Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como se tornar um bom líder

líder

A carreira de um profissional é repleta de e aprendizado e desafios, e a liderança é um deles. Após anos de trabalho, é comum que esse cargo seja alcançado, mas poucos estão preparados para assumi-lo. Se tornar um bom líder, inspirador e influente, mas ao mesmo tempo humano e compreensível, pode não ser a mais fácil das tarefas, mas é possível. Para te ajudar a enfrentar este desafio, damos algumas dicas de como ser um bom líder:

Seja autêntico

O mais importante para ser um líder admirável é a autenticidade. Isso porque as pessoas se inspiram e se sentem mais confortáveis com pessoas reais. Assumir um ar prepotente e superior, não o fará ser um líder respeitado, apenas mais distante do seu time e isso não é saudável.

Então, ao assumir a liderança de uma equipe, procure conhecer cada um de seus integrantes e faça-os conhecê-lo. Esse é o primeiro passo para uma relação de parceria e respeito.

Compartilhe conhecimento

Dividir experiências é essencial para ser um bom líder, afinal você só chegou aonde chegou por conta dele. Por isso, não hesite em ajudar as pessoas de sua equipe, dê conselhos profissionais, conte a sua trajetória. Desta forma, o seu time trabalhará melhor e ficará mais inspirado e, consequentemente, você receberá bons feedbacks em relação ao trabalho conjunto.

Além de ensinar, esteja aberto também a aprender. A troca de experiências é enriquecedora para todos. Então, sempre que possível, promova reuniões e bate-papos com seus colaboradores para entender o ponto de vista de todos.

Seja a diferença

Relembre todos os chefes que você já teve durante a sua carreira e pense em tudo de bom e ruim que eles fizeram. Assim, você refletirá sobre o que gostaria de repetir ou não com a sua equipe. Além disso, no dia a dia, preste bastante atenção naquilo que está faltando e pode ser mudado. Tome atitudes que os outros não tomam, seja a diferença, destaque-se, assim, você será um líder memorável.

Valorize o seu time

Todo profissional tem suas dificuldades e destaques que devem ser levados em conta. Por isso, é importante valorizar e dar atenção ao trabalho do seu time. Mesmo com a correria do dia a dia, dedique um tempo para observar os integrantes da sua equipe, veja de perto as suas entregas, elogie e aconselhe-os quando for preciso.

Se você ainda não é um líder, mas deseja se tornar um, estudar é o melhor caminho. Uma pós-graduação pode fazer a diferença no seu currículo, além de lhe trazer grande conhecimento. Conheça a melhor para você aqui.

Conheça nossas faculdades