Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é business intelligence e para que serve? Veja!

O que é business intelligence e para que serve

Você sabe o que é Business Intelligence e para que serve essa estratégia empresarial?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Vivemos, hoje, na era da progressão tecnológica. 

Os avanços digitais estão revolucionando cada vez mais o nosso dia a dia, com os principais impactos tecnológicos dos últimos anos influenciando diretamente no mundo dos negócios. 

As empresas estão tendo acesso a ferramentas e estratégias específicas que lhes permitem aprender mais aprofundadamente sobre seus clientes e sobre si mesmas.

E, todo esse conjunto de ferramentas revolucionárias com aplicações empresariais podem ser chamadas de Business Intelligence.

Hoje, vamos detalhar o que é Business Intelligence e para que serve essa tecnologia tão crucial para o sucesso e a longevidade das corporações modernas.

Continue lendo!

O que é Business Intelligence e para que serve?

Antes de mais nada, você sabe o que é Business Intelligence e para que serve?

O termo Business Intelligence (BI) refere-se a tecnologias, aplicativos, estratégias e práticas usadas para coletar, analisar, integrar e apresentar informações de negócios relevantes. 

Todo o propósito da Business Intelligence é apoiar e facilitar melhores decisões de negócios, permitindo o acesso de informações críticas para o sucesso empresarial. 

A implementação de estratégias de Business Intelligence em uma empresa é capaz de fornecer excelentes insights sobre as tendências do setor, oferecendo um modelo de tomada de decisão mais orientado estrategicamente.

Por que Business Intelligence é importante?

Além de entender o que é Business Intelligence e para que serve essa estratégia de negócios, também é essencial compreender por que essa prática é importante.

Em geral, o papel da Business Intelligence é melhorar as operações de negócios de uma organização por meio do uso de dados analíticos. 

As empresas que empregam efetivamente ferramentas e técnicas de BI podem traduzir seus dados coletados em informações valiosas sobre seus processos e estratégias de negócios. 

Tais insights podem ser utilizados para uma melhor tomada de decisões, aumentando a produtividade das equipes e oferecendo um crescimento acelerado nos negócios.

Leia também: Carreira em Business Intelligence: oportunidades, salários e mais

Sem a implementação de BI, as empresas podem não analisar efetivamente a tomada de decisões, confiando em outros fatores, como conhecimento acumulado, experiências prévias e intuição. 

Apesar desses fatores poderem resultar em boas decisões, eles também estão fadados a inúmeros erros fatais devido à falta de dados analíticos para os sustentarem.

Benefícios da implementação de Business Intelligence

Após entender o que é Business Intelligence e para que serve essa metodologia, está na hora de analisar os benefícios que a Business Intelligence pode trazer às empresas.

As principais razões que tornam a implementação de uma estratégia de Business Intelligence tão crucial para os negócios atuais são:

Obtenção de novos insights de clientes

Ao utilizar a Business Intelligence para entender o comportamento dos clientes, é possível aprimorar o serviço oferecido, suprindo as demandas dos consumidores e melhorando a experiência de compras.

Visibilidade aprimorada

Através da implementação de estratégias de Business Intelligence, é possível manter maior controle em relação aos processos e procedimentos operacionais internos de uma organização.

Melhorias na eficiência

Os sistemas de BI ajudam a melhorar a eficiência organizacional interna, aumentando, consequentemente, a produtividade e a receita de uma empresa.

Insights de vendas

Com os sistemas de Business Intelligence, é possível monitorar o relacionamento com o cliente, compreendendo mais a fundo as interações entre a empresa e os consumidores e implementando novas estratégias de vendas baseada em dados e informações existentes.

Dados em tempo real

Os sistemas de BI fornecem aos usuários acesso a dados em tempo real por meio de vários meios, incluindo planilhas, painéis visuais e e-mails programados.

Exemplos de Business Intelligence

Agora que você já sabe exatamente o que é Business Intelligence e para que serve, está na hora de entender a fundo como esse sistema funciona através de exemplos práticos.

As ferramentas de Business Intelligence podem ser usadas por todas as equipes de uma empresa, incluindo vendas, marketing e suporte ao cliente. 

Os membros da equipe e os executivos podem utilizar os resultados das ferramentas de BI para implementar melhorias em seus setores, assim como engenheiros de dados e analistas também podem se beneficiar com os dados da BI em suas próprias investigações.

Alguns exemplos de como a inteligência de negócios é usada incluem:

  • Visualização do volume de visitantes e usuários em um site ao longo do tempo;
  • Acompanhamento de clientes em potencial por meio de um funil de vendas;
  • Cálculo de desempenho das métricas de negócios em relação a benchmarks e metas;
  • Avaliação do desempenho de campanhas e experimentos de marketing;
  • Segmentação de usuários por características demográficas;
  • Produção de relatórios para a equipe e para o time executivo.

Aprenda mais sobre Business Intelligence com uma pós-graduação

Agora, que tal aprender a implementá-lo na sua carreira profissional?

Dispor de um ótimo sistema de Business Intelligence é essencial para qualquer empresa, hoje.

E, nada melhor para conseguir entender a fundo os conceitos deste sistema de gerenciamento organizacional do que investir em um estudo especializado na área.

Através da pós-graduação Unopar, você tem à disposição a especialização online em Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de Dados, que pode ser realizada em 6 meses ou 10 meses

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e para que serve, aproveite a flexibilidade e acessibilidade de nossos cursos para dar um upgrade no seu currículo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades