Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Confira as principais áreas de especialização em Educação Física

Então, você se formou em licenciatura ou bacharelado em Educação Física e ainda não sabe qual especialização escolher? Isso é comum, afinal, muitos profissionais dessa área passam por um período de dúvida sobre qual caminho seguir depois da graduação.

É importante adiantar que existem duas áreas que mais oferecem oportunidades aos Educadores Físicos: a área do ensino, que continua sendo a que mais contrata, e a área das academias e do condicionamento físico, que tem crescido muito nos últimos anos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas será que você conhece as pós-graduações disponíveis para quem deseja atuar nessas duas grandes áreas? Pensando nisso, separamos os principais cursos de Pós em Educação Física que podem te ajudar a se destacar no mercado.

Educação Física na Escola

Nesse curso de pós-graduação, os profissionais se aprofundarão nos conhecimentos teóricos e práticos do ensino da Educação Física no ensino básico. Durante a especialização, o aluno terá a oportunidade de aprender práticas pedagógicas que promovam a diversidade cultural e a inclusão, levando em consideração os desafios educacionais e socioculturais que existem hoje no país.

Além disso, quem opta por esse curso também aprende a pensar na didática, currículo, conteúdos e avaliação dos alunos do ensino fundamental e médio. 

Educação Física Escolar com Ênfase em Deficiência Física

Se você tem interesse em fazer a diferença na vida de alunos com deficiência, essa especialização é para você.

A pós-graduação em Educação Física Escolar com Ênfase em Deficiência Física é voltada para o profissional que tem interesse em ser um educador físico responsável por promover a inclusão de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Durante curso, o profissional é orientado para desenvolver projetos que possam envolver todos os alunos, deficientes ou não, nas mesmas atividades. As disciplinas do curso são estruturadas para capacitar o profissional para elaborar propostas educacionais que sejam amparadas pelos conceitos, princípios e valores da escola para todos.

 Leia mais: Desenvolvimento de carreira: 6 dicas de outro para crescer no mercado de trabalho

Educação Física Escolar com Ênfase na Educação Infantil

Esse curso é destinado tanto a profissionais de Educação Física ou de Pedagogia que queiram se especializar como professores de Educação Infantil na rede pública ou privada.

Além de aprender a pensar em todo o ciclo de planejamento, conteúdo, didática e avaliação dos alunos da primeira fase da Educação Básica, os profissionais que optarem por esse curso de pós-graduação também conhecerão práticas pedagógicas inclusivas e a importância do lúdico na Educação Física.

Então, se você gosta ou tem interesse em se tornar o profissional que vai ajudar as crianças na primeira infância em seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, essa é uma boa opção de especialização para você.

Leia também: Por que apostar na pós-graduação em momentos de crise?

Banner do e-book Tendências de carreira na área de Educação Física

Condicionamento Físico e Musculação

Para quem busca se aperfeiçoar com o objetivo de ser professor ou preparador físico em academias, a pós-graduação em Condicionamento Físico e Musculação pode te ajudar a se destacar na área.

Essa é uma especialização bem completa que permite se aprofundar em fisiologia, biomecânica, no acompanhamento e na prescrição de treinamentos físicos voltados para a promoção da saúde e para o desempenho.

Durante o curso, os profissionais também poderão conhecer mais sobre a prevenção e a reabilitação de lesões através dos treinamentos de força e do condicionamento físico.

Treinamento Esportivo e Personal Training

Essa pós-graduação é ideal para o Educador Físico que queira se destacar como Personal Trainer, uma vez que o profissional vai aprofundar seus conhecimentos científicos e se atualizar para gerar os diferenciais competitivos necessários no mercado.

Durante o curso, as disciplinas abordarão questões fundamentais, como o aperfeiçoamento da didática para que os alunos atinjam seus objetivos de saúde, qualidade de vida e performance.

Outra vantagem de fazer esse curso são os conhecimentos relacionados a marketing e gestão de carreira. Estes termas são muito importantes para quem quer ganhar destaque no mercado como personal trainer.

Agora que você já viu quantas oportunidades a pós-graduação em Educação Física pode te oferecer, que tal investir na usa carreira fazendo uma Pós-Graduação à distância?

Na UNOPAR, você encontra diversas opções de pós EAD e pode estudar onde estiver, com horários flexíveis e economizando muito!

Acesse o portal da Pós Unopar, escolha o seu curso e faça a sua inscrição totalmente online!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades