Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Trabalhar com estética: quais os segredos para se destacar na área?

procedimento estético para ilustrar texto sobre trabalhar com estética

Você sabia que o mercado da beleza é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo? De acordo com a Euromonitor International, empresa especializada em pesquisas de mercado, esse setor teve um crescimento mundial de 4,7% em 2020. Além disso, o Brasil ocupa a 4ª posição entre os maiores mercados de beleza e cuidados pessoais. Esses dados são muito positivos para quem quer trabalhar com estética.

Afinal, hoje em dia, cuidar da própria aparência não é só uma questão de vaidade. É também pensar no bem-estar pessoal e aumentar a autoestima. Por isso, esse é um setor bastante valorizado e cheio de oportunidades. Mas claro que, para se ter sucesso, é preciso saber como se destacar.

blog banner desconto em pós-graduação

O que é necessário para trabalhar com estética?

Pensando nisso, separamos as dicas mais do que essenciais para você que quer trabalhar com estética – seja com cosméticos, design de sobrancelhas, maquiagem, cabelo, pele ou qualquer outro segmento. Confira abaixo:

1 – Invista em cursos 

Independente da sua carreira, os estudos devem ser valorizados. No mercado de beleza, não é diferente, já que é necessário ter conhecimentos tanto técnicos quanto práticos sobre o seu trabalho, e ainda se dedicar ao aprendizado. 

As opções de cursos profissionalizantes são diversas e, nas aulas, os alunos primeiro  aprendem os processos gerais dos cuidados com estética e, então, passam às disciplinas mais específicas, como dermatologia ou cosmetologia, por exemplo. 

2 – Tenha experiência

Trabalhando na área de estética, um profissional só é considerado capacitado depois de muita prática. Afinal, é preciso saber quais são os melhores tratamentos, as tendências e como entregar os melhores resultados para os clientes – o que só é adquirido com o tempo de experiência atendendo as pessoas. 

É no ambiente de trabalho que se coloca a teoria em prática e se aperfeiçoam técnicas e competências adquiridas no curso profissionalizante que você escolheu fazer. Além disso, é uma ótima chance de acrescer o currículo, conhecer outros profissionais e até mesmo clientes que podem te inspirar e auxiliar nesse mercado.

3 – Faça seu marketing pessoal

Hoje em dia, se torna cada vez mais necessário ter um nome no mercado, independente se você trabalha em uma clínica ou possui o próprio negócio. Essa ideia é bem mais simples do que parece e consiste em pensar em um Instagram profissional e se divulgar. 

Leia também: Marketing pessoal: quais são as etapas para o sucesso?

A partir disso, você pode criar postagens e conteúdos que podem ser relevantes para outros profissionais e interessados no seu trabalho. Esse reconhecimento online também pode abrir novas oportunidades e ainda é uma maneira de criar um cartão de visitas personalizado, divulgando seu nome e seu trabalho para o mundo. 

4 – Mantenha contatos

Manter o contato com seus professores e colegas de turma é uma solução para se destacar ao trabalhar com estética. Isso porque eles podem se tornar contatos valiosos para novas oportunidades com clientes e para fazer o seu marketing pessoal (aproveite para compartilhar o seu Instagram profissional com eles!).

Além disso, participe de eventos, feiras e palestras da área. Eles podem agregar experiência, ajudar a abrir portas e ainda dar aquele gás no networking, expandindo a sua rede de contatos e conhecendo outros profissionais que também trabalham com estética – o que sempre é válido, tanto para quem está começando a carreira agora quanto para os profissionais mais consolidados.

5 – Busque ser sempre o melhor na área

Comprometimento é a palavra da vez para quem quer trabalhar com estética. É preciso levar a sério os horários agendados, saber se comunicar bem e ter a habilidade de se adaptar aos clientes que você atende. 

Para isso, é preciso ter vontade de ser referência, ou seja, querer ser o melhor na sua área de atuação prezando sempre a qualidade do atendimento e do seu negócio, se for o caso. 

Uma dica é se especializar em um segmento. Se você gosta de trabalhar com maquiagem, busque ser o melhor nessa atividade, por exemplo. Já quem prefere atuar como designer de sobrancelhas ou cílios pode buscar um curso focado e se tornar uma referência nesse setor.

6 – Mantenha o conhecimento atualizado

Ter um ensino profissionalizante é importante, mas ainda mais é manter o conhecimento em dia com as tendências de mercado. Afinal, na área de estética, as atualizações são constantes, sempre há uma nova tecnologia, os procedimentos do momento e, no geral, tudo muda de forma muito rápida. 

Por essa razão, é mais do que essencial se manter atualizado sobre as novidades do setor para não ficar ultrapassado. Continue estudando mesmo sendo um profissional que já trabalha com estética. 

Ao trabalhar com estética, se destaca quem possui qualidade de atendimento, mas também quem está antenado com a necessidade dos clientes. Mostrando um bom serviço e boas habilidades, fica muito mais fácil se destacar. Aproveite e invista também em uma pós-graduação EAD em Estética e Cosmetologia, que pode ser cursada em 6 meses ou 10 meses.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades