Como deixar o LinkedIn atrativo: 6 dicas valiosas para seguir

como deixar o LinkedIn atrativo

Se você está ativamente inserido no mercado de trabalho, já deve ter se perguntado como deixar o LinkedIn atrativo e chamar mais atenção dos recrutadores, não é mesmo?

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Com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn é facilmente a maior rede profissional do planeta. 

Milhares de recrutadores visitam a rede todos os dias, em busca do candidato perfeito para seus cargos em aberto.

Por isso, para quem leva sua carreira profissional a sério, ter um perfil do LinkedIn otimizado e atualizado é essencial.

Hoje, nós vamos te dar 6 dicas valiosas de como deixar o seu LinkedIn atrativo e se destacar ainda mais em meio aos outros profissionais!

Como deixar o LinkedIn atrativo através do perfil pessoal?

Apesar de serem parecidos com outros perfis de redes sociais, as páginas pessoais do LinkedIn diferem em um aspecto específico: elas servem como uma vitrine profissional.

Os perfis do LinkedIn podem ser utilizados para mostrar experiências pessoais e acadêmicas, conquistas na carreira, elogios, recomendações e muito mais. 

E, dependendo das configurações de privacidade do usuário, tais informações podem ser visualizadas apenas por pessoas conectadas ou, então, por qualquer um.

Servindo basicamente como um currículo virtual, os perfis do LinkedIn possuem um layout diferenciado, com diversas seções que abrangem desde a experiência profissional do usuário até suas publicações científicas.

De qualquer forma, de nada vale apenas possuir uma página na rede social sem, realmente, otimizá-la e transformá-la em um chamariz de oportunidades profissionais.

Entre as principais maneiras de como deixar o LinkedIn atrativo, usar recursos visuais, redigir bons textos, manter conexões relevantes e movimentar o perfil estão entre as mais essenciais.

Confira as outras.

1 – Adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa

Uma das principais dicas de como deixar o LinkedIn atrativo é através da adição de uma foto de perfil e de capa.

Essas fotos são a primeira seção que um recrutador vê ao acessar uma página pessoal. 

Ou seja, mantê-las atualizadas é essencial para gerar mais correspondências de pesquisa e obter melhores resultados. 

É importante lembrar que tais imagens devem ser de alta qualidade, mantendo-se o mais profissional possível e auxiliando a destacar o seu perfil.

2 – Criar uma headline chamativa

Além do uso de fotos profissionais de alta qualidade, uma das dicas de como deixar o LinkedIn atrativo é escrever uma headline chamativa e objetiva.

A headline (ou título) do LinkedIn está posicionada logo abaixo do nome do usuário, também sendo uma das primeiras seções que um recrutador vê ao acessar a página.

Com apenas 120 caracteres para trabalhar, é importante ter criatividade na hora de escrever uma afirmação pessoal, indo além de apenas o próprio nome, cargo e objetivo.

Um exemplo interessante é formular o texto com base em seu público-alvo, deixando claro sua especialidade e como você beneficia seus recrutadores e clientes.

Ex: Gerente de vendas com mais de 5 anos de experiência criando estratégias inovadoras para mais de 300 clientes de sucesso.

3 – Escrever uma biografia interessante

Uma das dicas de como deixar o LinkedIn atrativo é redigindo uma biografia interessante e memorável.

Com cerca de 2.000 caracteres disponíveis para contar uma história, a biografia do LinkedIn é a oportunidade ideal para deslumbrar os recrutadores.

Ao invés de focar apenas nas experiências profissionais, é interessante levar em consideração a jornada acadêmica, objetivos a médio e longo prazo e benefícios para as empresas prospectivas.

Além disso, também é importante otimizar o texto de acordo com as regras de SEO, utilizando palavras-chaves relevantes e impactantes.

4 – Detalhar sua experiência

Apesar do perfil do LinkedIn ser, basicamente, um currículo virtual, não há necessidade de copiar e colar o mesmo conteúdo em ambas as plataformas.

Certifique-se de incluir todas as experiências laborais relevantes para o campo de atuação no qual deseja atuar, descrevendo brevemente cada vivência. 

A chave, na hora de expor essas experiências, é demonstrar o impacto, mudança e resultados que foram produzidos através delas.

5 – Usar recursos visuais

Assim como em diversas outras redes sociais, é possível adicionar uma foto de capa ou tema ao perfil do LinkedIn. 

Além disso, também existe a possibilidade de expor conteúdos de outras redes sociais no próprio perfil, como vídeos do YouTube, fotos do Instagram ou postagens do Twitter.

Disponibilizar conteúdos variados no perfil captam a atenção de recrutadores e outros profissionais, aumentando o engajamento da conta e evidenciando a página.

6 – Começar a fazer conexões

Talvez a principal dica de como deixar o LinkedIn atrativo, começar a fazer conexões é um passo crucial para quem está iniciando sua jornada na plataforma.

Além de mostrar ao mundo sua atividade no mercado laboral, criar novas conexões no LinkedIn pode ser essencial para conseguir uma recomendação ou entrevista no futuro.

Apesar de ser mais recomendado criar conexões com pessoas já conhecidas, é totalmente possível conectar-se a outros profissionais, com a única ressalva de escrever uma breve mensagem introdutória antes de enviar o convite.

Está na hora de adicionar novas experiências ao seu LinkedIn!

Agora que você já conhece as principais dicas de como deixar o LinkedIn atrativo, está na hora de adicionar ainda mais expriências ao seu perfil!

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