Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ir vestida para uma entrevista de emprego

como ir vestida para uma entrevista de emprego

Preparar-se para as etapas de processos seletivos sempre gera uma certa ansiedade, não é mesmo? Afinal de contas, os seus primeiros contatos com a empresa serão os responsáveis por formar a impressão inicial dos recrutadores e gestores sobre você, e ela será fundamental na hora de escolher um candidato. Nesse contexto, é essencial saber como ir vestida para uma entrevista de emprego para evitar desgastes logo no começo.

Nós podemos comunicar muito sobre nossa personalidade, objetivos e focos por meio das roupas. É por esse motivo que elas importam tanto na hora de buscar um novo emprego. 

Estar arrumada e bem vestida em entrevistas entra nesse contexto, já que você terá a oportunidade de mostrar o seu profissionalismo e direcionar o foco da conversa para as suas habilidades, sem desviar a atenção ou passar uma imagem errada sobre si.

Por isso, hoje você vai descobrir tudo sobre as melhores práticas de moda para processos seletivos, garantindo que os recrutadores terão uma ótima primeira impressão sobre você.

Como ir vestida para uma entrevista de emprego?

1 – Peças amassadas: nem pensar

Por mais que, hoje em dia, usar o ferro de passar roupas não seja extremamente popular, essa tendência ainda não está consolidada no mercado de trabalho. Portanto, chegar em uma entrevista com roupas amassadas pode passar uma impressão negativa, falta de cuidado, compromisso ou consideração com a oportunidade.

2 – Verifique se suas roupas estão desfiadas, manchadas, gastas ou com “bolinhas”

Além de passar as suas roupas, vale a pena verificar se elas não estão desfiando, com manchas, pêlos de animais, algumas partes mais “gastas” ou com as famosas “bolinhas”, que podem ser retiradas com aparelhos específicos.

Quando você presta atenção a esses pequenos detalhes, você garante que a sua imagem não será um empecilho para a sua candidatura.

3 – Evite vestidos e blusas com decotes ou transparências

Para manter o profissionalismo, é recomendado evitar peças com decotes ou partes com transparências. Por mais que elas não digam nada sobre a sua competência ou capacidade de atuação, vale a pena tomar esse tipo de cuidado para não se prejudicar por conta de pequenos detalhes facilmente evitáveis.

4 – Opte por cortes mais formais e elegantes

Avaliar o perfil da empresa e levar em consideração a sua profissão são fundamentais na hora de escolher o “look” para a entrevista. Contudo, peças muito informais e casuais podem passar a impressão errada, demonstrando que, talvez, você não está levando o processo seletivo a sério.

Sendo assim, não esconda sua personalidade e seja mais “leve” de acordo com a companhia e a sua área. Todavia, tente manter os cortes das peças um pouco mais formais e elegantes.

5 – Tome cuidado com o comprimento de vestidos, saias e bermudas

Para entrevistas presenciais, sempre vale a pena investir em peças um pouco mais longas. Quando falamos de vestidos, saias e bermudas, o ideal é evitar que eles sejam muito curtos, seguindo a mesma linha de raciocínio dos decotes.

6 – Prefira peças lisas e com cores discretas

Em uma entrevista de emprego, você quer passar uma imagem de profissionalismo, autoridade, comprometimento e seriedade, não é mesmo? Tudo isso com o objetivo de levar o foco do recrutador para o que você tem a dizer e a mostrar, e não para o que você decidiu vestir.

Por isso, focar em peças discretas vai te beneficiar em processos seletivos. Isso inclui usar cores neutras e que não chamem a atenção, bem como evitar estampas.

7 – Use sapatos adequados

Por fim, pensando em entrevistas presenciais, não se esqueça de dar uma atenção especial aos sapatos. Você não precisa usar saltos extremamente finos e altos, que inclusive, não são recomendados. Mas também é legal tomar cuidado com os calçados escolhidos.

Sapatilhas, mocassins, saltos médios, sapatos fechados, no geral, e até mesmo tênis podem ser muito bem combinados e usados para compor um “look de entrevista” de sucesso. Apenas tome cuidado para garantir que os calçados estejam limpos, em bom estado e ornando com o restante das roupas.

Sugestões de roupas para entrevistas de emprego

Entendeu exatamente o que fazer e o que evitar para as roupas de entrevistas? Então agora nós vamos te ajudar com algumas dicas de peças específicas, e tecidos, que fazem sucesso em processos de recrutamento. Com eles, você não vai errar e vai passar uma ótima primeira impressão.

  1. Peças de linho;
  2. Terninhos;
  3. Blazers;
  4. Camisas sociais;
  5. Peças de alfaiataria, no geral;
  6. Vestidos e saias de comprimento médio;
  7. Blusas de seda.

Então, agora que você já sabe como ir vestida para uma entrevista de emprego e vai causar uma boa impressão, chegou a hora de pensar em outro aspecto. A sua formação acadêmica. Para se destacar ainda mais em processos seletivos, invista em uma pós-graduação Anhanguera e se torne um profissional especialista, garantindo que todos os recrutadores avaliem o seu perfil com outros olhos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades