Ir para o conteúdo
Você na Pós

Afinal, quais as vantagens de cursar uma pós-graduação a distância?

Devido ao maior acesso das pessoas à faculdade nos últimos anos, o diploma de graduação já não pode mais ser considerado um diferencial. É necessário se especializar para conseguir ter acesso às melhores oportunidades. Mas se, para você, o tempo ou o local é um problema, por que não fazer uma pós-graduação a distância?

Sabendo que esse tipo de curso se apresenta como a melhor alternativa para que você se destaque no mercado de trabalho, veja os principais benefícios para se estudar online.

blog banner desconto em pós-graduação

Como funciona a pós-graduação a distância?

O ensino a distância, também conhecido como EAD, não é um formato novo. Apesar de ter se popularizado ainda mais nos últimos anos, em especial por conta da pandemia que obrigou a todos a ficar em casa,  o primeiro registro de um curso a distância foi no século XVIII, em Boston, nos Estados Unidos. 

De lá pra cá, muita coisa mudou: a conexão com a internet evoluiu, as pessoas aumentaram o acesso aos computador e outros dispositivos e a tecnologia se tornou mais presente no dia a dia. Nas aulas a distância, a qualidade de ensino é a mesma de uma pós-graduação presencial, com universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e professores especializados. 

Leia também: Pós-graduação: como avaliar a grade curricular do curso?

Dessa maneira, as aulas da pós-graduação EAD são online pela plataforma de ensino da instituição. Por ela é possível acessar apostilas, vídeos, exercícios do curso, fóruns e conversar com os colegas de turma de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. 

Ainda há universidades que disponibilizam equipe de professores e tutores disponíveis para suporte e dúvidas e as atividades são feitas em casa. Isso significa que é possível morar no interior e ter as mesmas aulas de quem mora na capital ou até mesmo estudar em faculdades de outros estados brasileiros sem se mudar. 

Outra questão importante a ser destacada é que o diploma do curso de pós-graduação EAD é o mesmo da modalidade presencial. Se a instituição e o curso de pós-graduação EAD que você pesquisou forem credenciados no Ministério da Educação, significa que a universidade é confiável, portanto, pode concluir sua matrícula. 

4 motivos para fazer pós-graduação a distância 

1 – Flexibilidade para estudar 

Uma das maiores vantagens do EAD é poder criar a própria rotina de estudos. Mesmo as aulas ao vivo você pode assistir depois, o que te permite adaptar seus melhores horários do dia para estudar – o que é uma ótima opção para quem trabalha em período integral ou em escala de horários. 

Na pós-graduação presencial, por exemplo, você precisa cumprir os horários das aulas no campus da universidade presencialmente, o que muitas vezes não coincide com os seus compromissos do dia. 

2 – Menor custo 

A mensalidade mais acessível é um fator positivo da educação a distância. O EAD é a opção mais em conta entre as modalidades oferecidas no mercado e, ainda, te ajuda a economizar de outras formas, já que não tem gastos adicionais com transporte, alimentação ou até com materiais, pois a maior parte é disponibilizada online direto na plataforma de ensino. 

Algumas universidades privadas ainda oferecem benefícios para os cursos de pós-graduação EAD, como descontos e convênio com empresas do setor privado, vantagens para ex-alunos, entre outras modalidades.

3 – Maior variedade de cursos 

Na pós-graduação lato sensu, você encontrará os cursos de especializações e MBAs. Ela oferece formação mais rápida e direcionada para o mercado de trabalho, ou seja, é a opção ideal para quem busca aperfeiçoamento na profissão.

Na hora de escolher seu curso de pós-graduação EAD, é possível fazer a sua matrícula em qualquer área que seja do seu interesse e te ajude nos benefícios profissionais sem precisar ter relação com a sua formação anterior. No entanto, em algumas profissões, é preciso ter formação superior na área para poder atuar na especialização escolhida.

4 – Acesso ilimitado ao conteúdo 

A instituição de ensino que oferece cursos EAD costuma disponibilizar para todos os estudantes um login e senha para ter acesso a uma plataforma de estudo. É por lá que estão as aulas e, também, outras ferramentas, como os exercícios e trabalhos, materiais de estudo e até meios de interação com os colegas e tutor.

Por ser online, esse ambiente virtual fica disponível 24 horas por dia. Isso significa que você tem acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos do curso, podendo revisitar quantas vezes quiser, desde que tenha acesso a um computador ou celular com internet. Conheça os cursos de pós-graduação em Saúde

Agora, se você está em dúvida sobre qual curso escolher, faça o teste e descubra qual pós-graduação combina com a sua carreira. Ele é online, dinâmico, rápido e 100% gratuito. Aproveite!

Conheça nossas faculdades