Por aqui já falamos de inteligência mercadológica e sua importância para o mundo dos negócios, mas além dessa e da intelectual, existe uma terceira que é essencial para a convivência em grupo, principalmente no trabalho, a inteligência emocional. Seu domínio é fundamental em diversas situações, seja em uma reunião com a equipe ou um feedback negativo, saber usar as palavras e emoções de acordo com as circunstâncias, é positivo para todos os envolvidos.
Inteligência emocional
Este conceito da Psicologia, retrata a capacidade da pessoa em avaliar sentimentos, entendê-los e raciocinar com eles. Ela pode ser usada em todos os aspectos da vida, nas relações românticas, de amizade, familiar e de trabalho.
Em um ambiente profissional saudável emocionalmente, os colaboradores sentem-se à vontade em conversar com seus gestores, trocar experiências com os colegas e, assim, sentirem-se motivados. Quando todos respeitam as diferenças e não entram em conflitos por questões pequenas, todos saem ganhando.
Avalie suas emoções
Para se considerar um inteligente emocional, é preciso se autoconhecer. Entenda a suas emoções, como elas refletem no seu dia a dia e como afetam o seu desempenho pessoal e com outras pessoas. Se você estiver estressado com algum assunto familiar, tente não transparecer para seus colegas, isso pode acabar afetando a harmonia entre pessoas que sequer sabem do seu problema.
Ao se sentir emocionalmente abalado, procure entender o que te levou a este estado, como o problema pode ser resolvido sem afetar terceiros. Torne este um hábito diário e busque um equilíbrio.
Empatia é fundamental
A inteligência emocional também deve ser trabalhada com os outros. Por exemplo, se algum colega seu está passando por um momento difícil, procure se colocar no lugar desta pessoa para entender o sentimento. Assim, você evitará conflitos e saberá a melhor forma de lidar com a situação.
Preocupar-se com o outro deve fazer parte da sua rotina, uma vez que a convivência diária pode interferir no relacionamento. A qualquer comportamento fora do usual, mostre-se solidário e ofereça ajuda.
Ouça a opinião dos outros
Por mais que você pratique ao máximo a inteligência emocional, é importante saber se seus atos estão sendo realmente efetivos. Por isso, peça feedbacks de seus colegas, seu chefe e subordinados. Você pode perguntar sobre o seu comportamento e tarefas realizadas, tudo é válido.
Desta forma, você conseguirá avaliar, compreender e identificar seus pontos positivos e o que pode ser mudado. Dê, também, feedback para seus parceiros, com esta atitude em conjunto toda a equipe ficará integrada.
Outro ponto importante que você pode fazer em prol da sua inteligência emocional, é frequentar um profissional de psicologia. Fazer terapia, seja individual ou em grupo, pode ajudar no entendimento das suas emoções. E, também, com problemas difíceis de se resolver sozinho.
Se você se interessou pelo assunto, alguns cursos, como os de coach, por exemplo, podem te ajudar a desenvolver este lado e a lidar com pessoas. Veja as especializações.