Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

2019: como estabelecer metas para o novo ano e cumpri-las

metas

O ano está acabando e, junto ao novo ciclo que se aproxima, vem a vontade de mudança. É aí que surgem as famosas metas de ano-novo. Sejam elas de longo ou curto prazo, de cunho pessoal ou profissional, acreditamos que serão a solução para todos os nossos problemas. Atire a primeira pedra quem nunca estipulou uma meta, mas em poucos meses desistiu ou nem lembrava mais dos desejos.

Mas em 2019 será diferente. E para te ajudar a seguir firme e forte, listamos algumas dicas de tipos de metas para o ano-novo e como cumpri-las.

Metas para você se inspirar

 

Estudar mais

Estudar é um desejo recorrente de início de ano. Seja para crescer pessoal ou profissionalmente, essa é uma meta que demanda muita disciplina e força de vontade. Você pode começar um curso de idiomas, artes, uma nova faculdade ou um curso de pós-graduação. Não importa qual for a sua escolha, é importante planejar-se financeiramente, fazendo as contas de quanto precisará investir naquele curso e se ele é viável para você.

Além do fator financeiro, o tempo dedicado também tem um peso para essa escolha. Verifique a duração do curso, se ele é presencial ou a distância, se tem provas para as quais você precisa estudar etc.

Como muitos cursos iniciam de imediato, comece desde já a procura pela melhor instituição e inscreva-se. Ao deixar para a última hora, a chance de não dar certo é grande e pode gerar frustração.

Fazer exercícios

Seja para entrar em forma ou motivos de saúde, este está entre os desejos mais pedidos durante os pulos nas sete ondinhas na noite de réveillon. A prática de exercícios pode ser um prazer para alguns ou um martírio para muitos, mas isso não significa que seja uma meta superdifícil de se cumprir.

Para dar certo, primeiro descubra qual exercício físico lhe agrada. Você pode começar a fazer caminhadas ao ar livre, matricular-se em uma academia, andar de bicicleta e até dançar, o importante é estar ativo e em movimento. Estipule dias da semana e horários para a prática, ser atleta de final de semana pode ser melhor que nada, mas não é o ideal. Também lembre de consultar um médico para ver se o esporte escolhido é o ideal para o seu corpo.

Cuidar da saúde

Assim como os exercícios, o check-up anual é indispensável para a saúde. São nessas baterias de exames que podemos descobrir doenças em seu estágio inicial e, assim, começar um tratamento. Dependendo da sua idade, alguns testes podem ser mais importantes que outros. Por exemplo, recomenda-se que mulheres com mais de 40 anos façam mamografia, entre outros exames ligados ao sistema reprodutor, com mais frequência. Já os homens devem consultar o urologista para o exame de próstata.

Além das consultas médicas, cuidar da saúde é um ato diário. Com uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de exercícios, você já estará cuidando melhor do seu corpo. Para não deixar esses pontos para depois, faça um calendário no início do ano com as datas que pretende visitar cada especialista e programe-se para agendar as consultas. Ter uma boa saúde é o principal para conquistar todas as metas.

Ter mais tempo para você

De nada adianta, estudar muito, trabalhar demais, ganhar muito dinheiro e não ter tempo para aproveitar a vida. Nós devemos ser sempre a nossa prioridade número um. Então, nada mais justo do que reservar um tempo durante a semana para fazer aquilo que se gosta. Pode ser uma ida ao cinema, um passeio no parque, um tempinho para ler um bom livro ou assistir a uma série, você escolhe.

Mas como programar isso? Neste caso, também vale colocar na agenda. Não é porque o compromisso é com você que ele é menos importante. Ah, isso serve também para o sono; procure ter hora para dormir e acordar, mas que seja o tempo ideal para o seu descanso. Assim, vai perceber que, dedicando um bom tempo para você, a relação com as pessoas e tudo mais que esteja ao seu redor vai melhorar.

Passar mais tempo com a família

Além de um tempo consigo, é importante dedicar-se à família. Se você mora com a sua, procure reunir-se durante o dia, pode ser uma refeição ou apenas para assistir a algo juntos na TV. Se você tiver filhos pequenos, procure brincar com eles, ajudar nas lições de casa e levar para passear. Já se a sua família mora longe, mantenha contato, visite-os quando possível ou marque uma viagem.

Conseguir fazer isso tudo com a rotina corrida que levamos pode parecer simples, mas é extremamente gratificante. Programe-se, mantenha dias fixos para fazer determinadas atividades em famílias, tenha uma rotina e, se possível, planeje uma viagem anual com aqueles que você mais gosta.

Viajar mais

É clichê, mas a frase “viajar é a única coisa que você compra e fica mais rico” é a mais pura verdade. Sair da nossa zona de conforto, conhecer novos lugares e culturas nos torna mais abertos às diferenças e enriquece o nosso conhecimento. E quando falamos de viajar, não significa que você terá que gastar muito dinheiro para isso. O destino pode ser uma cidade próxima, um estado que você quer conhecer e quem sabe até um outro país, isso vai depender do seu planejamento e oportunidade.

Como se planejar para a viagem dos sonhos? Sabemos que nem sempre é fácil juntar dinheiro para conhecer aquele destino almejado, mas isso não significa que seja impossível. Então programe-se,estipule um período para tirar férias – de preferência na baixa temporada – reserve uma parte do seu salário, junte o 13º, suas economias e faça até trabalhos extras se for preciso. O importante é cumprir a meta e sempre evoluir a cada ano. E essa, certamente, é uma das mais prazerosas.

Se estudar e alcançar sucesso profissional estão entre as suas metas para 2019, que tal já começar agora se inscrevendo para um de nossos cursos? Com certeza existe um ideal para você aqui.

Conheça nossas faculdades