Ir para o conteúdo
Carreiras e Mercado

Como conciliar carreira e estudos?

conciliar

Trabalhar e estudar faz parte da realidade de muitas pessoas. Seja faculdade, pós-graduação ou curso de idiomas, é importante se dedicar aos estudos para que todo o aprendizado gere frutos. Mas como conciliar as duas atividades com rotinas tão aceleradas? Pode ser mais simples do que você imagina. Basta ter disciplina e não assumir mais compromissos do que é capaz de cumprir.

Para te ajudar, listamos algumas dicas, confira:

Planejamento é tudo

O primeiro passo para uma rotina dar certo é planejá-la. Se você costuma ter muitas atividades e acha que não consegue cumprir tudo como deveria, repense-as. Faça um planejamento diário. Por exemplo, se você tem aula todos os dias à noite, trabalha o dia todo e ainda quer ter um tempinho para ir a academia algumas vezes por semana.

É possível conciliar as três atividades sem se prejudicar. Você pode optar por acordar cedo alguns dias na semana para os exercícios, frequentar aulas na academia durante o horário de almoço ou até à noite, depois da aula.

Para manter seu dia organizado, monte um cronograma. Deixe-o exposto no seu quarto, no seu local de trabalho ou coloque alertas no celular. Assim, você saberá a hora de cada atividade.

Menos tempo, mais produtividade

Ter muito tempo para desenvolver uma atividade não significa que ela será realizada com qualidade. Por isso, valorize cada momento de estudo, por menor que ele seja. Existem diversos métodos de otimização de tempo, o Pomodoro é um deles. Com ele, você deve realizar uma tarefa continuamente em até 25 minutos, ótima técnica para quem tem o tempo reduzido.

Então, quando você achar que não tem tempo para os estudos, repense. Qualquer período pode ser extremamente proveitoso para o aprendizado. Você pode reservar alguns minutos de manhã antes do trabalho, durante o horário de almoço e no caminho entre um local e outro, quando você pode ouvir áudios sobre o assunto,ler textos no celular ou no seu e-reader. Em épocas de prova, planeje o tempo e dia de estudo para cada matéria, assim você conseguirá dar atenção a todas.

Não tenho disciplina. O que fazer?

Se você é uma pessoa que não consegue se organizar sozinha, o coaching de estudos pode ser a solução. O coach, que em português significa treinador, é um profissional para te ajudar a organizar seu tempo. Primeiramente, ele deve entender as suas rotinas e suas prioridades – que podem ir desde passar em uma prova importante ou apenas ter disciplina para organizar sua vida acadêmica.

O trabalho deste profissional junto a você será o de estabelecer metas, montar um planejamento e gerir o tempo. Ele te acompanha durante todo o processo, ajuda na evolução e dá dicas de como ajustar a estratégia certa para o seu objetivo. Esse é um tipo de recurso que vem se tornando cada vez mais popular em diferentes segmentos, seja para estudos, carreira ou vida pessoal.

Conciliar estudos e trabalho pode ser mais simples do que você pensa. Mas dar atenção à vida pessoal também é muito importante e essencial para que tudo corra bem. Veja como manter tudo em equilíbrio aqui.

Para você que pretende começar um novo curso, mas ainda não se decidiu, encontre o melhor para você aqui.

Conheça nossas faculdades