Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Transição de carreira: qual o momento certo de mudar?

carreira

Em certos momentos, os profissionais sentem-se estacionados no trabalho e não sabem que rumo tomar. Isso é sinal de que pode ser a hora de dar uma “guinada” na vida e apostar em uma transição de carreira. Uma mudança aponta para muitos horizontes possíveis. Talvez seja necessário investir em outra área, buscar novas oportunidades no mercado ou até arriscar em um negócio próprio.

blog banner desconto em pós-graduação

O momento certo de fazer a transição de carreira

Decidir quando é a hora certa de se reinventar traz apreensão. Por isso, identificamos alguns sinais para que você possa dar os primeiros passos em busca do trabalho que lhe traga felicidade e bem-estar. Veja sete motivos que apontam a necessidade de mudanças na carreira:

1- Sentir-se desmotivado diariamente

É comum a falta de vontade de trabalhar em alguns dias. Isso acontece com todos, até quando as pessoas estão satisfeitas no emprego. Mas também é verdade que, mesmo nesses dias, os desafios do trabalho nos motivam a continuar.

No entanto, se essa desmotivação for frequente e intensa, convém investigar a causa dessa sensação. O ideal é fazer isso o quanto antes, para que a falta de interesse não afete seu rendimento.

Quando a causa for sua carreira em si — e não esse ou aquele emprego, um supervisor implicante ou qualquer problema com seus colegas — é hora de repensar sua área de atuação.

2- Evitar falar sobre sua profissão

Se quando está em uma roda de amigos, de parentes ou mesmo durante o jantar com os familiares, os assuntos relacionados ao trabalho o deixam sempre estressado ou desanimado, é bom descobrir se a razão é o descontentamento com sua carreira. Caso a resposta seja sim, confira se os outros sinais também se confirmam.

3- Não dar o seu melhor no trabalho

Sabe aquela gana que você sentiu quando começou em um emprego novo e que todos dizem que passa com o tempo? Saiba que nem sempre é assim. Muitas pessoas dão o seu melhor no trabalho durante uma vida inteira, desde que estejam felizes com o que estão fazendo.

Ficar sempre com a sensação de que fez o seu trabalho apenas por obrigação, sem envolvimento e falta de sentimento de que deu o seu melhor, talvez seja o momento de, enfim, investir na carreira dos seus sonhos.

4- Achar que o tempo demora a passar

Durante o expediente você olha muitas vezes para o relógio? Se os 20 minutos que acabaram de passar pareceram duas horas, é possível que seu trabalho esteja lhe causando tédio. Reflita a respeito disso se lembrando do quanto as horas “voam” quando estamos fazendo algo de que gostamos.

5- Dormir torcendo para o dia seguinte não chegar

Saiba que, quando isso acontece, você pode sofrer de insônia crônica. A falta de uma boa noite de sono fará com que já comece o dia estressado. Cuidado, esse é um sinal de que não está de bem com seu trabalho e de que precisa repensar sua posição, investir em outro emprego ou migrar para outra área de uma vez.

6- Ter sensação de liberdade ao sair do trabalho

Sentir-se aliviado quando um dia puxado termina é normal, mas se ir embora lhe traz sempre a sensação de liberdade, é possível que o trabalho esteja representando uma “prisão”. Pode ser a hora de alçar outros voos.

7- Queixar-se do emprego com familiares e amigos

Reclamar com frequência do trabalho para os amigos e familiares é um dos sinais de que você está insatisfeito com o que faz. Muitas vezes você nem percebe que desabafa com frequência, mas um dia alguém irá exclamar: “Xi! Lá vem ele de novo com esse assunto!” Se isso acontecer, é provável que tenha chegado a hora de mudar de carreira.

Como fazer a transição de carreira

Se os sete motivos mencionados acima estiverem presentes em seu dia a dia, pode ser que você precise repensar sua atuação profissional.

Avalie o real motivo da sua desmotivação com o cargo atual. Durante o trabalho, identifique quais são os piores momentos do dia, pois algumas tarefas são pouco ou nada motivadoras. Veja se alguma das duas situações abaixo refletem na sua situação profissional.

1) Gostar da área de atuação, mas não do cargo: se o problema estiver com a atividade que ocupa dentro da carreira, a transição pode ser buscar uma nova função no mesmo campo de atuação.

2) Não gostar nem da área nem do trabalho executado: nesse caso, a mudança de carreira deve focar em encontrar algo novo. A solução pode ser investir em algo que você já quis, mas que por vários motivos precisou mudar de planos, correr atrás de um sonho que você abandonou ou alguma área que seja compatível com seu perfil.

Não se acomode, entre em ação!

Ficar paralisado diante de uma situação é muito comum. A única solução é agir. Imagine novos caminhos e faça perguntas como:

  •         Em que tipo de ambiente gosta de trabalhar?
  •         Ser um profissional autônomo parece interessante?
  •         Prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
  •         Tem vontade de empreender?
  •         O que você gosta mais de fazer?
  •         Qual a sua vocação?
  •         O que te motiva?


Depois de responder essas questões, você estará mais próximo de saber que tipo de mudança precisa fazer para investir em uma nova carreira. Pesquise na internet, converse com profissionais da área e tire todas as suas dúvidas. Imagine-se trabalhando na área escolhida e perceba como se sente.

Planeje custos da mudança

Independentemente de a escolha ser uma mudança de atividade na mesma área ou algo completamente novo, é fundamental fazer um planejamento financeiro.

Faça uma lista dos seus gastos mensais e analise o que poderá ser eliminado para investir em sua nova vida profissional. Depois de tudo calculado, estipule um valor e passe a fazer um fundo de reserva para investir em seu sonho.

Escolha feita, é hora de se preparar para sua nova área de atuação. Descubra quais os caminhos para alcançar seu objetivo e, certamente, um deles será o estudo. Encontre especializações na área preterida e vá em frente.

E, então, se após ler tudo isso você percebeu que é hora de fazer uma transição de carreira, não perca mais tempo, afinal, a vida é para ser vivida todos os dias e não em função do próximo fim de semana.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação EAD para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades