Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quer trabalhar em grandes empresas? 5 dicas para conseguir a sonhada vaga de emprego

mulher em ligação com expressão de felicidade para ilustrar texto sobre trabalhar em grandes empresas

Trabalhar em grandes empresas é um sonho para muita gente. Seja pelo nome, pela ideia de estabilidade, pelos benefícios, pelo salário ou pelo reconhecimento, são vários os motivos pelos quais as pessoas desejam conquistar uma vaga em multinacionais ou companhias nacionais muito conhecidas. 

Entre as principais vantagens é que o ambiente de empresas renomadas é cheio de oportunidades, já que por serem de grande porte, elas conseguem ser mais estruturadas em relação aos times, possibilidades de crescimento profissional e construção de carreira, e até os salários e benefícios oferecidos para os colaboradores.

blog banner desconto em pós-graduação

O que as pessoas encontram em grandes empresas?

O ambiente também é de muito aprendizado, uma vez que essas companhias, geralmente, possuem processos definidos. Essa é uma boa vantagem para os profissionais que querem ter mais visão de negócio e aprender sobre cultura organizacional. Isso também é facilitado pela convivência diária com profissionais de diferentes níveis e funções. 

A oportunidade também é uma chance de criar uma rede de contatos valiosos e se tornar parte de uma comunidade formada pelos colegas de trabalho. É bastante comum que as funções se cruzem quando existem várias equipes e uma diversidade grande de profissionais, então aproveite a chance de fazer amizades. 

Esses colegas também podem te ajudar a ganhar mais conhecimento e aprender sobre o mercado, os processos e até dicas que estão “fora do manual”. É comum que tenham profissionais com diversos planos de fundo, que vieram de outras grandes empresas ou que passaram por startups antes desse cargo.

No ambiente corporativo, esses perfis variados, processos de decisão e o momento em que os projetos estão sendo desenvolvidos faz com que o profissional crie uma “casca” e aprenda um pouco sobre política e diplomacia na prática. Às vezes, você pode acabar trabalhando com alguém ou algo que não possui tanta afinidade, mas é preciso aprender a lidar de maneira positiva com esse momento.  

Além de tudo isso, existe uma estratégia bastante usada nas empresas maiores para atrair talentos que é oferecer benefícios exclusivos, como descontos em estabelecimentos e cursos, programas em academias, possibilidade de inclusão de dependentes em planos de saúde, entre muitos outros.  E isso é algo que faz diferença, viu?

Quais são os prós e contras de trabalhar em grandes empresas?

É comum que os salários e os benefícios sejam melhores em empresas que possuem maior estrutura. Além disso, há a possibilidade de reconhecimento profissional mesmo se você quiser buscar novas oportunidades, já que incluir uma experiência de trabalho em uma companhia de nome é um fator positivo. 

Por outro lado, pode ser mais difícil destacar as suas habilidades quando se trabalha com um time grande, especialmente quando o contato com os gestores não é tão próximo como seria em uma empresa de pequeno porte. Além disso, os processos podem ser mais burocráticos e lentos, já que dependem da aprovação dos líderes e clientes. 

Em startups ou companhias pequenas, a alta gestão atua no dia a dia junto com os demais colaboradores e estão mais acessíveis para resolver problemas e encontrar soluções em conjunto. Nesse caso, também pode ser mais fácil conquistar uma vaga, já que o número de concorrentes é relativamente menor. 

5 dicas para conquistar uma vaga e trabalhar em grandes empresas

Depois de entender todas as vantagens e desvantagens de trabalhar em grandes empresas (e decidir se é isso mesmo que você quer), é hora de saber como conseguir a tão sonhada vaga. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar. Confira: 

1 – Veja a vaga como um objetivo de carreira

Ao se candidatar para uma empresa de grande porte, esteja preparado para um processo longo e concorrido. Porém, se você tiver em mente que esse é o seu objetivo de carreira e um primeiro passo para crescer profissionalmente, se mantenha firme e não desista. 

2 – Faça uma pesquisa prévia

Uma pesquisa de mercado pode ser suficiente para saber quais são as competências e requisitos necessários para a vaga que você quer. Ao saber dessas especificações, é hora de buscar aprender o que for preciso e aperfeiçoar suas habilidades.

3 – Monte um bom currículo

Seu currículo é o primeiro contato que o recrutador tem com você. Por isso, é preciso elaborá-lo com cuidado, de maneira clara e objetiva, e destacando suas qualificações profissionais, experiências anteriores e estudos. 

Leia também: Quantas páginas deve ter um currículo? Descubra o tamanho ideal

4 – Prepare-se para a entrevista

Ao ser chamado para a entrevista de emprego, se prepare. É importante estudar sobre a empresa, elaborar uma boa apresentação e saber como responder as possíveis perguntas. Essa preparação prévia te ajuda a ficar mais confiante e ter noção de quais assuntos abordar com o recrutador.

5 – Busque uma atualização profissional

Ter uma formação complementar para desenvolver suas habilidades é sempre uma boa ideia e irá agregar valor ao seu currículo, independente da vaga ou empresa que você irá se candidatar. Para quem quer conciliar os trabalhos com os estudos pode apostar em uma pós-graduação EAD. Que tal?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades