Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como organizar cursos no currículo? Saiba o que fazer!

Como organizar cursos no currículo

Se você possui uma ampla experiência acadêmica, é possível que já tenha se perguntado como organizar cursos no currículo, não é?

Tão importantes quanto as vivências profissionais passadas, as certificações relevantes devem estar presentes no currículo.

Entretanto, devido às próprias regras de elaboração e formatação profissional instituídas pelas próprias empresas e equipes de recrutamento, nem sempre é possível encontrar espaço suficiente para apresentar toda a informação necessária no currículo.

Hoje, nós vamos te dar dicas exclusivas de como organizar cursos no currículo e como otimizar sua formatação!

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

 

Confira.

Como otimizar a formatação do currículo?

Antes de partir para a análise de como organizar cursos no currículo, é importante entender como é possível otimizar sua formatação a fim de impressionar os recrutadores.

Apesar de ser o conteúdo do currículo o que vai aumentar as chances de um candidato conseguir uma entrevista, nenhuma quantidade de experiências relevantes ou habilidades extraordinárias serão suficientes para fazer um currículo mal estruturado passar despercebido.

Após selecionar o modelo ideal para apresentar as experiências profissionais, está na hora estruturá-las de acordo com as regras de formatação e otimização.

Algumas regras básicas na hora de montar um currículo são:

– Manter o documento em uma extensão adequada (no máximo, uma ou duas páginas);

– De maneira geral, todo o conteúdo deve estar alinhado à esquerda;

– Os espaçamentos das margens devem ser de 2 cm;

– A fonte deve ser profissional e de fácil leitura, com o tamanho da letra variando entre 10 e 12;

– Manter as seções bem divididas;

– Ter títulos para cada seção;

– E descrever as experiências de maneira objetiva e, se possível, através de lista com marcas (bullet points).

Como organizar cursos no currículo?

Agora que você já sabe como otimizar a formatação do CV, está na hora de aprender como organizar cursos no currículo.

Independente do profissional possuir uma ampla experiência acadêmica ou apenas uma grande quantidade de cursos e especializações, essas vivências devem ser inseridas no CV.

Um curso ou uma certificação são documentos que comprovam que um candidato possui certos conhecimentos específicos e legalmente validados por uma instituição.

Ou seja, expor um curso com certificado no currículo não apenas demonstra que o indivíduo dedicou-se exitosamente em algum campo específico mas, também, que é competente nessa área de atuação.

Mesmo que o curso não seja essencial para o cargo, ele pode, certamente, chamar a atenção das empresas e dos recrutadores.

Por isso, saber como organizar cursos no currículo é essencial para quaisquer profissionais que queiram ganhar mais destaque no mercado de trabalho!

Apesar de parecer complicado, em um primeiro momento, o processo é bastante simples e intuitivo.

Confira.

1 – Crie uma seção para os cursos

Antes de mais nada, a etapa mais importante de como organizar cursos no currículo é criar uma seção específica e separada para as certificações e experiências acadêmicas.

Além de deixar o conteúdo separado de outros tópicos, como experiência profissional e habilidades, reservar uma seção única para os cursos acaba colocando-os em evidência.

Desta maneira, os recrutadores poderão dar mais atenção às certificações profissionais, sem a interferências de outros fatores durante a análise.

banner currículo imbatível

2 – Escolha quais cursos são relevantes para o cargo em questão

Outra regra de ouro ao levar em consideração como organizar cursos no currículo é entender exatamente quais certificações são – ou não – relevantes para o cargo em questão.

Ou seja, além do espaço já limitado do currículo, não são todos os cursos que vão chamar a atenção, de maneira positiva, dos recrutadores.

Afinal, não há razão para um candidato a um cargo de Analista de Dados listar um curso de Manipulação de Alimentos, por exemplo.

3 – Defina a formatação da nomenclatura de cada curso

Tão importante como organizar cursos no currículo é entender como fazer a formatação de tais cursos.

Além de demonstrar consistência na apresentação das certificações, uma formatação coerente facilita a leitura e análise por parte dos recrutadores.

Uma das maneiras mais objetivas de formatar os cursos expostos no currículo é dessa maneira:

– Nome legal da certificação, iniciando com letras maiúsculas;

– Data da expedição;

– Nome da instituição que emitiu o certificado;

– Status do curso (finalizado, trancado ou em progresso);

– Localização;

– Data de validade (se houver).

Ex: Certificação em Professional Achievement in Data Sciences (2016) – Columbia University – Finalizado, EAD.

4 – Organize os cursos e certificações em ordem cronológica reversa

Ao listar os cursos realizados no currículo, é importante utilizar uma ordem cronológica reversa, com as certificações mais recentes ao topo.

Desta maneira, os recrutadores poderão analisar, de maneira rápida, quais das últimas experiências são ou não para o cargo em questão.

Amplie sua seção de cursos no currículo

Agora que você já aprendeu como organizar cursos no currículo, está na hora de ampliar sua seção de certificações profissionais e acadêmicas no CV.

E uma das melhores maneiras de fazer isso é investindo em uma pós-graduação!

Com os cursos de especialização superior da Anhanguera, é possível obter um certificado em apenas 6 meses. E tudo isso sem sair de casa!

Aproveite a acessibilidade e flexibilidade que apenas a Anhanguera tem e invista já em seu futuro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades