Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Deseja seguir carreira empreendedora? 7 dicas para ter sucesso

carreira empreendedora

Você sabia que abrir o próprio negócio é o segundo maior sonho dos brasileiros? Foi o que revelou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, mostrando que ter uma carreira empreendedora só fica atrás da vontade de viajar pelo país. Sendo assim, com tantas pessoas dispostas a trabalhar para si, como você pode se diferenciar para ter sucesso na empreitada?

O processo de empreender não é simples e requer muita disposição, planejamento e resiliência, mas com uma boa dose de realismo e determinação, é possível construir um novo negócio que dê frutos, se tornando a sua principal fonte de renda.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Para te ajudar nessa jornada, listamos 7 dicas que vão guiar a sua trajetória daqui para a frente, dando suporte para todos os seus passos e tornando o processo mais tranquilo e organizado. Está pronto para começar?

7 dicas para obter sucesso na sua carreira empreendedora

1 – Tenha clareza sobre o que você deseja fazer

Em um mercado competitivo e com muitos empreendedores lutando para se destacar, é preciso ter clareza sobre o que você quer fazer para conseguir ganhar os holofotes. Por isso, não tenha pressa para definir o seu negócio, faça pesquisas extensivas, converse com outras pessoas que têm a própria empresa e tente escolher um nicho específico, que vai te diferenciar, fazer de você uma referência e conversar com um público em especial

2 – Entenda o perfil e as necessidades do seu público consumidor

E falando em público, ele precisa estar no centro das suas atenções, afinal, são os seus consumidores que manterão seu negócio em pé. Isso faz necessário conhecer muito bem o perfil dos seus clientes, incluindo seus desejos, problemas, necessidades e dificuldades, que são detalhes indispensáveis na hora de formular os seus serviços e produtos.

Por mais que esse processo seja natural no início, quando você ainda está definindo o que será o seu negócio, é importante fazer dessa busca algo constante. Mesmo quando você já estiver estabelecido no mercado, não deixe de observar o seu público, conversar com ele, entender quais são as novas demandas e o que já está ultrapassado.

Em um mundo que oferece novos problemas e soluções a todo instante, alguns meses de desatenção podem ser o suficiente para comprometer a sua operação e, para isso não acontecer, estar conectado com seus consumidores é a chave do sucesso.

3 – Saiba que empreender não é um processo simples

A essa altura, você já entendeu que o empreendedorismo é uma atividade que demanda muito tempo e dedicação, certo? Ter essa clareza é fundamental para que você mantenha os pés no chão, especialmente em um momento em que a ideia de abrir o próprio negócio está se popularizando, o que abre espaço para discursos romantizados, que não condizem com a realidade.

Empreender significa sair da sua zona de conforto, ter paciência, abrir mão de muitas coisas, ter organização financeira, disposição para errar e, muitas vezes, recomeçar do zero. Você precisa se preparar para os piores cenários e estar disposto a enfrentá-los, além de saber que “estar do outro lado do balcão”, ou seja, sair da posição de colaborador para se tornar o chefe, demanda habilidades que vão além do conhecimento técnico.

Viu como todo o processo pode ser desafiador? Porém, isso não significa que não valha a pena. Há um motivo para tantos brasileiros desejarem essa carreira, e por mais que o caminho seja árduo, a recompensa vale a pena.

4 – Tenha outros empreendedores como referência

Inclusive, uma ótima forma de entender os desafios dessa escolha é recorrer a outros empreendedores de sucesso. Tenha profissionais como uma referência para você e entenda todos os passos que ele teve que dar para chegar onde está, mas não deixe de ouvi-los sobre as adversidades do negócio.

Para isso, você não precisa necessariamente conhecer tais pessoas, mas pode usar a tecnologia a seu favor. Acompanhe entrevistas e reportagens sobre tais pessoas, siga profissionais que se destacam no LinkedIn, leia livros biográficos e esteja disposto a aprender com a experiência de quem já esteve onde, hoje, você está.

Banner do e-book Empreendedorismo: perfil empreendedor e tipos de empreendedores

5 – Aposte no networking com outros profissionais que abriram o próprio negócio

Abrir sua própria empresa parece uma escolha solitária, não é mesmo? Diferentemente de estar em uma equipe de trabalho, esse caminho muitas vezes é apenas seu, e há quem tema os desafios de lidar, sozinho, com tantas novidades.

Todavia, isso não precisa ser sempre assim. Ao frequentar eventos, fazer cursos e usar o LinkedIn de maneira estratégica, você pode conhecer pessoas que estão em uma jornada parecida, e a troca entre vocês será valiosa para os dois lados. Assim, vocês conseguem insights novos, descobrem novidades, identificam oportunidades, aprendem com os erros e acertos um do outro e criam uma rede de apoio.

Afinal, nada melhor do que outros empreendedores para entenderem as dores e delícias dessa carreira, tornando o processo mais leve e produtivo para todos.

6 – Desenvolva importantes soft skills

As famosas competências comportamentais são de extrema importância para trabalhar em qualquer empresa, mas quando falamos de ter a sua própria companhia, elas ganham um destaque especial.

Isso acontece porque você terá que lidar com muitas pessoas no seu dia a dia, de fornecedores a funcionários e clientes, e também estar preparado para uma série de desafios que vão cruzar o seu caminho.

Para que tudo ocorra da forma mais tranquila o possível, ter inteligência emocional e cultivar algumas soft skills vão te ajudar a atingir o sucesso mais rapidamente.

Abaixo, listamos algumas habilidades que podem transformar a sua rotina, de maneira positiva, e deixar a experiência de empreender ainda mais equilibrada.

  • Não ter medo de errar: empreender também significa assumir riscos, e você precisa confiar nos seus projetos tanto quanto saber que, durante essa jornada, você pode errar, e tudo bem!
  • Assumir suas responsabilidades: quando o negócio é seu, as responsabilidades também são suas, por isso é importante estar pronto para assumi-las em qualquer contexto.
  • Ter muita organização: especialmente no início, quando o empreendedor acumula tarefas e precisa assumir muitas posições diferentes, ser organizado é fundamental para que nada saia do controle ou passe despercebido.
  • Ser uma pessoa disciplinada: fazer os próprios horários pode ser excelente, mas se você não tiver disciplina, todo o planejamento pode ir por água abaixo.
  • Desenvolver resiliência: muitas coisas vão dar errado durante a sua trajetória, então tenha em mente que você não pode desistir no primeiro desafio. Aprenda com os erros, aumente sua bagagem de experiências e siga em frente.
  • Explorar a criatividade: ser criativo é um pré-requisito para empreendedores, afinal, você precisa ter ideias inovadoras e criar soluções diferentes para manter seu negócio relevante, importante e atualizado.
  • Saber se comunicar com diversos públicos: ter uma comunicação efetiva e objetiva minimiza as chances de erros, facilita o contato e diálogo com todos os seus públicos e evita dores de cabeça.

7 – Não deixe de investir na sua educação e se mantenha atualizado

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e com novidades que chegam todos os dias, o que nos leva a um efeito colateral: os profissionais precisam correr para não ficarem desatualizados. Isso reforça a necessidade de se manter atento às tendências e mudanças e trabalhar ativamente para não ficar para trás.

No contexto empreendedor, essa realidade pode ser ainda mais brutal, já que você é o maior responsável por garantir que está a par de tudo e aplicando as melhores práticas do setor. E para garantir que nada passará despercebido, uma ótima solução é investir na sua educação com uma pós-graduação.

Com professores atualizados e materiais que acompanham as necessidades do mercado, você se tornará um especialista. E a boa notícia é que você pode investir tanto em um tema específico na sua área, que reforce sua posição como referência, quanto em uma pós focada em negócios, te ajudando a gerir a sua empresa.

Na pós-graduação Unopar, por exemplo, você encontra cursos de E-commerce de Moda, Empreendedorismo e Inovação em Engenharia, Gestão em Operações e muitos outros, com opções que vão dar ainda mais robustez à sua carreira empreendedora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades