Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Cinco dicas de livros para o desenvolvimento profissional na área de saúde

área de saúde

Os profissionais da área de saúde procuram sempre fazer especializações e manter-se atualizados sobre os novos avanços do seu setor. Uma das formas de estar em linha com o conhecimento é por meio de leitura.

blog banner desconto em pós-graduação

Para ajudá-lo nesse desafio, listamos cinco livros que podem auxiliar o profissional de saúde para seu desenvolvimento:

  1. 1.500 Questões Comentadas para Provas e Concursos em Saúde Pública, Marcelo Gurgel Carlos da Silva. Editora: Sanar.

Como o tema é frequente em provas de residência e de concursos na área da saúde, este livro aborda uma série de questões conceituais (todas comentadas). Essa característica facilita a aprendizagem de tópicos mais importantes tanto para complementar os estudos para concursos públicos, seleções e provas, quanto para fixar o conteúdo aprendido na graduação.

Temas Abordados:
·         Administração e Política de Saúde
·         Epidemiologia Básica
·         Estatísticas de Saúde
·         Educação em Saúde
·         Saúde Materno-Infantil
·         Nutrição em Saúde Pública
·         Saúde Bucal Coletiva
·         Saúde do Trabalhador
·         Saúde Ambiental
·         Saúde da Família
·         Sistema Único de Saúde

  1. Blackbook – Clínica Médica, Enio Roberto Pietra Pedroso e Reynaldo Gomes de Oliveira. Editora: Blackbook

Listado entre os best-sellers, o livro Blackbook Clínica Médica conta com 816 páginas com informações para auxiliar médicos de todas as especialidades nos momentos decisivos do seu dia a dia como profissional da saúde. É uma boa dica de leitura para atualização e conhecimento médico.

O livro é dividido em duas partes:

Parte I – Medicamentos

Traz informações valiosas para auxiliar os profissionais da saúde na hora das prescrições de medicamentos. Conta com a compilação de remédios acessíveis no mercado, suas indicações terapêuticas, doses para cada faixa etária, os efeitos colaterais mais conhecidos, além das faixas de preço etc. Está disponível em uma formatação que facilita a leitura e acesso rápido das informações.

Parte II – Rotinas

Essa seção é composta pelos 62 temas mais comuns da medicina clínica, todos revisados por médicos experientes em cada um desses assuntos, respeitando os tratamentos baseados em evidências.

  1. Guia Sanford Para Terapia Antimicrobiana, David N. Gilbert. Editora: Guanabara Koogan

Em um tempo em que as bactérias multirresistentes ameaçam a vida humana, um livro sobre o assunto é fundamental. O tema chama atenção não apenas de profissionais da saúde que prescrevem antibióticos (médicos, odontologistas e médicos veterinários), mas também os que os dispensam (farmacêuticos) e os que fornecem aos pacientes hospitalizados (enfermeiros).

Publicado em diversos idiomas, este livro é considerado uma referência clínica no tratamento de doenças infecciosas. O Guia Sanford para Terapia Antimicrobiana é útil aos profissionais de saúde no dia a dia por fornecer orientação valiosa sobre resistência antibiótica. É indicado por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e especialistas do setor para o tratamento de doenças infecciosas.

Sua abrangência inclui:

.         Agentes anti-infecciosos;
·         Síndromes clínicas;
·         Terapia preventiva.

  1. Nutrição – da Gestação ao Envelhecimento, Márcia Regina Vitolo. Editora: Rubio

A expectativa de vida aumenta a cada década. Com isso, surge a obrigação do profissional de saúde de se aprofundar nas questões de saúde dos idosos. Quem lida diretamente com esses pacientes precisa entender sobre doenças como Mal de Parkinson, Alzheimer, outras demências, problemas cardiovasculares e  câncer. São enfermidades com probabilidade de surgimento com o envelhecimento.

É essencial que os profissionais da saúde saibam como tratar dos pacientes com idade mais avançada para que consigam envelhecer com mais qualidade de vida.

Por isso, o livro Nutrição – da Gestação ao Envelhecimento está entre os mais lidos pelos especialistas em saúde. Ele aborda a prática nutricional em todas as fases da vida. Traz ainda informações sobre bases científicas, teóricas e das políticas públicas que são a base da prática diária dos profissionais da saúde — não apenas dos nutricionistas.

O conteúdo distingue as ações que se relacionam à prevenção e ao tratamento das questões nutricionais. Destaca-se a fundamentação científica associada à interpretação crítica e direcionada à realidade brasileira.

O livro está dividido em 10 partes:

  1.  Recomendações para ingestão de energia e nutrientes;
  2.  Educação e política nacional de alimentação e nutrição;
  3.  Gestação;
  4.  Aleitamento materno;
  5.  Infância;
  6.  Adolescência;
  7.  Obesidade na infância e na adolescência;
  8. Adulto;
  9. Idosos;
  10. Anexos;

 

  1. Segurança do Paciente. Como Garantir Qualidade nos Serviços de Saúde, Guilherme Armond. Editora: DOC

Obviamente, a expressão “errar é humano” pode ser aplicada, também, aos profissionais de saúde. No entanto, quando o erro é médico (ou de outro profissional da saúde), a falha pode resultar em danos físicos, muitas vezes fatais. Por essa razão, este livro é essencial para a leitura dos profissionais da saúde.

O livro revela as circunstâncias dos incidentes notificados por lei e que causem danos aos pacientes. Mostrar estratégias e metodologias para diminuir tais ocorrências é o objetivo dessa obra.

E então, gostou de ver dicas de livros para o desenvolvimento profissional na área de saúde?

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades