Como chamar a atenção do recrutador na entrevista de emprego?

como chamar a atenção do recrutador

Você criou um currículo incrível, foi convidado para participar do processo seletivo e agora precisa convencer na entrevista. E então, será que você sabe como chamar a atenção do recrutador e garantir a vaga?

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Segundo um levantamento divulgado pela consultoria Robert Half, para 29% dos recrutadores entrevistados, o que mais chama a atenção é perceber que o candidato se encaixa na cultura da empresa, seguido das habilidades comportamentais (26%) e dos resultados atingidos em empresas anteriores (17%).

Quer saber como abordar todos esses pontos da maneira correta e se sair bem na entrevista com o recrutador? Confira a seguir.

Como chamar a atenção do recrutador em 3 passos

1 – Mostre que você tem fit cultural

É bastante comum que após ler o seu currículo, o recrutador pergunte por que você está interessado em trabalhar naquela empresa. É nessa hora que você deve mostrar que fez a lição de casa e pesquisou tudo o que precisava saber sobre ela, principalmente sua cultura.

Para isso, é preciso que você tenha lido sobre a missão, a visão, os valores e os compromissos da companhia, informações que você encontra facilmente no site.

Além disso, é importante observar o que ela posta nas redes sociais, em especial sobre o dia a dia no local do trabalho e os colaboradores. Isso te dará uma boa noção sobre como é a cultura lá dentro.

Outro caminho é perguntar para alguém que trabalha nessa empresa sobre como essas questões são tratadas.

Primeiramente, isso te ajudará a entender se a prática está alinhada ao discurso e se é realmente um lugar onde você quer trabalhar. Depois, as informações que você ouviu ajudarão a falar com mais convicção durante a entrevista.

Nesse momento, fale sobre como os seus valores se alinham com o da companhia, como o seu perfil se encaixa com o das pessoas que já trabalham lá e por que você poderia prosperar nesse ambiente.

2 –  Demonstre as suas soft skills

Como vimos, as soft skills são fatores que chamam bastante atenção dos recrutadores e podem ser um fator decisivo na hora de conseguir um emprego.

A verdade é que nenhum entrevistador vai te fazer perguntas diretas sobre ela, por isso, depende de você saber demonstrá-las.

Mas como é possível demonstrar as suas principais habilidades comportamentais apenas conversando?

O segredo é falar sobre elas enquanto responde às perguntas ou conta sobre a sua experiência.

Veja alguns exemplos de como abordá-las durante a conversa.

Resolução de problemas

Essa é uma das soft skills mais desejadas pelas empresas e pode ser facilmente demonstrada durante uma entrevista.

Quando pedirem para que você descreva uma conquista no seu trabalho anterior, ao invés de contar apenas o que você fez, descreva como você fez. Destaque os passos que você deu para chegar ao resultado alcançado.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma soft skill muito importante, seja qual for o cargo ao qual você está se candidatando.

Para demonstrar que você tem essa habilidade, evite falar todo o tempo “eu fiz”, “eu alcancei o resultado” e procure utilizar “nós”. Quando falar sobre objetivos atingidos, explique como você colaborou com o time para chegar até essas conquistas.

Adaptabilidade

Com tantos avanços tecnológicos e mudanças no mercado, as empresas valorizam muito quem tem a capacidade de se adaptar.

Para destacar essa competência, mencione as vezes que você precisou fazer atividades novas, diferentes daquelas que você fazia com frequência. Pode ser quando você participou de um projeto, cobriu a ausência de um colega ou precisou lidar com uma situação inesperada.

Gerenciamento de tempo

Essa é outra habilidade bastante desejada e indispensável para qualquer profissional.

Demonstre essa soft skill falando sobre como você entregou um projeto com um prazo curto e explique como você organizou o cronograma para que tudo desse certo.

3 –  Esteja pronto para falar sobre as suas conquistas

Já dissemos neste artigo que os resultados chamam muita atenção dos recrutadores durante a entrevista. Portanto, além de explicar a sua trajetória profissional, esteja pronto para mostrar as suas realizações.

Enquanto muitas pessoas podem falar de forma genérica sobre as atividades que desempenharam no trabalho, você pode destacar as suas conquistas utilizando números e resultados mensuráveis.

Para isso, é importante que você registre o seu o seu desempenho na empresa atual ou em que trabalhava, e estude esses dados antes de ir para a entrevista.

Quando o recrutador perguntar sobre a sua performance no cargo anterior, ou qual eram as suas atribuições, garanta que você irá impressioná-lo com todas essas informações.

E se a entrevista for para o seu primeiro emprego, procure falar sobre as suas conquistas na vida acadêmica ou durante o estágio. O importante é demonstrar com fatos que você é capaz de alcançar resultados para essa empresa também.

Agora que você já sabe como chamar a atenção do recrutador, é hora de partir para a ação. Certifique-se de que você se identifica com a cultura da empresa, estude-a, saiba quais são suas principais habilidades comportamentais e os seus melhores resultados e destaque-os ao longo da entrevista. Invista também em uma pós EAD.

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