Ir para o conteúdo
Carreiras e Mercado

5 profissões do futuro e como se especializar

futuro

O mercado de trabalho se renova constantemente. Profissões que no passado eram indispensáveis, hoje nem existem mais. É um ciclo que se atualiza de acordo com a sociedade e suas necessidades. Assim, surgem novos cursos de especialização, faculdades e oportunidades de trabalho que antes eram impensáveis. São as chamadas “profissões do futuro”.

Mas engana-se quem pensa que os cargos que devem estar em evidência são apenas os voltados à tecnologia. Muitas profissões já existentes devem passar a ser cada vez mais requisitadas para a sociedade. Sabendo disso, listamos cinco delas para você se inspirar e, quem sabe, se especializar e ficar atento a novas oportunidades:

Engenheiro do petróleo

O profissional de engenharia do petróleo deve ser multidisciplinar. Isso porque o ofício exige técnicas de engenharia com conhecimentos em geologia e mineração. A principal função é acompanhar a produção do mineral, avaliar a sua qualidade, gerenciar a sua comercialização e o transporte.

O mercado de trabalho para esses profissionais é amplo. É possível a atuação em refinarias, empresas petrolíferas, indústrias petroquímicas, além de consultorias ambientais e o setor de exportação e importação.

Se você já é engenheiro, é possível especializar-se para atuar na área petrolífera. Um curso possível é o de Engenharia de Qualidade Integrada, que prepara profissionais para o cargo de chefia.  

Banco de Dados

Nunca se falou tanto em dados como atualmente, e a tendência é aumentar. São eles que ajudam empresas a entender seu público e comportamento, auxiliando nas decisões corporativas. O profissional dessa área pode atuar em grandes indústrias, órgãos públicos, agências de pesquisa, publicidade e departamentos de tecnologia da informação em alguns tipos de empresas.

Os cursos para quem deseja se especializar na área são bem específicos e destinados para Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos. É o caso do BI, BIG DATA E ANALYTICS (CIÊNCIA DE DADOS).

Engenheiro de mobilidade

Com cada vez mais pessoas no planeta, a mobilidade se torna uma questão extremamente importante. E, para que não haja caos na infraestrutura de transportes e rodagem, nasce a figura do engenheiro de mobilidade.

Responsável por projetar, monitorar e fazer a manutenção da infraestrutura aeroportuária, ferroviária e portuária, esse profissional cuida do planejamento e gestão do transporte urbano e da sinalização em grandes centros.

Gestor de resíduos

O problema do descarte de resíduos é mundial. Estima-se que em pouco mais de 10 anos a quantidade de lixo produzido será 70% maior que nos dias de hoje. As consequências para o planeta são trágicas: oceanos, rios, terra e ar extremamente poluídos.

Por isso, é importante ter um profissional que cuide da gestão dos resíduos. Afinal, existem diversos tipos de descartes, os residenciais, empresariais e industriais. Cada um carece de estratégias específicas para gerar o menor impacto possível no meio ambiente.

O profissional desta área pode trabalhar em indústrias com a gestão logística, legislações ambientais e como o descarte de resíduos impactam econômica, ambiental e socialmente as empresas e a comunidade. Um curso indicado para quem deseja ingressar nesse setor é o de Gestão Ambiental Aplicada à Indústria.

Especialista em inovação

Uma profissão que representa o futuro é a de Especialista em Inovação. Esse profissional é um explorador e pesquisador de novas ideias que poderão ter sucesso no futuro. É a partir dessas pesquisas de tendências que as empresas conseguem projetar novos produtos, serviços e até formas de gerenciamento.

Esse trabalho é feito a partir de um olhar estratégico para o mundo da inovação e destina-se àqueles profissionais que desejam mudar e transformar a estratégia de empresas e marcas, a fim de adaptá-la ao público do futuro.

Mas engana-se quem pensa que essa profissão, por ser futurista, só trata de questões tecnológicas. Com a constante evolução da sociedade, todos os setores devem estar sempre em desenvolvimento, de uma grande multinacional a uma padaria de bairro.

Gostou das profissões que serão tendência no futuro? Então comece a se preparar agora com os nossos cursos de pós-graduação. Confira o melhor para a sua carreira aqui.

 

Conheça nossas faculdades