Você sabe o que é trancar conversa no WhatsApp e como fazer isso? A rede social de troca de mensagens mais utilizada no Brasil está sempre se atualizando e criando novos recursos que facilitem a comunicação e ajudem a proteger os usuários. Com isso, a plataforma contém um recurso que permite trancar conversas e mantê-las privadas, sem a possibilidade de que terceiros acessem.
Segundo o próprio WhatsApp, o recurso visa oferecer “uma camada adicional de segurança”, omitindo alguns chats caso outras pessoas da família utilizem o aparelho, ou então evitando notificações caso outra pessoa esteja momentaneamente com o celular.
O que é trancar conversa no WhatsApp?
Para entender o que significa trancar conversa no WhatsApp, é preciso lembrar que nem sempre as pessoas habilitam senha para acessar o aplicativo. Embora a maioria dos smartphones possuam uma configuração que permite adicionar essa segurança extra nas conversas, a maioria das pessoas não utiliza esse recurso, o que significa que, se o celular estiver desbloqueado, qualquer pessoa pode acessar o app.
Considerando que é uma ferramenta onde as pessoas podem compartilhar informações pessoais, em caso de furto ou até má fé, é possível que alguém simplesmente veja os conteúdos das mensagens sem autorização.
Agora, com o recurso de conversas trancadas, o usuário não precisa se preocupar e pode manter em segredo os chats que preferir. Isso significa mais privacidade para as pessoas e segurança ao utilizar o aplicativo.
Como funciona o recurso de trancar conversa?
A ideia de “trancar” uma conversa é similar ao conceito de trancar a casa: é necessário utilizar uma chave. No caso do aplicativo, a chave de acesso pode ser a senha do celular, a biometria, o reconhecimento facial ou um código específico.
Assim, quem utiliza o sistema operacional iOS e Android pode selecionar qual conversa quer trancar, e o chat será movido para uma aba chamada “conversas trancadas” e, se outra pessoa acessar o aplicativo, não conseguirá nem ver com quem são as trocas de mensagem.
Outra funcionalidade importante desse recurso é que as conversas podem ser trancadas ou destrancadas quando o usuário preferir, ou seja, é possível utilizar o recurso temporariamente, de acordo com uma necessidade específica. Veja algumas configurações desta função:
- A conversa só permanece trancada no dispositivo onde esse processo é feito. Se o usuário abrir o WhatsApp em outro celular ou no desktop, o recurso não estará ativado;
- As imagens recebidas não são salvas automaticamente quando o recurso está ativado na conversa;
- É possível trancar grupos e até conversas silenciadas;
- A pessoa com quem está se comunicando não saberá que a conversa foi trancada.
Como trancar conversa no WhatsApp?
O processo para trancar uma conversa é muito simples, mas tem algumas diferenças de acordo com o sistema operacional. Veja cada uma:
No iOS
Quem utiliza um iPhone pode trancar as conversas seguindo o passo a passo a seguir:
1- Acesse o aplicativo;
2- Encontre a conversa ou grupo que deseja trancar;
3- Deslize o chat escolhido para a esquerda e clique em “mais”;
4- Escolha a opção “trancar conversa”;
5- Defina o acesso via biometria ou reconhecimento facial.
No Android:
Nos celulares com sistema Android o processo é similar, a não ser pelo acesso a ferramentas de configuração. Veja:
1- Acesse o aplicativo;
2- Encontre a conversa ou grupo que deseja trancar;
3- Clique no chat escolhido e pressione por alguns segundos. Quando a conversa for selecionada, clique no ícone com três pontinhos;
4- Escolha a opção “trancar conversa”;
5- Defina o acesso via biometria ou reconhecimento facial.
Como criar um código e ocultar conversas trancadas?
Em ambos os sistemas, o primeiro acesso às conversas trancadas é feito por meio da biometria ou reconhecimento facial. Mas, uma vez criado, o WhatsApp conta com uma configuração que permite criar um código específico para acessar esses chats, que não precisa ser o mesmo código de acesso ao celular. Veja como:
1- Acesse a aba “conversas trancadas”;
2- Vá no ícone de “mais” ou “três pontinhos” de acordo com o sistema operacional;
3- Selecione “configurar conversas trancadas”;
4- Ative um código secreto.
Ainda na seção “configurações” dentro das conversas trancadas é possível também configurar o WhatsApp para que essa aba não fique visível. Basta clicar em “ocultar conversas trancadas”, que o conteúdo desaparecerá do WhatsApp.
Para acessar essas mensagens, porém, é importante se lembrar do código, pois será necessário inseri-lo na barra de pesquisa. Para desfazer ambas as configurações é só fazer o mesmo passo a passo e desativar o código.
Como destrancar conversas no WhatsApp?
Da mesma forma como as conversas podem ser trancadas, é possível destrancar rapidamente, caso não deseje mais limitar o acesso. O processo é o mesmo: basta acessar a aba “conversas trancadas” e seguir as mesmas etapas, optando por “destrancar” no chat.
Quando isso é feito, o bate-papo retorna a página principal. Existe ainda uma outra opção que permite limpar as conversas que aconteceram no período em que o recurso de trancamento esteve ativado.
Para isso, é necessário acessar as configurações do WhatsApp e seguir o seguinte caminho: Privacidade -> Conversas trancadas -> Destrancar e limpar conversas trancadas.
Como ver conversas trancadas no WhatsApp?
O propósito de ativar a configuração de conversas trancadas é, justamente, impedir o acesso de qualquer um, portanto só o próprio usuário do aplicativo poderá abrir essas mensagens. Para isso, é só clicar em “conversas trancadas” e utilizar o acesso pré-estabelecido.
Onde ficam as conversas trancadas no WhatsApp?
Caso nenhuma configuração adicional seja feita, as conversas trancadas serão agrupadas acima das outras mensagens. Ao clicar, será necessário usar a senha pré-definida, seja um código, seja biometria ou Face ID.
Além disso, com a configuração do código secreto, como indicamos acima, é possível ocultar da página principal, e as conversas trancadas só ficarão disponíveis ao digitar o código.
Como tornar o WhatsApp mais seguro?
Como mostramos, o recurso que permite trancar conversas oferece uma segurança a mais no uso do WhatsApp e na proteção de informações pessoais. Mas essa não é a única maneira de manter o aplicativo seguro e impedir que terceiros acessem os conteúdos das mensagens.
Existem outras configurações que os usuários podem fazer para garantir mais segurança e impedir, por exemplo, que o aplicativo seja clonado. Veja como:
Bloqueie o acesso ao app
Como falamos, além de proteger uma ou outra conversa, é possível configurar o aplicativo para que só abra com senha ou algum tipo de identificação. Nesse caso, a configuração varia de acordo com sistema operacional e até mesmo modelo de telefone, e pode não estar disponível em versões mais antigas.
Em Androids, o usuário deve acessar as configurações do aplicativo, é necessário acessar a aba “privacidade” e escolher a opção “desbloqueio usando biometria”. No iPhone, o processo é similar, porém quando chegar à página de privacidade, deve selecionar “exigir Face ID” ou “exigir Touch ID”.
Em ambos os casos, a ativação só será confirmada se a biometria ou identificação facial já estiver configurada no celular e for utilizada para desbloqueio do aparelho. Ao ativar essa etapa, o WhatsApp ainda vai oferecer algumas opções de intervalo de bloqueio, que pode ser:
- Imediato: toda vez que abrir o aplicativo
- Após 1 minuto: exige a senha depois de 1 minuto inativo
- Após 30 minutos: exige a senha depois de 30 minutos inativo
- Após 1 hora: exige a senha depois de 1 hora inativo
Faça a confirmação em duas etapas
Outra configuração que o próprio WhatsApp recomenda é a verificação em duas etapas, que evita que o aplicativo seja acessado por outra pessoa. Ao ativar essa opção, será necessário criar um PIN, ou seja, código exclusivo para essa função, que não deve ser o mesmo de desbloqueio do celular. Veja como ativar:
1- Acesse o menu “configurações” no aplicativo e clique em “conta”;
2- Selecione a opção “confirmação em duas etapas” e clique em “ativar”;
3- Defina um PIN de seis dígitos, exclusivo para esse propósito;
4- Inclua um e-mail para fazer a verificação;
5- Adicione também o e-mail para redefinição do PIN;
6- Coloque o código de verificação que será enviado para o e-mail informado e clique em “confirmar”.
Mude as configurações da imagem do perfil
A maioria das pessoas, ao criar uma conta no WhatsApp, inclui uma foto de perfil. Porém, com o alto compartilhamento de contato, é possível que a imagem se torne de fácil acesso para um número se passar por outro usuário. Existem muitos golpistas que utilizam essas imagens para informar a parentes ou amigos do usuário que seu número mudou e então pedir dinheiro.
Existem duas formas de evitar que isso aconteça: utilizando uma imagem diferente das escolhidas para redes sociais como Instagram ou Facebook, e configurar o aplicativo para que a imagem não apareça para números desconhecidos.
Assim, outro usuário só terá acesso a foto se o número for adicionado aos contatos, indicando um grau de proximidade maior. Para fazer isso basta as configurações, escolher no menu “privacidade”, selecionar “foto de perfil” e escolher “meus contatos”.
O WhatsApp tem se tornado uma ferramenta cada vez mais completa, e seu uso deixou de ser exclusivo para conversas pessoais e hoje também conta com soluções para empresas, com o WhatsApp Business, que conta com funcionalidades e recursos de segurança próprio.
Portanto, seja para o trabalho, seja na vida pessoal, a plataforma é um importante meio de comunicação, que pode encurtar distâncias, agilizar processos e facilitar o atendimento ao cliente. O aplicativo, inclusive, pode ser integrado a softwares de gestão e já conta com um assistente virtual baseado em inteligência artificial.
Para entender o que é trancar conversa no WhatsApp, conhecer as funcionalidades e suas possibilidades na vida e na carreira, se especialize com uma pós online em 6 meses e fique por dentro das principais inovações do mercado.