Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ajudar uma pessoa desempregada a conseguir recolocação?

pessoa desempregada

É bastante comum querer apoiar alguém próximo que perdeu o trabalho. No entanto, essa não é uma tarefa tão fácil. Muita gente não sabe como ajudar uma pessoa desempregada a se recolocar e, ao invés de fazê-la se sentir melhor, acaba tornando sua situação ainda mais complicada.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Assim como uma boa parte dos brasileiros, você provavelmente conhece alguém que está sem emprego agora, certo? Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2022, o número de pessoas desempregadas chegou a 12 milhões.

Isso significa que a competitividade entre os profissionais que buscam um trabalho está muito alta, e isso pode tornar o processo de recolocação ainda mais difícil.

Então, se você é um familiar, amigo ou colega de alguém que está nessa situação, saiba que algumas atitudes podem ajudá-lo a se sentir melhor e conseguir um novo emprego. Entenda como neste artigo.

Como ajudar uma pessoa desempregada a se recolocar?

Quando pensamos em ajudar uma pessoa que está desempregada, o que vem à cabeça é procurar vagas e encaminhar para ela, certo? Mas a verdade é que dar suporte para que ela se recoloque vai muito além disso.

Segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), cerca de 56% dos brasileiros desenvolveram um sentimento de baixa autoestima após perder o emprego. Além disso, 45% afirmam que passaram a sentir vergonha da família ou amigos.

Esses dados demonstram que, durante o processo de recolocação, essas pessoas também precisam de muita empatia.

Veja a seguir o que você pode fazer.

1 – Acolha e valide seus sentimentos

A primeira atitude que você deve tomar para ajudar alguém que precisa de emprego é validar o que ela está sentindo.

Embora essa situação possa acontecer com qualquer um de nós, é comum que as pessoas se sintam envergonhadas por estarem desempregadas. Muitas se sentem julgadas e passam a ouvir críticas de quem deveria apoiá-las, o que pode afetar muito sua autoestima.

Por isso, se você é um familiar ou amigo de alguém passando por esse momento, é importante que você dê espaço e tempo para que ele se abra.

Saber o que dizer para uma pessoa desempregada também é importante e deve ser feito de forma muito empática. O que você pode falar nesse momento é “eu sei que esse é um momento difícil para você e quero que saiba que estou aqui para conversar ou o que precisar”.

O importante é que você valide o que ela está sentindo e não dê conselhos que não foram pedidos. Talvez isso não seja o que a pessoa queira ouvir nessa hora.

Neste momento, escutar é o mais importante.

2 – Não a culpe

Uma das piores coisas que você pode fazer com alguém que está buscando recolocação é culpá-la pela situação em que ela se encontra. Às vezes, podemos fazer isso sem ao menos perceber.

Portanto, evite trazer para a conversa os possíveis motivos que podem ter causado a demissão da pessoa.

Falas como “você chegava sempre atrasado” ou “você não para em nenhum emprego”, mesmo que ditas em tom de brincadeira, podem fazer muito mal.

Ainda que você esteja certo em sua crítica, reflita: que bem ela pode fazer para essa pessoa agora? Todo tipo de negatividade precisa ser evitada.

Leia também: Como ter mais empatia pelas pessoas em apenas 6 passos

3 – Ofereça ajuda (se ela quiser)

Demonstrar respeito e empatia é parte fundamental do processo de ajudar quem está desempregado. Sem passar por esses momentos, você não será capaz de dar o suporte que ela precisa para conseguir um trabalho.

Então, depois de fazer isso, sinta-se pronto para ajudá-lo na busca por vagas de emprego.

É importante ter uma conversa com a pessoa para entender quais são os objetivos dela no momento, qual o perfil de empresa em que ela gostaria de trabalhar, quais são as principais habilidades e experiências que ela tem e quais ainda precisa desenvolver. O ideal é fazer um brainstorm para saber como você pode auxiliar.

Segundo um levantamento feito pelo LinkedIn, 87% dos recrutadores informam que o melhor canal para recrutar candidatos de qualidade são as recomendações de colaboradores. Então, uma forma muito legal de ajudar alguém que está procurando emprego é dar um apoio com o networking.

Se você conhece recrutadores ou profissionais que trabalham em RH da sua empresa atual ou em que você já trabalhou, que tal apresentá-los a essa pessoa? Muitas vezes, quem busca emprego por muito tempo acaba esgotando os contatos, e conectá-los a novos pode ajudar muito.

Outra maneira efetiva de ajudar é escrevendo recomendações ou endossando as habilidades dele no LinkedIn.

Se o seu amigo é alguém com quem você já trabalhou, é mais fácil ainda identificar os pontos fortes, as competências, o desempenho e o comportamento dele, e transformar em uma recomendação. Embora possa ser um pouco trabalhoso, saiba que você ajudará muito.

Também é importante lembrar de não levar para o lado pessoal caso a pessoa rejeite a sua ajuda. Talvez ela já tenha um plano em mente e queira seguir com ele.

4 – Celebre cada passo dado

Por último, vamos falar sobre como comemorar pequenas conquistas também pode ajudar quem está procurando emprego.

Além de não criticar e ajudá-lo de forma ativa a encontrar uma vaga, é muito importante notar os avanços que a pessoa tem feito. Isso irá ajudá-la a se manter positiva e animada.  

Como já dissemos, as palavras importam muito nesse momento. Então, quando ela te contar que enviou um currículo, que se inscreveu em um processo seletivo ou que participou de uma entrevista, faça um elogio e demonstre interesse por aquele ato.

Durante esse período, as pessoas também podem se sentir isoladas e desanimadas, uma vez que não têm mais o convívio do local de trabalho. Portanto, se notar que ela está saindo para se exercitar, para encontrar amigos ou fazer cursos, incentive-a continuar.

Você também pode fazer esse tipo de convite para que ela possa sair de casa e manter uma vida social ativa.

Viu só como existem muitas formas de ajudar uma pessoa desempregada a se recolocar? Lembre-se de que o papel de um amigo ou familiar é respeitar o espaço e os sentimentos dela, participar da busca e recomendações (se ela estiver de acordo) e incentivá-la a continuar tentando, por mais difícil que seja.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades