Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que precisa para ser nutricionista materno-infantil? Saiba tudo

nutricionista materno-infantil

A nutrição faz parte da área da saúde e, hoje em dia, é uma profissão que está cada vez mais valorizada. Com uma população ainda mais consciente e em busca de uma alimentação saudável e balanceada, a demanda por profissionais qualificados aumenta, assim como a necessidade de especializações em áreas específicas. Um exemplo é a possibilidade de ser nutricionista materno-infantil.

Além das tradicionais demandas por reeducação alimentar, emagrecimento, ganho de massa muscular e adequações alimentares por conta de condições de saúde, a nutrição também atua com muitos outros escopos, incluindo o público materno-infantil. 

Ele tem características fisiológicas e nutricionais muito singulares, que variam com as fases da vida, o que significa que há a necessidade de acompanhamento nutricional específico e individualizado.

Então, se você é nutricionista e se interessa em trabalhar com gestantes, crianças e adolescentes, esse pode ser um excelente caminho de carreira para seguir. Todavia, você sabe o que é preciso para se tornar um profissional especialista na área?

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é nutrição materno-infantil?

Detalhando um pouco mais essa área, a nutrição materno-infantil é compreendida como a especialidade responsável pelo atendimento nutricional às gestantes, bebês recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Por mais que nutricionistas generalistas sejam capazes de atender este público, ao entender mais sobre os detalhes desse perfil de paciente, conseguimos perceber por que é fundamental ter profissionais especialistas nestas etapas da vida.

O estado nutricional pré-gestacional e durante a gravidez, por exemplo, pode influenciar tanto na saúde da gestante quanto no desenvolvimento do feto, com impactos que são capazes de ter efeitos negativos até mesmo na vida adulta. 

Leia mais:  Qual a relevância de cursar pós-graduação na área de Nutrição?

Por outro lado, para crianças e adolescentes, um acompanhamento nutricional adequado pode trabalhar para que os pacientes atinjam seu potencial de crescimento e desenvolvimento.

Dentro deste contexto, o objetivo da nutrição materno-infantil é ter profissionais atualizados, pautados em uma visão integralista e humanizada, evidências científicas e orientações atualizadas. Com este preparo, eles conseguem proporcionar um atendimento personalizado para aumentar a saúde, qualidade de vida e bem-estar destes públicos por meio da nutrição.

Dessa maneira, os nutricionistas podem atuar na assistência nutricional a gestantes, lactantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes, trabalhando com pacientes saudáveis ou portadores de patologias, cujo tratamento e qualidade de vida podem ser auxiliados e complementados pela nutrição.

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

Como se tornar nutricionista materno-infantil?

Para ser um profissional da área você precisa seguir dois passos. O primeiro é ser graduado em nutrição, e o segundo, ter uma pós-graduação em nutrição de gestantes, bebês e crianças.

Levando em consideração o cenário específico deste público e as demandas do mercado, que exigem profissionais de ponta em novas áreas de conhecimento e atuação, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) reconheceu a especialização em nutrição materno-infantil em 2021.

Se você quer saber mais sobre essa pós-graduação, seus objetivos, disciplinas, duração e modalidades de ensino, não deixe de conferir o tópico abaixo.

Tudo sobre a pós-graduação

Dentro da área da Nutrição e da Saúde e bem-estar, o curso para formar nutricionistas materno-infantis é uma pós-graduação lato sensu, que exige a graduação prévia e, em nossas instituições, pode ser realizada online.

Todos os nossos alunos têm acesso a uma plataforma completa, onde podem assistir às videoaulas onde e quando quiserem, encontrar a maior biblioteca virtual da América Latina, receber conteúdos específicos e extras sobre o curso, entrar em contato com tutores e muito mais.

Desenvolvido por um corpo docente de ponta, o curso é pensado para profissionais que querem desenvolver suas carreiras mas precisam de mais flexibilidade. Como as rotinas atarefadas não permitem a participação presencial em uma pós, as opções EAD surgem como a solução ideal para quem necessita de adaptabilidade para estudar.

Objetivos

O curso é voltado para profissionais graduados em nutrição, e seu objetivo geral é a capacitação dos nutricionistas, para que possam prestar assistência nutricional especializada ao público-alvo.

Além disso, os objetivos específicos desta pós EAD incluem:

  • Capacitação do profissional para a realização de avaliação nutricional assertiva em gestantes, lactantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes;
  • Aprimoramento da interpretação de exames laboratoriais;
  • Desenvolvimento de conhecimentos sobre a fisiologia e nutrição dos pacientes;
  • Realização de diagnóstico nutricional, identificando inclusive o risco nutricional associado ao público materno-infantil;
  • Capacitação para prescrição de suplementação individualizada;
  • Habilitação de manejo nutricional em pacientes com intolerâncias, alergias, seletividade alimentar e patologias;
  • Caracterização dos aspectos de cada faixa etária, levando em consideração a evolução de seu crescimento, desenvolvimento, repercussões sobre as necessidades nutricionais e particularidades da alimentação nos primeiros anos de vida;
  • Capacitação para a elaboração de indicadores de qualidade em nutrição e no uso de softwares da área.

Quer saber mais? Confira o vídeo que a Camila Bacan, coordenadora de pós-graduação, preparou sobre o tema:

Disciplinas

Para que você atinja todos esses objetivos, a pós-graduação EAD em Nutrição Materno-Infantil foi estruturada da seguinte maneira, com 9 disciplinas que compõem a carga horária obrigatória de 360 horas.

  1. Aspectos gerais e fisiológicos da nutrição materno-infantil
  2. Avaliação nutricional
  3. Avaliação e conduta nutricional na gestação de risco e lactação
  4. Nutrição do neonato e lactente
  5. Alimentação complementar e dificuldades alimentares
  6. Nutrição na infância e adolescência
  7. Intolerâncias e alergias alimentares
  8. Indicadores de qualidade e softwares em nutrição
  9. Gestão de Carreira

Com a dedicação às disciplinas, você será capaz de desenvolver uma série de habilidades. Dentre elas, podemos citar a avaliação do estado nutricional dos pacientes, identificação de aspectos fisiológicos, aplicação de recomendações pertinentes a cada fase, análise crítica e intervenção em situações de risco nutricional e utilização de prescrição dietética e outras estratégias, que vão promover saúde e qualidade de vida.

Duração e conclusão do curso

Sabia que você pode se tornar nutricionista materno-infantil em 6 ou 10 meses? Em nossas instituições, o mesmo conteúdo e videoaulas estão disponíveis para conclusão nas duas modalidades, representando a agilidade que você precisa para se tornar um especialista. Então, por que não se inscrever agora mesmo na pós-graduação?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades