6 atitudes que você não deve ter se quiser ser promovido

mulher com o polegar para baixo para ilustrar texto sobre ser promovido

O ambiente profissional exige que você adote determinados comportamentos para conseguir ter sucesso no desenvolvimento da sua carreira. Para quem deseja ser promovido, existem atitudes que devem ser evitadas a todo custo. 

Normalmente, são atitudes relacionadas com o comportamento do profissional no ambiente de trabalho, ou enquanto executa suas atividades, que independente de prejudicar ou não a execução da sua função, pode interferir no nível de confiança que o empregador terá nele. 

Neste artigo, você vai saber quais são as 6 atitudes que podem prejudicar seu crescimento na empresa e diminuir suas chances de promoção. 

Vale lembrar que existem outras atitudes que podem interferir negativamente na sua trajetória e, na dúvida, você sempre deve consultar um colega ou outro profissional para saber se você deve ou não alterar algum comportamento.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 comportamentos que devem ser evitados se você quiser ser promovido

1 – Procrastinação

A procrastinação é um dos comportamentos que mais prejudicam a carreira de um profissional, justamente porque ela influencia diretamente na produtividade de um colaborador e naturalmente reduz a qualidade dos resultados por ele apresentados. 

Um profissional procrastinador não consegue dedicar seu potencial máximo nos projetos que colabora, não raramente extrapola os prazos de entrega, tem uma relação conflituosa com colegas cujo trabalho depende diretamente da atuação dele e não possui perspectiva de crescimento, pois está sempre direcionando sua atenção para coisas supérfluas. 

O empregador jamais conseguirá confiar a liderança de um projeto, por exemplo, a um profissional procrastinador, pois entende que essa liderança não teria foco e pulso firme para comandar uma equipe em direção ao sucesso. 

2 – Estimular intrigas internas

Em um ambiente em que pessoas com pensamentos divergentes estão convivendo, é natural que haja conflitos de ideias. Isso é normal e pode acontecer em qualquer empresa. A diferença é que bons profissionais sempre resolvem suas diferenças com diálogo e em pouco tempo se acertam. 

Prorrogar essas pequenas intrigas pode fazer com que elas se tornem uma inimizade interna na equipe, o que atrapalha seu desempenho e a evolução profissional dos demais colegas. 

Se o empregador perceber que você possui esse atrito com alguém da equipe, suas chances de conseguir uma promoção irão diminuir, visto que uma das habilidades essenciais de um bom líder é ter uma boa relação com a sua equipe. 

Evite ao máximo discutir e prolongar conflitos com seus colegas. Se houver alguma divergência mais séria, procure resolver com diálogo ou buscando a orientação de algum gestor da equipe. 

3 – Desmerecer o trabalho de alguém

Algumas vezes, podemos soltar alguns comentários sobre a performance de um colega e passar uma imagem de maldoso para o resto da equipe. Dizer que “fulano não se esforça” ou que você faria melhor a atividade de outro profissional são comentários que precisam ser evitados.

Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas existem jeitos e lugares adequados para se fazer. Soltar um comentário desses na hora do café, almoçando com colegas, na reunião de time ou por troca de mensagens, com o único objetivo de prejudicar alguém, não é apropriado nem para a situação, nem para a sua imagem. 

Se achar necessário comentar sobre a performance de um colega, o comentário precisa ser feito apenas com o profissional em questão e de forma particular. No discurso, evite usar expressões que deem a impressão que o colega se esforça pouco ou não possui qualidade para ocupar aquela função. 

A melhor maneira é dizer que percebeu que o colega pode apresentar resultados ainda melhores se tomar certos cuidados ou adotar práticas diferentes das que ele usa. Este comportamento, inclusive, é o de um bom líder, o que pode te ajudar em uma possível promoção ao invés de prejudicá-lo. 

4 – Não ser sincero com seus gestores

Em algumas situações, você precisará dizer coisas que vão contra a expectativa dos seus gestores. Pode ser notificar que você não vai conseguir atender todas as demandas que eles te pediram ou que você ainda não sabe executar determinada atividade sem acompanhamento, por exemplo. 

Por mais que isso contrarie a expectativa do empregador, tudo precisa ser informado da forma mais clara e direta possível, para que ele possa se planejar para contornar essa situação da melhor forma possível, com o máximo de antecedência. 

Além de ser sincero em relação a expectativas que você não vai suprir, você precisa ser honesto com tudo que seja relacionado com a sua profissão. Mentir é algo completamente descartado quando falamos de relações profissionais.

5 – Não demonstrar motivação

Você precisa demonstrar entusiasmo em tudo que for fazer. Um profissional desmotivado não possui perspectivas de crescimento na carreira não só porque não é ambicioso, mas também porque nenhum empregador sente confiança em promover quem demonstra desinteresse pelas próprias responsabilidades

Se você possui o interesse de ser promovido na sua empresa, se esforce o máximo possível em cada projeto que você se envolver e não se mostre desmotivado em enfrentar seus desafios, superar as dificuldades e crescer na sua carreira. 

6 – Ignorar as boas oportunidades que surgirem para você

Um bom profissional sempre faz o melhor uso de cada oportunidade que encontra. No mercado de trabalho, uma chance de crescimento não aparece duas vezes, então aproveite-as assim que surgirem para você. 

Isso vai desde aceitar uma chance de promoção, mesmo que isso represente desafios mais complexos para você enfrentar, até fazer cursos de aperfeiçoamento, pós-graduações e participar de palestras e workshops que vão fazer você crescer profissionalmente! 

Ignorar essas oportunidades vai passar a impressão que você não possui visão estratégica e de negócio, se acostumando com sua zona de conforto e deixando que sua carreira permaneça estagnada. Nenhum empregador vai desejar oferecer um cargo de confiança a um profissional sem ambições. 

Fazer uma pós-graduação EAD é uma oportunidade que você deve aproveitar o quanto antes e investir seu tempo sem pensar duas vezes. Com uma pós no currículo, ser promovido será uma consequência natural! 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!