Ir para o conteúdo
Você na Pós

Guia da pós-graduação EAD: tudo que você precisa saber

mulher estudando online para ilustrar texto sobre guia da pós-graduação EAD

Você já pensou em fazer um curso de pós-graduação EAD, mas ainda não se matriculou, pois tem dúvidas em relação a essa modalidade? É bastante comum que as pessoas fiquem confusas sobre como funciona uma especialização a distância. 

Questões como o reconhecimento do certificado no mercado de trabalho, a qualidade do curso e o funcionamento das aulas ainda deixam as pessoas em dúvida se devem investir em uma pós online.

De fato, quando os cursos EAD surgiram no Brasil, o mercado não era tão receptivo. Porém, com as empresas percebendo o bom desempenho de profissionais formados nessa modalidade e a criação de uma lei do MEC que regulamentou os cursos a distância, essa certificação passou a ser bastante valorizada no Brasil.  

blog banner desconto em pós-graduação

Neste artigo, vamos mostrar para você por que vale a pena fazer uma pós-graduação EAD, quais são os benefícios de estudar nessa modalidade e esclarecer outras questões sobre o assunto. Acompanhe até o final.

Por que vale a pena investir em uma pós-graduação EAD?

Se você se interessa em fazer uma especialização, já deve saber que ter apenas o diploma de graduação já deixou de ser um diferencial há um bom tempo, concorda? 

Com tanta concorrência no mercado de trabalho – seja para conseguir uma vaga ou uma promoção, é fundamental dar continuidade aos estudos com uma pós ou MBA.  

Mas e quando falamos sobre a pós-graduação online, será que vale a pena investir parte do seu salário nesse curso? 

A resposta é sim, e vamos explicar por quê.

Um curso de MBA ou pós-graduação EAD tem um custo-benefício enorme para a sua carreira, especialmente se você tem o sonho de fazer uma especialização ou enxerga na pós uma excelente oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

Para ter uma ideia, um curso de pós EAD na área da Enfermagem, por exemplo, pode chegar a custar até 360% menos do que o mesmo curso presencial. 

Se você ainda não fez essa comparação, sugerimos que, após ler esse artigo, faça uma pesquisa para ver como é grande a diferença de valor entre as modalidades presencial e a distância.

E ao mesmo tempo em que as parcelas da pós EAD são menores, a qualidade de ensino, a carga horária e as disciplinas são as mesmas. A diferença é que o EAD ainda tem uma vantagem: os recrutadores valorizam muito o profissional que estuda na modalidade a distância porque ele demonstra uma grande capacidade de organização, concentração e autonomia. 

Quais os benefícios da especialização online?

Percebeu como vale a pena investir em uma pós online? Então, confira a seguir como existem outros benefícios relevantes para quem cursa uma especialização a distância.

Flexibilidade de horário e local 

Muitas pessoas ainda não alcançaram o certificado de pós-graduação por falta de tempo. Afinal, sabemos como é difícil conciliar o trabalho e o estudo. Até mesmo nas grandes metrópoles existem dificuldades por conta das horas gastas em deslocamento e no trânsito congestionado nos horários de pico. 

Por isso, a pós-graduação EAD se apresenta como uma excelente alternativa, uma vez que as aulas são gravadas e você pode assisti-las de onde estiver e a qualquer hora. Já as avaliações têm prazos para serem realizadas, mas também são feitas no horário que é mais conveniente para o aluno.

Leia também: Por que você deve apostar em uma pós-graduação para atingir metas profissionais

Muito mais economia

Já dissemos que um curso de pós-graduação a distância tem parcelas ou mensalidades muito menores do que o presencial. Mas você sabe o motivo dessa diferença tão grande?

Um curso presencial exige que a universidade disponibilize muitos recursos e infraestrutura para receber os alunos. Como os gastos com as aulas online são menores, o valor da mensalidade também cai.

Além da mensalidade, quem faz uma pós online também corta outros gastos. Afinal, não é preciso pagar por transporte público, gasolina, estacionamento e alimentação.

 Desenvolvimento de novas habilidades

Se analisarmos, não é surpreendente que os recrutadores valorizem tanto os profissionais formados em especializações EAD. O motivo é que, durante o curso, os alunos desenvolvem habilidades que nem todos os profissionais possuem e que contribuem muito para a produtividade da empresa.

Algumas delas são: 

  • Gerenciamento de tempo;
  • Automotivação;
  • Boa comunicação;
  • Organização;
  • Persistência;
  • Disciplina;
  • Habilidades técnicas com a tecnologia. 

Mesmo contando com o apoio de um tutor, a responsabilidade pela aprendizagem é do aluno, e é necessário que ele desenvolva essas habilidades para concluir o curso com sucesso.

Como fazer networking na pós a distância? 

Uma possível preocupação de quem deseja fazer uma pós a distância pode ser a falta de contato com colegas de classe e, como consequência, perder a oportunidade de ampliar a sua rede de contatos profissionais. Mas saiba que fazer networking na pós EAD é possível e só depende de você.

Primeiramente, vale ressaltar que uma grande vantagem para o networking é que você poderá ter colegas de classe do país todo, e quem sabe até de outros países. As possibilidades de ter contato com pessoas de diversos lugares, diferentes indústrias e com experiências profissionais variadas são muitas.

Veja como você pode conseguir aumentar seu networking na pós EAD: 

Participando de forma ativa dos fóruns

Os cursos de pós-graduação e MBA EAD têm fóruns de discussão nos quais os alunos podem debater, fazer e responder perguntas.

Esse ambiente de compartilhamento de opiniões, ideias e conhecimento é muito propício para despertar o interesse profissional em outras pessoas e se aproximar de quem pode contribuir para o desenvolvimento da sua carreira. 

Por isso, procure postar conteúdo relevante, de interesse de seus colegas, além de interagir com as postagens dos outros alunos também. 

Se você fizer isso de forma consistente, as chances de ser lembrado pelos colegas ao final do curso serão bem maiores.

Mantendo uma presença online forte 

É importante que os estudantes de cursos online saibam trabalhar a sua presença nas redes sociais profissionais como o LinkedIn e criar conexões com os colegas

Para estabelecer conexões de valor, garanta que o seu perfil esteja sempre atualizado, completo e otimizado. Faça postagens que demonstrem o seu conhecimento, sua personalidade, seus objetivos e, se você tiver um portfólio ou site, deixe claro. 

Também considere sempre enviar uma mensagem junto com o convite para se conectar, contextualizando a sua solicitação.

Interagindo com as redes sociais da instituição

Além de se conectar com os seus colegas de classe, a sua rede de contatos pode se ampliar muito se você souber interagir com as mídias sociais da instituição de ensino.

Comentar em posts do Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn de forma apropriada e relevante também é uma maneira de se aproximar de pessoas com os mesmos interesses que os seus.

Engajar com conteúdo de profissionais que são referência no mercado também é uma boa alternativa para quem quer ser notado profissionalmente.

Como ter organização para estudar online?

Agora, chegamos a uma parte importante e que pode preocupar muitos interessados na pós-graduação EAD.

Sabemos que nos cursos online, a responsabilidade de gerenciar todos os aspectos do seu aprendizado pode ser um pouco preocupante, mas a realidade é que, com organização e automotivação, é possível ter sucesso.

Para te ajudar, selecionamos as seguintes dicas:

Monte o seu cronograma de estudos

Faça um planejamento mensal e outro semanal, detalhando as suas atividades, avaliações e o tempo que você disponibilizará para assistir às aulas.

Deixe-o fixado em algum lugar visível e, se possível, utilize um aplicativo de agenda no celular com as mesmas informações.

Não se esqueça também de manter um alerta no seu calendário do smartphone para que você se lembre das tarefas e não perca os prazos.

Crie um espaço exclusivo para os estudos

Ter um espaço organizado para os estudos pode ajudar bastante a manter o foco. Se possível, escolha um cantinho da sua casa onde você possa se concentrar em silêncio e ficar livre de distrações. 

Caso você more com outras pessoas, também é importante avisá-los quando for estudar para que não haja interrupções. 

Pós-graduação EAD em 6 ou 10 meses: como escolher?

Por fim, vamos falar sobre outra dúvida de quem quer cursar uma pós-graduação EAD, que é a duração do curso.

Antes de tudo, vale a pena explicar que tanto os cursos com 6 meses quanto os cursos com 10 meses de duração têm a mesma carga horária (360h) e nove disciplinas. A diferença fica por conta do tempo que você tem para concluir o curso.

Sendo assim, o curso de 6 meses pode ser mais indicado para quem depende do certificado para conseguir uma promoção, fazer transição de carreira, utilizá-lo como prova de título em concurso público ou apenas deseja acelerar seu desenvolvimento profissional.

É importante lembrar que, se você optar pelo curso de 6 meses (modo intensivo), precisará de mais disciplina, além de dedicar mais horas na semana para absorver todo o conteúdo.

Já o curso de 10 meses de duração é ideal para quem quer aprofundar seus conhecimentos em menos de um ano, mas ainda assim com tempo para estudar no ritmo que desejar.

Viu só como a pós-graduação EAD pode ser muito mais descomplicada do que se imagina? Além disso, os benefícios de aprendizagem, valorização no mercado de trabalho e de economia fazem com que ela seja um investimento com excelente retorno para a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades