Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Cinco maneiras de pedir aumento de salário

Pedir um aumento de salário é um momento desafiador na carreira de qualquer profissional. Por isso, é importante traçar uma boa estratégia para abordar seu chefe sobre esse assunto e conquistar a tão sonhada promoção. Muitos não sabem lidar com essa questão. Alguns, por medo de falhar, ficam esperando que a valorização de seu trabalho venha de seu gestor, algo que pode nunca acontecer.  

blog banner desconto em pós-graduação

Para ajudar com essa situação, mostramos, a seguir, cinco maneiras estratégicas que o profissional deve adotar antes de pedir um aumento salarial. Confira.

  1. Pesquise o mercado de trabalho

Antes de procurar o chefe para pedir um aumento, é importante observar como está o mercado e descobrir a faixa salarial média de um profissional que atua em sua área e cargo. Compare os valores com a sua remuneração atual e utilize como referência para fazer a negociação.

  1. Surpreenda seu chefe

Se antecipar e surpreender seu gestor é uma forma de mostrar que você é proativo, uma palavrinha adorada pelos líderes. Sempre que agir assim – de maneira relevante sem forçar a barra – ganhará pontos com seus superiores.

Por isso, anteveja problemas e proponha soluções rápidas e que tragam resultados. Essa é uma maneira muito eficaz de chamar a atenção dos líderes.

  1. Ganhe visibilidade e reconhecimento

Faça seu trabalho da maneira mais eficiente possível. Informe-se sobre os projetos de sua área e tente ganhar visibilidade e reconhecimento. Para isso, é crucial traçar algumas estratégias. E, para ajudar você com essa tarefa, elencamos algumas táticas que podem ser aplicadas no seu dia a dia:

  •         Compartilhe informações também com pessoas que não estão em seu networking, aumentando sua exposição;
  •         Comparecer a alguns eventos opcionais proporcionará a você entrar em contato com outros profissionais. Muitos deles podem ser bastante influentes e elogiar você ao seu chefe;
  •         Mostre-se disponível para realizar tarefas maiores e com mais responsabilidades e, se possível, tente assumir o papel principal;
  •         Inicie um grupo com pessoas que também tenham a mesma pretensão na carreira. Essa é uma ótima maneira de tornar suas habilidades visíveis;
  •         Mostre suas realizações a mais pessoas, não apenas aos amigos e familiares. Encontre uma forma de falar com seus contatos profissionais de projetos que já liderou.
  1. Busque aprimoramento profissional

Realizar cursos de atualização, especialização e investir em um bom MBA é importante para a evolução do profissional em qualquer carreira. É óbvio que o resultado dessa qualificação nem sempre será de imediato. No entanto, obter o diploma de instituições renomadas pode significar um incremento quase instantâneo na remuneração.

  1. Tenha bons argumentos

Quaisquer que sejam as razões pelas quais você deseje ser mais valorizado, todos os argumentos necessários para convencer a chefia devem ser reunidos. Faça uma lista com suas melhores características, destacando que o seu trabalho é fundamental para o sucesso da empresa.

Um item imprescindível nessa lista é mostrar que você está disposto a aprender mais, a assumir mais responsabilidades e funções com a expectativa de ser bem remunerado por isso. Já os motivos pessoais, como trocar de carro, por exemplo, devem ser evitados. Justificativas como essas não são bem-vistas pelos gestores.

Enquanto elabora sua exposição de motivos para conquistar uma promoção, imagine-se no lugar do seu gestor e responda: quais benefícios minhas alegações trazem para a organização? Isso é importante porque é exatamente assim que os líderes pensam.

Mas é muito importante ter em mente que você deve reunir tais argumentos com antecedência, para não se esquecer de nada. Só então, prepare-se para a conversa.

Esperamos que você tenha gostado de todas as estratégias apresentadas. Lembre-se: quando chegar o momento de pedir ao chefe um aumento de salário, faça-o de maneira convincente, mostrando os resultados que a empresa alcançou com o seu desempenho.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades