Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Exaustão e sentimento de improdutividade: como conter?

Você já se sentiu desmotivado ou sem energia, como se nada que fizesse te trouxesse um resultado produtivo? Muitas vezes, acabamos sendo duros com nós mesmos, classificando isso como “preguiça”. Deixamos de considerar o nosso ambiente ao redor e o momento em que se está vivendo. Fora o sentimento que se tem sobre aquela determinada tarefa, o que acaba, de fato, ocasionando improdutividade e, em diversos momentos, nos levando a exaustão, seja emocional ou até mesmo física. 

Nessas horas, a procrastinação pode aparecer também, mas, sendo bem utilizada, pode se tornar uma forte aliada para o processo criativo, proporcionando mais tempo para refletir e desenvolver as ideias. Isso também ajuda a sair do modo automático, em que acabamos fazendo uma tarefa quase que sem pensar.

Como vencer o sentimento de improdutividade?

Existem alguns métodos que podem nos ajudar a sair dessa situação, trazendo a produtividade e a disposição de volta. Confira alguma deles:

blog banner desconto em pós-graduação

Simplifique as coisas 

Parte da improdutividade pode acabar vindo da falta de objetividade ou até mesmo de pensar demais na complexidade de uma tarefa. Por isso, é importante sempre manter o foco em cada etapa de um projeto, tendo em mente que, antes de tudo, precisamos dar início ao que nos propusemos a fazer e, então, nos preocupamos com os próximos passos.

Experimente uma nova abordagem 

Ter uma abordagem diferente ou fora do padrão ao que se está acostumado pode ajudar a perceber a situação por outro ângulo, deixando também a tarefa mais interessante e até mesmo desafiadora. Esse recurso nos deixa mais entusiasmados e até mesmo com mais disposição para produzir. Pesquise referências, converse com pessoas de outras áreas e se inspire em tendências, por exemplo.  

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

Tenha espírito de autoliderança

Liderar as suas próprias ações pode fazer com que tudo que causa a exaustão e a improdutividade não tenham efeito. Quando não permitimos que situações externas influenciem sobre como nos sentimos e percebemos isso, é mais fácil ter autocontrole. Exercer espírito de liderança também é uma maneira de aprender sobre nós, encontrar o equilíbrio e até mesmo ser mais criativo.

Leia também: Precisa despertar a criatividade? Saiba o que você deve fazer

Controle suas distrações 

Existem inúmeras formas de nos distrairmos fazendo com que percamos facilmente a linha de raciocínio durante o processo produtivo. Além disso, elas podem acabar absorvendo parte da nossa energia mental, não deixando quase nada para o restante das tarefas que precisamos concluir no dia. Por isso, é interessante tentar deixar essas distrações mais “programadas”, tendo momentos mais específicos e controlados sem deixar que elas atrapalhem a sua produtividade.

Dê foco as necessidades 

Outro ponto importante é estar ciente das próprias necessidades, ou seja, perceber de fato o que te impede de dar início e o que é preciso para se sentir confortável. Muitas dessas necessidades são internas, por isso, entenda em que momento você se encontra. É importante ter consciência e respeitar esses pontos para se ter uma produtividade mais fluida e menos cansativa e, consequentemente, tendo o resultado esperado ou até mesmo melhor.

Quer ser mais produtivo em sua carreira profissional? Acesse a página de MBA Anhanguera e confira cursos exclusivos para você!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades