Ir para o conteúdo
Curiosidades

Quais são os tipos de marketing? Conheça as opções!

ícones para ilustrar texto sobre tipos de marketing

O marketing é uma área em constante evolução. As novidades no setor acompanham mudanças tecnológicas, preferências do consumidor e novas oportunidades de mercado. Por isso, entender os diferentes tipos de marketing é essencial para compreender como eles se adequam às necessidades e objetivos do negócio. 

Desde o marketing tradicional até as estratégias digitais e inovadoras, como marketing de conteúdo e influência, as marcas podem explorar uma ampla gama de ferramentas para atrair, engajar e converter seu público. 

Ficou curioso para saber mais? Neste artigo você encontra as principais características de oito tipos de marketing. Confira:

8 tipos de marketing para conhecer

1 – Marketing Digital

Como o nome sugere, o marketing digital utiliza canais e estratégias online para promover produtos, serviços ou marcas. Na prática, isso engloba desde redes sociais e e-mail marketing até SEO (Search Engine Optimization) e outras técnicas digitais para conseguir alcançar o público-alvo desejado, aumentar o engajamento e impulsionar as vendas do negócio.

2 – Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas atualmente. O foco está na criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso para atrair, envolver e reter clientes. Esse conteúdo pode ser em diversos formatos: artigos, vídeos, e-books, podcasts, entre outros. O objetivo é educar o público e criar um relacionamento de confiança, estabelecendo assim a autoridade da marca. Como resultado, isso fideliza clientes e gera leads. 

3 – Marketing de Produto

O marketing de produto envolve a criação de estratégias para ressaltar as características, benefícios e diferenciais de um produto específico. O objetivo desse tipo de marketing é influenciar as pessoas a escolherem esse produto e não o concorrente, por isso o foco é tão grande nas vantagens e qualidades.

4 – Marketing de Serviços

Enquanto o marketing de produto é focado em um produto tangível, o marketing de serviços trabalha com a promoção de serviços intangíveis. Na prática, são estratégias aplicadas para divulgar serviços de bancos, turismo, saúde, consultoria, entre outros. Como não há um produto físico envolvido, o desafio é comunicar o valor agregado do serviço e seus benefícios. 

5 – Marketing de Influência

Já o marketing de influência envolve estratégias com influenciadores digitais relevantes em determinados nichos. Eles exercem influência sobre as opiniões e decisões de compra da audiência, sendo uma ótima estratégia para promover produtos e serviços. As parcerias com influenciadores variam, podendo incluir postagens patrocinadas, recomendações, visita em loja ou participação em eventos.

6 – Marketing de Relacionamento

Toda marca tem como objetivo conseguir fidelizar os clientes para garantir a recompra. Para isso, existem as estratégias de marketing de relacionamento, que incluem diferentes táticas de fidelização, programas de recompensas, atendimento ao cliente personalizado e comunicação contínua. O objetivo é aumentar a satisfação dos clientes para criar laços fortes e estimular a fidelidade à marca.

7 – Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha utiliza estratégias não convencionais e de baixo custo para chamar a atenção do público de maneira criativa e inusitada. Na prática, envolve ações em locais públicos, eventos surpresa, intervenções urbanas, amostras grátis ou campanhas virais nas redes sociais. O objetivo é conseguir impactar de forma memorável e positiva a mente dos consumidores.

8 – Marketing Social

Por fim, o marketing social é aquele que aplica estratégias que buscam promover causas sociais, questões ambientais e responsabilidade social corporativa. Muitas empresas buscam esse tipo de marketing para reforçar seu comprometimento com a sociedade e atrair consumidores que valorizam marcas éticas e sustentáveis. O objetivo é criar um impacto positivo na sociedade, estabelecendo a imagem de uma empresa responsável. 

É importante ressaltar que, na prática, as marcas podem combinar diferentes abordagens e estratégias de marketing de acordo com produto, público-alvo e objetivos da empresa.

Especialização na área 

Se você se interessou pelo tema e pretende trabalhar na área, a dica é buscar uma especialização. Aprofundar os conhecimentos na área de marketing é o melhor caminho para aqueles que desejam alavancar a carreira e se destacar em um mercado tão competitivo como esse. 

Além de ser a oportunidade ideal para adquirir conhecimentos aprofundados, a especialização é importante para desenvolver novas habilidades, se manter atualizado nas tendências do setor e ampliar o networking. 

Você pode se especializar na área de modo geral ou em algum dos tipos de marketing, o que é um grande diferencial. Com uma pós-graduação ou MBA no currículo, você se destaca em processos seletivos e chama a atenção de recrutadores, já que o mercado busca profissionais com conhecimentos específicos. Invista na sua carreira e confira as opções de pós-graduação e MBA EAD, incluindo:

  • MBA em Marketing Digital
  • MBA em Marketing e Vendas
  • MBA em Redes Sociais
  • Gestão Comercial e Estratégica em Marketing
  • MBA em Marketing Digital e Analytics
  • MBA em Marketing e Experiência do Usuário
  • MBA em Inteligência Competitiva e Inovação
  • MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento
  • MBA em Growth Marketing para E-commerce
  • MBA em Marketing Internacional
  • Comércio Exterior e Marketing Internacional

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades