Como ter um dia produtivo nos estudos: veja 6 dicas

mulher sorrindo com fone para ilustrar texto sobre como ter um dia produtivo nos estudos

Saber como ter um dia produtivo nos estudos é um desafio para muitas pessoas. Afinal, diante de uma rotina corrida e do grande volume de conteúdo, nem sempre é fácil encontrar disposição para se debruçar sobre os assuntos da aula e estudar. Como consequência, a matéria vai se acumulando e os estudos deixam de ser uma prioridade, o que pode se tornar um grande problema no futuro. 

Para evitar que situações como essa aconteçam, é interessante organizar a rotina e encontrar qual a melhor forma de ter um dia produtivo de acordo com os seus horários. Na prática, um bom cronograma de estudos e um espaço adequado de trabalho são a chave para o sucesso. 

Além dessas, existem várias outras dicas valiosas para alcançar uma rotina produtiva e eficiente na hora de estudar. Quer saber mais? Abaixo você encontra mais sugestões para aproveitar os estudos da melhor forma. Confira. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como ter um dia produtivo nos estudos?

1 – Reserve um espaço de estudo adequado 

O primeiro passo para conseguir uma rotina produtiva nos estudos é ter um espaço adequado para isso. Quem trabalha de casa sabe como faz a diferença ter um ambiente exclusivo para realizar atividades que exigem concentração, já que você consegue se isolar de distrações. No caso dos estudos, a lógica é a mesma. 

O ideal é reservar um espaço da casa com uma mesa, uma cadeira bem confortável e uma boa iluminação. Não se preocupe se você morar com mais gente e não tiver um ambiente exclusivamente seu. Você pode combinar um horário e fazer da mesa da sala um espaço para estudar, por exemplo. O importante é associar aquele espaço ao estudo, assim fica mais fácil ser produtivo. 

2 – Estabeleça um cronograma de estudos

Seja na graduação, seja na pós-graduação, a quantidade de conteúdos para estudar costuma ser alta, o que exige muita organização da parte do aluno para dar conta dos estudos. Muitas vezes, a baixa produtividade é resultado da dificuldade em organizar as leituras e atividades no dia.  

Para driblar o problema, a dica é estabelecer um cronograma de estudos. Para isso, primeiro liste todas as matérias e conteúdos que precisam ser estudados. Em seguida, os dias e horários que você tem disponível, além do prazo de entrega das atividades. Por fim, é hora de montar o “quebra-cabeça” e encaixar os estudos no seu tempo de estudo. Conte com a ajuda de uma planilha ou de aplicativos de organização no celular. 

3 – Defina metas

Assim como o cronograma de estudos, a definição de metas é fundamental para a produtividade nos estudos. Uma forma de se concentrar e ir até o fim nos estudos é estabelecer pequenas metas para si mesmo, onde você é recompensado de alguma forma no fim. O objetivo é ter uma motivação para acompanhar os estudos. 

Na prática, a ideia é que, após atingir uma meta, você ganhe algo por isso. Seja um pedaço de chocolate, seja um momento de descanso assistindo o episódio da sua série favorita ou alguns minutos brincando com o seu pet entre uma leitura e outra. Essa é uma forma de diminuir a pressão dos estudos e garantir a motivação na rotina. 

4 – Faça uma gestão do tempo

Somado às dicas anteriores, a gestão do tempo é um pilar fundamental para a produtividade. Isso porque pouco adianta metas e cronogramas de estudos se você não consegue gerir o seu tempo para se concentrar nas atividades que planejou para aquele momento. 

Isso quer dizer que você precisa organizar e gerir o seu tempo de modo geral, incluindo todas as atividades da sua rotina. Tenha em mente quanto tempo será dedicado ao trabalho, ao lazer, às atividades de casa, ao descanso e por aí vai. Dessa maneira, será mais fácil saber qual tempo você realmente tem disponível para dedicar aos estudos. 

5 – Saiba quais são seus horários mais produtivos

Você já parou para pensar sobre quais são os horários mais produtivos do seu dia? Para algumas pessoas, funciona melhor estudar de manhã. Já para outras, o ideal é no silêncio da noite ou da madrugada. Identificar esse padrão é um caminho para aproveitar melhor os momentos que você consegue se concentrar mais para estudar e, assim, aumentar a produtividade. 

Essa é uma dica interessante não apenas para os estudos, mas também para o trabalho. Profissionais com horários flexíveis também podem adotar a tática para trabalhar em um horário mais conveniente e ser mais produtivo nas entregas. O importante é sempre organizar a rotina para isso. 

6 – Faça pequenas pausas

Por fim, mas não menos importante: faça pausas. Algumas pessoas podem até achar que faz mais sentido estudar longas horas sem interrupção. Porém, já foi comprovado cientificamente que essa não é uma estratégia saudável nem eficaz, já que causa mais cansaço e atrapalha o processo de aprendizado. 

O ideal é fazer pequenas pausas após determinado período para a mente descansar antes de voltar a atenção para o próximo conteúdo. Inclusive, existem até técnicas para isso. Uma das mais famosas é a Pomodoro, onde a cada 25 minutos de estudo, você faz 5 minutos de pausa. 

Agora que você já sabe como ter um dia mais produtivo nos estudos, que tal conhecer as opções de pós-graduação em 4 meses e levar sua carreira mais longe?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!