Ir para o conteúdo
Curiosidades

UNICEF: qual a relação desta entidade com o Brasil?

Em inglês as primeiras letras da expressão United Nations International Children’s Emergency Fund formam a sigla UNICEF. Para o português é traduzido como Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A UNICEF é um órgão pertencente as Organização das Nações Unidas (ONU) que busca promover a defesa dos direitos da criança e adolescente em todo o mundo. Foi fundada em 1946 e tem sede fixa na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

blog banner desconto em pós-graduação

Mas qual a relação desta entidade com o Brasil?

Por ser uma entidade internacional e que rege a Convenção sobre os direitos da criança, a sua maior preocupação é que as crianças em idade escolar estejam devidamente inseridas nas escolas para que tenham condições de se desenvolver e evitar pular etapas de desenvolvimento, como iniciar precocemente o trabalho ou mesmo cair em situações de degeneração social, tal qual a prostituição infantil. Por isso, a UNICEF atua onde as crianças estão em situações desfavorecidas em todo o mundo, o que explica sua ação também no Brasil.

A UNICEF realiza ações no Brasil na área da infância e da adolescência desde a metade do século XX e já auxiliou o país em campanhas de vacinação e aleitamento materno. Sua contribuição à política nacional foi a de estimular os debates que culminaram com a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990.

Por ser um fundo, necessita de investimento financeiro, que vem em parte do setor público e do privado. Neste sentido, a UNICEF em parceria com a TV Globo, desde 1986 promovem o programa “Criança Esperança”, que é uma campanha para conscientização dos direitos da criança e do adolescente que conta com a participação de artistas e músicos que anualmente realizam shows na televisão aberta para incentivar doações pelos telespectadores e por instituições.

Aqui vale apontar uma curiosidade, o nome anterior do Criança Esperança era SOS Nordeste, pois inicialmente a maioria dos projetos da entidade eram realizados nesta região, sendo posteriormente expandido a todo o território brasileiro.

O seu hino é conhecido pela música “Um Novo Tempo” e nestes mais de trinta anos já contou com a apresentação televisiva de personalidades famosas como: Renato Aragão (o Didi dos Trapalhões), Ana Maria Braga, Angélica, Luciano Huck, Leandra Leal, Lazaro Ramos, Dira Paes, Maju Coutinho, Tiago Leifert, dentre outros.

Na atualidade, em seu site institucional é possível visualizar alguns projetos da UNICEF como:

  • Busca Ativa Escolar
  • Trajetórias de Sucesso Escolar
  • Portas Abertas para a Inclusão

Leia também: A arte de viver em sociedade: quais habilidades podemos desenvolver?

Também é possível verificar a parceria da entidade com alguns órgãos privados, como bancos e empresas.

Fica, então, a sugestão: pesquise mais informações na internet e no site institucional da UNICEF.

Autoria: Prof. Dr. Carlos Eduardo Candido Pereira

Revisão: Giani Vendramel de Oliveira

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades