Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Fugindo do escritório

O mundo muda o tempo todo e, assim, também vamos transformando o jeito como conduzimos, inclusive, a vida profissional. Com novas profissões surgindo a todo momento, o modo como encaramos a nossa rotina não precisa ser mais necessariamente dentro de um escritório. Em diversas áreas já é comum que as pessoas executem seus trabalhos em espaços alternativos ou até de casa.

blog banner desconto em pós-graduação

De acordo com uma pesquisa levantada pela empresa holandesa Spaces, 55% dos empregados brasileiros aproveitam para trabalhar em outro ambiente que não o corporativo pelo menos uma vez por semana, e a tendência é que isso avance pela simples otimização do tempo e economia de recursos, tanto para empresa quanto para o funcionário. Um cidadão paulistano, por exemplo, gasta em média 3h diárias de deslocamento, o que resulta em 15h ociosas na semana e terríveis 60h mensais. Um mar de possibilidade se abre quando pensamos o que poderia ser feito com tanto tempo de vida. Além disso, quando cai o número de pessoas em trânsito, também diminuem as emissões de CO2 na atmosfera. Com tantos dados em mãos, o trabalho remoto deixa de ser um desejo distante e se torna uma escolha inteligente para a mínima manutenção do meio ambiente e seus recursos.

Palavra de expert

Everton Ferreira tem 35 anos, é arquiteto, urbanista e leciona em uma universidade paulistana. O cargo de professor não é flexível, mas é na hora em que ele está desenhando seus projetos para o próprio escritório que se permite usar espaços da cidade que o inspire. “Por meu trabalho ser de criação, estar em lugares diferentes a cada dia potencializa minha capacidade de criar soluções coerentes e inovadoras em meus projetos”, disse.

Ainda segundo o arquiteto, o único ponto negativo em ter tanta liberdade é apenas ela mesma. “É necessário criar uma rotina de atividades e horários definidos para que fique mais fácil finalizar tarefas”, completou.

Profissional “nômade”

Quer experimentar os benefícios de um dia mais autônomo, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas abaixo:

  • Se a sua casa parece um tanto confortável demais, procure um café com tomada e internet liberadas, ou você pode também reservar algumas horas em um coworking. Hoje é fácil encontrar lugares como esses, ao menos, nos grandes centros.
  • Siga no contrafluxo. Tempo é algo valioso para quem mora numa metrópole. Se quiser explorar a cidade e arredores no seu dia a dia de trabalho, dê preferência ao sentido contrário dos grandes deslocamentos. Se puder otimizar ainda mais esse trajeto, prefira a bicicleta ou até mesmo a caminhada. Corpo e mente agradecem.
  • Você é uma pessoa noturna ou diurna? Se desprenda das regras estabelecidas pela sociedade e se observe para saber quando e como seu cérebro realmente rende. Permita a sua transformação para produzir melhor.

E você? Gostaria de ocupar uma posição mais flexível? Consulte aqui as nossas opções em pós-graduação e redirecione a sua carreira.

Conheça nossas faculdades