Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Em momentos desafiadores, como manter a motivação da equipe?

equipe reunida para ilustrar texto sobre motivação da equipe

Períodos de crise costumam ser bastante desafiadores dentro das empresas. Afinal, incertezas em relação a diversos fatores, especialmente a segurança financeira, podem afetar a motivação da equipe.

Diante de momentos assim, é preciso que líderes e gestores sejam capazes de colaborar para o bem-estar dos colaboradores e adotar estratégias que aumentem o engajamento de seus times.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer saber como é possível manter uma equipe motivada e comprometida mesmo diante de períodos desafiadores? Continue lendo este artigo.

Por que é importante a equipe motivada em tempos de incertezas?

Muitas vezes, mesmo recebendo bons salários e benefícios, o comprometimento dos colaboradores não é o esperado e, durante períodos desafiadores, ele pode ser muito menor. Isso acontece porque a empresa não é capaz de oferecer um ambiente que proporcione bem-estar e segurança a ele.

Quando o colaborador não se sente acolhido e valorizado, a tendência é que isso afete seu emocional, aumentando a procrastinação e, claro, diminuindo a produtividade.

Por outro lado, quando os líderes investem em estratégias de motivação, as pessoas demonstram comprometimento com os objetivos da equipe e com as metas da companhia. Logo, os resultados serão muito melhores e farão uma grande diferença em momentos difíceis.

Como manter a motivação da equipe em períodos desafiadores

Agora que você já viu a importância de manter uma equipe motivada e como isso pode impactar nos resultados da empresa, é hora de conhecer algumas formas de engajar os colaboradores.

Confira a seguir 5 ações que podem ajudar a aumentar a confiança, autoestima, produtividade e reduzir o turnover. 

1 – Melhore a comunicação

Durante períodos desafiadores, é fundamental que a sua equipe entenda o que está acontecendo na companhia ou no mercado. Quando você compartilha a informação de forma transparente com os colaboradores, fica muito mais fácil para eles alinharem seu trabalho e suas atitudes com os objetivos da empresa.

Além disso, quando percebem que seu líder é transparente com a equipe, as pessoas tendem a fazer o mesmo entre si. Em momentos como esse, também é importante fortalecer a comunicação interna e entre áreas. Crises costumam gerar boatos e fazer com que informações falsas ou distorcidas acabem desestimulando as pessoas. 

2 – Reconheça o esforço da equipe

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Gallup, 69% dos trabalhadores afirmam que trabalhariam mais se tivessem mais reconhecimento.

É importante entender que parte dessas pessoas não querem apenas reconhecimento através de salários ou benefícios. Dizer à sua equipe que você enxerga o trabalho e o esforço dela também é importante.

Além de feedbacks positivos, existem outras formas de reconhecimento do trabalho. Ser mais flexível com horários e dar dias de folga também são formas de demonstrar que o trabalho do time é valorizado. 

3 – Foque no desenvolvimento de pessoas

Sabemos que nem sempre é possível promover alguém durante um período desafiador, mas é preciso que as lideranças da empresa estejam focadas no desenvolvimento da equipe.

Por isso, é fundamental que todos os colaboradores tenham um mapa de carreira e saibam quais caminhos ele poderá seguir dentro da companhia.

Leia também: O que é mentoria de carreira e por que ela é importante

Outra estratégia que pode motivar muito uma equipe é a mentoria, quando um profissional sênior da companhia é escolhido para orientar um funcionário menos experiente em seu desenvolvimento profissional.

4 – Promova ações voltadas para a saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas de saúde mental no trabalho são responsáveis por parte da queda da produtividade dos trabalhadores.

Transtornos como a depressão e a ansiedade são comuns durante períodos de crise e, por isso, é necessário que haja uma parceria entre as lideranças e a área de Recursos Humanos da empresa para lidar com essas questões.

Oferecer benefícios como psicoterapia e atividades relacionadas ao bem-estar mental e incentivar atividades físicas são formas de ajudar a saúde mental dos colaboradores e contribuir para que se sintam mais motivados.

5 – Invista em capacitação

A capacitação profissional é uma das formas mais efetivas de manter a motivação e o comprometimento de uma equipe. Quando as pessoas percebem que estão investindo nelas, elas se sentem mais valorizadas e reconhecidas. Como consequência, a produtividade aumenta e a colaboração entre os colegas de time também.

Se em muitas empresas existe o pensamento de que a capacitação de funcionários gera muito gastos, é porque ainda não calcularam como a falta dela pode prejudicar as entregas e gerar custos com contratação e treinamento.

Por isso, é importante incentivar a cultura de aprendizagem dentro da empresa, oferecendo treinamentos, cursos e programas de desconto em cursos de graduação e pós-graduação.

Viu como algumas atitudes e estratégias simples podem ajudar na motivação da equipe em momentos desafiadores?  Só assim será possível manter o bem-estar, a satisfação e alcançar os objetivos da companhia durante momentos de crise.

E se você quer ser um líder cada vez mais capacitado frente aos desafios e manter a motivação da equipe, que tal se desenvolver profissionalmente fazendo uma especialização? Faça a sua inscrição na pós-graduação Unopar hoje mesmo e comece a definir o futuro da sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades