhos pode seguir e para onde pode guiar sua carreira. Por isso, é tão importante ter em mente seus objetivos profissionais e como deseja desenvolver a sua carreira. 

Vale dizer que a carreira de um profissional é dinâmica. Você já pode se encontrar logo no primeiro emprego e consolidar a sua carreira naquele caminho, como também pode descobrir algo novo no meio do percurso. Afinal, novas oportunidades podem surgir e uma carreira diferente pode passar a fazer sentido para você mesmo que não seja o seu plano inicial.

Profissão x carreira: o que escolher primeiro?

Agora que você já sabe a diferença entre profissão e carreira, pode estar se perguntando qual escolher primeiro. A verdade é que não há uma regra. Priorizar a profissão ou a carreira nessa escolha inicial depende muito de cada um. 

Você pode primeiro ter uma profissão em mente e, com o tempo, descobrir como deseja exercê-la para, então, trilhar a sua carreira profissional. No entanto, há profissionais que fazem o movimento oposto: já têm uma meta traçada e escolhem a melhor profissão que se adequa a essa carreira que pretendem trilhar. 

Uma pessoa que tem em mente desde cedo que deseja seguir carreira como funcionário público, por exemplo, vai escolher sua profissão a partir desse desejo. Esse objetivo final vai guiar as escolhas que o profissional deve tomar para conquistá-lo.

Como conduzir a carreira profissional?

Não se preocupe se você ainda não sabe de que forma deseja encaminhar a sua carreira. Muitos profissionais escolhem a profissão e aos poucos descobrem quais áreas podem explorar para traçar essa jornada. 

Para facilitar, tenha em mente que a sua carreira será guiada pelos seus objetivos de vida, enquanto a profissão será norteada pelo seu interesse por determinada área de estudo (humanas, exatas ou biológicas, por exemplo).

Outro ponto importante é lembrar sempre das infinitas possibilidades que o mercado de trabalho oferece. Após escolher a profissão, é possível conduzir a carreira profissional de diferentes formas. 

Para isso, existem especializações, como a pós-graduação Pitágoras, que proporcionam o conhecimento necessário para guiar sua trajetória profissional conforme desejar. Tudo isso fica mais simples após compreender qual a diferença entre profissão e carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades