Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

8 DICAS PARA SE SAIR BEM EM UM PROCESSO SELETIVO VIRTUAL

Com o avanço tecnológico e a pandemia, o processo seletivo virtual está se tornando cada vez mais comum. Além de reduzir custos, tempo, e riscos de contágio, ela também ajuda a acelerar os processos. Por isso, é importante saber como se preparar essa nova etapa na procura por uma oportunidade.

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, os recrutadores podem usar métodos diferentes para realizar os processos seletivos, como videoconferência e chamadas de áudio pelo Zoom, Skype, WhatsApp, Teams, além de plataformas próprias para seleção. Independente da ferramenta que será usada, estar pronto e confiante é um ponto crucial. Por isso, preparamos 8 dicas para te ajudar a se preparar para um processo seletivo online

 

1 – Teste os equipamentos tecnológicos

É fundamental que você se familiarize com os equipamentos, softwares ou aplicativos antes da entrevista. Que tal agendar uma chamada de teste com um amigo ou familiar antes?

Dessa forma, você pode verificar se o microfone e a câmera estão funcionando, se o volume está ajustado e se a internet está funcionando de forma que não interfira na qualidade do vídeo.

Outro ponto importante é prestar atenção ao seu nome de usuário na plataforma, evitando apelidos ou nomes engraçados. Lembre-se que neste momento, o recrutador irá avaliar atentamente a sua postura profissional.

Leia mais: Desenvolvimento de carreira: 8 dicas de ouro para crescer no mercado de trabalho

2 – Pratique antes

Agora que você já testou os equipamentos, é hora de treinar algumas técnicas para a entrevista. Novamente, é importante pedir a ajuda de alguém para fazer algumas perguntas e ensaiar as suas respostas.

Preste atenção ao seu ritmo de fala e tenha paciência para ouvir o outro. Como sabemos, às vezes essas ligações tendem a ter um atraso na recepção, então, tenha cuidado para não atropelar a fala da outra pessoa.

Quanto mais você praticar, mais confiante ficará durante a entrevista real.

 

3 – Escolha um local adequado para o processo seletivo virtual

Esse é um ponto muito importante para participar do processo seletivo virtual com tranquilidade. Por isso, escolha um lugar quieto, com o mínimo de barulho possível e livre de distrações. Se você divide o local com outras pessoas, explique que precisará do mínimo de interferência possível.

Também é importante procurar um local com boa iluminação, se possível luz natural.

Leia também: Etiqueta no LinkedIn: 10 ações e comportamento que você deve evitar na rede social

4 – Reúna os equipamentos e materiais necessários

Garanta que você tenha um caderno e uma caneta perto do computador ou notebook para fazer anotações.

Ter uma cópia do seu currículo à mão, também é uma boa ideia, caso seja necessário confirmar períodos de experiências, atribuições, cursos e outros dados.

 

5 – Formule suas próprias perguntas

Nas entrevistas de emprego, já deve ter reparado que no final os entrevistadores sempre perguntam se você tem alguma pergunta para fazer. Essa é a sua oportunidade de esclarecer pontos que não ficaram tão claros, mas também de demonstrar as suas expectativas para essa oportunidade.

Faça perguntas sobre o dia a dia da empresa, sobre o perfil de candidato que eles estão buscando e qualquer outra coisa que te ajude a ter mais informações para a próxima etapa do processo seletivo.

 

6 – Vista-se profissionalmente

Essa dica parece óbvia, mas ela se aplica muito bem ao processo seletivo virtual. É interessante saber qual é o dress code da empresa antes da entrevista e se vestir de acordo.

É importante que o seu visual esteja profissional da cabeça aos pés, caso você precise se levantar ou se afastar da câmera por alguns momentos.

 

7 – Lembre-se de manter contato visual sempre

Nem sempre é fácil manter contato visual com pessoas que estamos vendo pela primeira vez, afinal, não é todo mundo que se sente confortável com vídeo. Mantenha o foco na câmera e procure não se distrair olhando para o rosto do entrevistador ou o seu.

O olho no olho, assim como assentir com a cabeça, ajuda a demonstrar que você está envolvido na conversa e ouvindo atentamente.

 

8 – Tenha um plano B

Acredito que todos sabemos que às vezes a tecnologia pode nos deixar na mão. Pensando nisso, antes que a entrevista comece, combine um plano B com o entrevistador caso a conexão caia ou o aplicativo/software pare de funcionar.

Se for fazer a entrevista no smartphone, tenha um computador por perto, se possível.  Mas também não entre em pânico se algo der errado. Na maioria das vezes, o recrutador vai compreender se o problema técnico estiver fora do seu controle.

Agora que você já viu como se preparar para um processo seletivo virtual, é só anotar as dicas e colocá-las em prática na próxima oportunidade. Aliás, temos uma dica extra que também vai ajudar muito a sua vida profissional: a pós-graduação EAD  Na Anhanguera, você tem acesso a diversos cursos de pós-graduação online 6 ou 10 meses de duração.

Ao se matricular em um curso de pós EAD você tem acesso ao material didático e videoaulas exclusivas, tutoria, biblioteca virtual, entre muitas outras vantagens. Conheça todos os cursos de pós-graduação da Anhanguera, inscreva-se e torne-se um profissional mais competitivo no mercado de trabalho.

Conheça nossas faculdades