Como ser um profissional disputado pelos recrutadores em 5 passos

como ser um profissional disputado

Saber como ser um profissional disputado no mercado de trabalho é desejo comum entre quem está buscando uma nova oportunidade. Afinal, a competitividade está cada vez mais alta e é preciso se destacar de alguma forma entre os demais para chamar a atenção dos recrutadores. 

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Para ser um profissional disputado, é fundamental entender que as empresas buscam não apenas qualidades técnicas, mas também comportamentais. Saber como adaptar essas habilidades para o que a vaga em questão pede também é importante, já que não são raros os casos de candidatos competentes, mas que não conseguem se destacar. 

Afinal, como ser um profissional disputado?

Se você deseja ser um profissional disputado no mercado, é importante trabalhar alguns pontos. O primeiro passo é desenvolver competências variadas que vão te diferenciar dos demais – desde capacidade de resolver problemas a criatividade para executar tarefas do dia a dia. 

Lembre-se também de valorizar seus projetos e trabalhos realizados em outras empresas. Além disso, é válido continuar sempre estudando para se manter atualizado. 

Quer saber mais? Preparamos algumas dicas para te ajudar a ser um profissional disputado pelos recrutadores. Confira!

1 – Tenha vontade de aprender

Não há como negar que experiência e habilidades técnicas são fundamentais para um bom profissional. No entanto, cada empresa é única e um novo emprego exige adaptação a esses novos processos. Mostrar-se disposto a aprender e entender essas particularidades faz toda a diferença aos olhos de um recrutador.

Em um mercado tão competitivo como hoje, é um diferencial querer aprender mais sobre a empresa e seus processos. Para as empresas, um colaborador que “veste a camisa” é sinônimo de segurança. 

2 – Valorize os trabalhos que realizou

Mais do que os cargos que você ocupou e o nome das empresas onde trabalhou, os recrutadores buscam entender quais foram os impactos dos projetos que desenvolveu. Isso quer dizer que o principal interesse está no impacto do seu trabalho – independente da empresa. 

Os recrutadores desejam saber o que você desenvolveu e de que forma isso contribuiu para a empresa. Por isso, é fundamental valorizar essas conquistas em uma entrevista de emprego. 

Ao compartilhar essas conquistas com o recrutador, lembre-se de mostrar dados e evidências. Você pode, por exemplo, contar que, ao assumir aquele cargo, aplicou determinado método para realizar as tarefas e o que levava dois dias para ser feito passou a levar apenas um. Ou um projeto que você desenvolveu e trouxe determinada porcentagem de lucro para a empresa.

Algumas pessoas podem ter dificuldade de identificar e reconhecer essas conquistas. Se esse é o seu caso, uma dica é parar e olhar com atenção para a sua trajetória profissional identificando quais foram os impactos deixados por onde passou. Deixe tudo anotado e consulte essas informações antes de uma entrevista. 

O mesmo vale para quando um novo projeto for concluído. Anote! Tenha documentado os destaques da sua carreira para não deixar passar em momentos importantes de um processo seletivo.

3 – Mostre resiliência e criatividade

Resiliência e criatividade são palavras-chave quando se deseja destacar no mercado de trabalho. A resiliência é a capacidade de superar desafios, lidar com dificuldades e se adaptar às mudanças. Dominar essa habilidade não é fácil, mas com certeza é um grande diferencial. 

Essa flexibilidade para lidar com as adversidades é tão valiosa quanto a criatividade para realizar as tarefas do dia a dia. Um profissional criativo é capaz de encontrar soluções interessantes e vantajosas para a empresa. 

4 – Seja ativo no LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional que existe, portanto, manter seu perfil completo e ativo é essencial. Mais do que atualizar as informações sobre suas habilidades e trajetórias profissionais, a rede social é importante para mostrar quem você é para além das posições que ocupou e funções que desempenha. 

Utilize o LinkedIn para mostrar quais são os seus valores e objetivos, além de, claro, compartilhar suas conquistas. Um bom storytelling faz toda a diferença! Cuidado com os exageros. Seja autêntico, natural e profissional. 

Aproveite para fazer networking e se aproximar de pessoas que podem ser importantes para você conquistar uma nova vaga. Essa também é uma forma de chamar a atenção dos recrutadores. Evite textos padronizados – isso pode ser visto como desespero! Escreva mensagens personalizadas e busque conexão com quem tem relação com a sua área de atuação.

5 – Mantenha-se atualizado

Buscar conhecimento e se manter em constante atualização faz toda a diferença quando se deseja uma posição de destaque, principalmente diante de um mercado tão concorrido. Para isso, você pode fazer desde workshops e cursos de curta duração até uma especialização. 

Além de chamar a atenção dos recrutadores, a pós-graduação te dá o conhecimento necessário para se especializar em uma área e conquistar melhores vagas.

Agora que você já sabe como ser um profissional disputado, é hora de colocar as dicas em prática! Com a Anhanguera EAD, você impulsiona a sua carreira com um curso de especialização e ganha destaque no mercado. Aproveite!

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