Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Entenda o que é trabalho com propósito e qual a importância

trabalho com propósito

Em meio às necessidades diárias de pagar contas, comprar mantimentos e manter um padrão de vida adequado, é comum nem lembrar do que significa um trabalho com propósito.

Afinal, se as tarefas e responsabilidades profissionais estão em dia e as necessidades básicas estão sendo supridas, então está tudo dentro dos padrões de razoabilidade.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, passar anos exercendo uma função pouco estimulante pode ter drásticas consequências na saúde mental e qualidade de vida dos profissionais.

Por isso, hoje vamos entender o que é um trabalho com propósito e qual sua importância no dia a dia do colaborador moderno.

Confira!

Qual o propósito do trabalho?

Pagar as contas, não é mesmo?

Afinal, a principal razão de boa parte dos profissionais enfrentarem uma rotina laboral de, em média, oito horas por dia, é para ter o mínimo de subsistência.

Hoje, o adulto moderno passa cerca de 100 mil horas trabalhando! Ou seja, quase 1/3 de toda sua vida!

Entretanto, as atividades laborais vão muito além da quitação de contas, entrega de projetos e servitude à empresa em questão.

O ato de trabalhar não apenas deve ser prazeroso e rentável, mas, também, amplificar os propósitos e objetivos já existentes em nossas vidas.

É através do trabalho que um profissional deve ter a chance de impactar a sociedade de maneira positiva, deixando sua marca na história e gerando transformações duradouras.

É, também, através do trabalho, que boa parte de nossa própria satisfação pessoal deve ser proveniente.

Não há nada mais prazeroso do que finalizar o dia tendo realizado diversas atividades relevantes aos nossos ideais, manifestando uma sensação de dever cumprido!

Por mais que a profissão devesse fazer parte das vidas dos cidadãos de maneira positiva e jubilosa, na maioria das vezes, não é o que acontece.

E, por conta disso, é possível observar um grande volume de profissionais que apenas realizam suas atribuições diárias a fim de conseguir pagar as contas ao fim do mês.

Por esta razão, é cada dia mais importante entender o que é o trabalho com propósito e sua importância na sociedade.

Por que o trabalho com propósito é importante?

Um trabalho com propósito e significado pode ser algo muitas vezes esquecido quando se trata de compensação financeira e estabilidade de vida. 

Embora ambos sejam igualmente importantes, não há nada mais desanimador do que acordar de manhã cedo e enfrentar uma rotina de trabalho física e mentalmente exaustiva.

Afinal, sem um objetivo ideologicamente relevante, o emprego pode acabar perdendo seu sentido e se tornando apenas mais uma maneira de sobreviver às adversidades da vida.

Por isso, encontrar um propósito profissional que vá além da recompensa monetária é fundamental para uma vivência laboral significativa e valorosa.

Abaixo listamos 3 razões pela qual o trabalho com propósito é importante para uma vida profissional e pessoal saudável e auspiciosa!

1 – Aumenta o engajamento do colaborador

Uma das principais razões pelas quais o trabalho com propósito é fundamental na vida de um profissional é devido ao aumento de seu engajamento junto à equipe.

Afinal, um colaborador que realiza suas funções com uma finalidade maior do que entregar projetos dentro do prazo e pagar as contas no fim do mês, definitivamente tem um melhor engajamento na empresa.

Ou seja, trabalhar em uma área pessoalmente relevante gera maior satisfação, motivação, lealdade, orgulho e engajamento nos colaboradores.

2 + Melhora a retenção dos profissionais

Outra razão para investir em um trabalho com propósito é por conta da melhora na retenção geral dos profissionais.

Como o alinhamento entre o propósito da empresa e os objetivos pessoais dos colaboradores tende a promover profissionais mais engajados e motivados, isso os torna menos propensos a sair, aumentando, assim, a retenção dos funcionários. 

Além disso, o aumento na preservação da força laboral reduz os custos e a falta de eficiência associados à alta rotatividade dos profissionais.

3 – Diminui o absenteísmo 

Um trabalho com propósito pode aumentar o bem-estar dos colaboradores através da melhoria da qualidade de vida desses profissionais. 

Ou seja, ao se sentirem conectados a um propósito maior durante o expediente, os funcionários são afetados positivamente em relação à sua saúde mental e à sua satisfação.

Por conta disso, eles acabam se tornando mais energizados e resilientes ao estresse e contratempos do trabalho, reduzindo o absenteísmo e diminuindo o impacto na produtividade organizacional da empresa.

Encontre seu propósito no trabalho através de uma pós-graduação

A necessidade de um trabalho com propósito no dia a dia dos profissionais se torna cada vez mais evidente com o passar do tempo.

Por isso, identificar exatamente quais as motivações pessoais e objetivos a longo prazo é fundamental para a satisfação profissional da maioria dos colaboradores.

Uma maneira de encontrar um propósito pelo qual valha a pena investir tempo, esforço e dedicação é através da educação!

Com uma pós-graduação EAD, é possível concluir uma especialização em 6 ou 10 meses, de maneira totalmente remota!

Não perca a chance de aprimorar sua vida profissional e pessoal com os cursos oferecidos que oferecemos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades