Volta ao trabalho presencial: quais as habilidades para retornar ao escritório?

reunião de equipe para ilustrar texto sobre volta ao trabalho presencial

A volta ao trabalho presencial depois de quase dois anos de home office está sendo bastante discutida pelas empresas. Mas, a decisão sobre o retorno aos escritórios vai além, porque muitos especialistas afirmam que novas habilidades foram adquiridas nesse tempo. 

Sim, a pandemia e o isolamento social geraram muitos desafios e, quando falamos do quesito profissional, a compreensão é que esse momento acabou exigindo muito. Foi necessário uma série de adaptações, que, por sua vez, resultaram em posturas, capacidades e soft skills (aquelas habilidades mais voltadas ao âmbito emocional) específicas para lidar com o modelo home office – e que serão importantes nesse retorno. 

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Quais as habilidades essenciais na volta ao trabalho presencial?

Separamos habilidades que antes eram consideradas grandes desejos das empresas, mas que acabaram se tornando presentes por conta desse momento. Confira:

1 – Capacidade de se adaptar

Uma das habilidades mais necessárias nesse momento de troca entre o escritório e a casa (e vice-versa) é a adaptabilidade. Isso tanto da empresa em pensar nas melhores formas de gerir os funcionários a distância quanto dos colaboradores que adaptaram suas dinâmicas de trabalho e encontraram equilíbrio entre a vida profissional e familiar. 

2 – Colaboração 

O trabalho em equipe, ou seja, de maneira coletiva, já era importante antes da pandemia. Porém, trabalhando longe dos times, fica mais difícil entender quem faz o que, além do valor de cada profissional nas etapas para a entrega de um bom resultado e alto rendimento.

3 – A necessidade de ser flexível 

Assim como a capacidade de se adaptar, a flexibilidade veio como uma das principais necessidades nesse momento. Isso porque as empresas tiveram que abrir mão de alguns processos e entender que nem sempre a burocracia é necessária para que os profissionais pudessem ficar bem trabalhando a distância. Por parte dos colaboradores, essa habilidade foi reforçada na hora de modificar prazos e tarefas, por exemplo.

4 – Boa organização 

Organização é indispensável em qualquer bom profissional, seja trabalhando in loco ou remotamente. Isso porque ser organizado também te torna mais eficiente, ajuda a manter as tarefas em dia, evita erros e atrasos e ainda ajuda no melhor aproveitamento de tempo. Organizando a sua agenda, fica muito mais fácil cumprir a sua função e demonstra aos gestores que você é confiável.

Leia também: Como ter mais organização no trabalho? 6 truques para colocar em prática

5 – Compreensão de planejamento

Além da organização, ter uma noção de planejamento te ajuda nessa rotina corporativa. A diferença entre essas duas habilidades é que o planejamento está ligado à criação da estratégia para realizar determinado objetivo e os recursos necessários para isso. Já quando falamos de organização, é sobre a definição dessa estratégia em uma tabela, lista ou outra forma de estrutura que seja fácil de entender e atualizar.

6 – Agilidade

Assim como a capacidade de adaptação, a agilidade ajuda a lidar com o grupo de trabalho, resolver pendências que surgem de última hora, facilidade em solucionar eventuais problemas e proatividade – independente do local em que você esteja trabalhando. Tudo isso é determinante para a produtividade da equipe. 

7 – Equilíbrio

Trabalhando de casa é preciso saber como equilibrar todas as demandas profissionais com as familiares, especialmente para quem têm filhos pequenos. Com a volta ao trabalho presencial, essa compostura pode ser bastante útil e ajuda quando se trabalha com uma equipe diversa e com várias demandas. 

8 – Ser resiliente

É preciso ser resiliente para enfrentar todas essas mudanças que trazem tantos desafios e nos tira da zona de conforto. Dessa forma, a resiliência é a capacidade de se recuperar após essas adversidades e ainda ter força de vontade para lidar com as dinâmicas tão diferentes. Ela também ajuda a ter um controle emocional para os imprevistos na rotina.

O que é mais necessário na volta ao trabalho presencial?

É um fato que a pandemia transformou o mundo como o conhecemos. As coisas já não funcionam mais da mesma forma do que antes e as pessoas foram bastante impactadas, ou seja, ninguém é mais o mesmo dentro e fora do ambiente corporativo. É por isso que especialistas afirmam que a maior necessidade para a retomada do trabalho presencial, ainda que no modelo híbrido, é a empatia entre os profissionais. 

Além dos protocolos de saúde, a produtividade, assim como a convivência, podem ser impactadas nesse início. Afinal, as pessoas não estão mais acostumadas a se locomover para o escritório e muito menos conviver socialmente em um ambiente profissional. 

Outro quesito é que, com tantas mudanças, é necessário que os profissionais continuem se atualizando neste momento de volta ao trabalho presencial. E é mais do que possível unir esse uso ampliado da tecnologia apostando em cursos online e até mesmo em uma pós-graduação EAD. Dessa forma, é possível estudar através do seu computador – facilitando essa adaptação para a nova rotina.

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