Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Devo colocar todos os empregos no currículo? Descubra!

devo colocar todos os empregos no currículo

Saber se devo colocar todos os empregos no currículo ou selecionar apenas algumas experiências é uma das principais dúvidas de quem está se candidatando para vagas de emprego e precisa atualizar o currículo. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Uma coisa é certa: um currículo bem caprichado e organizado contribui para chamar a atenção dos recrutadores em um processo seletivo. Mas, o que isso quer dizer? Será que quanto mais informação melhor?

Um bom currículo não necessariamente significa uma grande lista de empregos e cursos. Inclusive, profissionais com trajetórias interessantes e boas habilidades podem ficar de fora de uma seleção se não souberem como fazer um currículo que chame a atenção dos recrutadores.

Por isso é tão importante saber quais informações incluir e se realmente vale colocar todas as experiências profissionais no currículo. Para te ajudar a preparar o documento da melhor forma, respondemos essa e outras questões a seguir. Confira! 

Devo colocar todos os empregos no currículo?

Na verdade, não. É natural querer demonstrar o seu longo histórico de empregos em um processo seletivo, mas não é necessário incluir todos eles no currículo. De modo geral, os recrutadores se preocupam, principalmente, com os últimos três anos de emprego de um candidato. 

Ou seja, na hora de montar o currículo, a dica é focar nos empregos e funções que você exerceu nesses últimos anos, principalmente se são informações que se relacionam com a vaga desejada. 

Se você tem muitos anos de carreira, as informações dos empregos mais antigos podem até aparecer no currículo, mas prefira organizá-las em um resumo curto. Atente-se para que essas experiências não ocupem espaço do seu emprego recente e inclua somente as informações mais relevantes para a vaga que está se candidatando. 

Podemos dizer que a regra geral é que trabalhos de mais de dez anos atrás devem ser deixados de fora do currículo. Avalie muito bem se realmente vale colocá-los no documento. 

Quais empregos colocar no currículo?

Não é necessário colocar todos os empregos no currículo, mas, como saber o que é mais relevante? A principal dica é focar nas experiências mais recentes e, principalmente, nas funções desempenhadas que se relacionam com a vaga pretendida.

Tenha em mente que o currículo deve apresentar de forma objetiva um retrato de como foi a sua trajetória profissional. Além disso, deve mostrar ao recrutador como todas essas informações são relevantes para o cargo que você está se candidatando. 

Por isso, vale filtrar o que não é relacionado – principalmente se você passou por muitos empregos ao longo da sua carreira. Esse exercício vai ajudá-lo a identificar o que é mais relevante na hora de organizar os empregos no currículo. 

Como organizar os empregos no currículo?

Agora que você já sabe quais experiências profissionais incluir no documento, é importante saber como apresentá-las de forma atrativa e organizada. Seja objetivo e pense sempre no que irá interessar o recrutador.  

O mais indicado é montar uma estrutura que deixe as experiências mais recentes em evidência. Faça uma lista dos empregos que você deseja incluir e classifique-os do atual (ou mais recente) para o mais antigo. 

Lembre-se que você deve sempre informar o nome da empresa, o cargo que ocupou, o período que exerceu essa função e quais foram as atividades desempenhadas – algo como uma breve descrição das suas responsabilidades. 

Siga um padrão para apresentar essas informações e deixar o currículo visualmente organizado.

Um exemplo:

  • Cargo
  • Nome da Empresa e localização
  • Período trabalhado
  • Breve descrição ou lista de responsabilidades 

O que colocar no currículo além dos empregos?

As experiências profissionais não são as únicas informações relevantes em um currículo. O ideal é que o recrutador encontre facilmente todos os dados importantes sobre você e que possam somar no processo seletivo. 

Isso inclui formação acadêmica, cursos livres relacionados com a área e idiomas, além das suas qualificações e competências que fazem sentido para a vaga. 

Não se esqueça de deixar facilmente visível o seu nome completo, cidade e bairro em que mora, telefone para contato e o link para o perfil no LinkedIn. 

O que não colocar?

Algumas informações podem ser facilmente dispensadas quando você estiver elaborando o seu currículo. Não é preciso informar o seu endereço completo, estado civil ou número de documentos (CPF, RG ou CNH). 

Além de ser desnecessário para o recrutador, omitir essas informações também é uma questão de segurança. Seu currículo pode circular por várias pessoas e, dessa forma, os seus dados não ficam expostos. 

Também não é necessário informar o seu histórico escolar ou da faculdade, nem mesmo as escolas em que estudou quando criança. Embora alguns modelos de currículo incluam espaço para foto, também não é recomendado colocar – o recrutador já pode ver a sua imagem no LinkedIn. 

Agora que você já sabe a resposta para “devo colocar todos os empregos no currículo?”, lembre-se sempre que o principal é manter um currículo coerente para a vaga que está se candidatando.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades