4 ações de endomarketing para pequenas empresas: veja aqui

conceito de equipe unida para ilustrar texto sobre ações de endomarketing para pequenas empresas

Empresas menores muitas vezes abrem mão de estratégias menos tradicionais por acreditarem que não cabem em seu orçamento, ou não trarão o resultado esperado. Mas isso não é verdade e boas ideias podem ser adaptadas para um cenário financeiro mais limitado. Um bom exemplo disso são ações de endomarketing para pequenas empresas

A estratégia é mais comum em grandes empresas, que investem em tecnologias e ações robustas para integrar os colaboradores, manter uma comunicação unificada e desenvolver planos de carreira e projetos a longo prazo. 

Mas isso não significa que pequenas empresas não possam adaptar algumas ideias, ainda mais considerando os benefícios de desenvolver um planejamento de endomarketing adequado. 

Benefícios do endomarketing

O endomarketing envolve ações de marketing voltadas para o público interno. A ideia é disseminar a cultura, objetivos e metas da empresa, criando um ambiente mais unido e produtivo. 

Portanto, mesmo organizações menores podem se beneficiar de estratégias como essa. Confira algumas vantagens do endomarketing:

Aumento da produtividade

Um colaborador que vê ações reais que apoiam seu trabalho prezam por seu futuro na empresa e respeitam sua voz e seu trabalho se sentirá mais motivado. Promover ações que vão contribuir com essa percepção vai fortalecer o laço das pessoas com a empresa. 

Ao se sentirem como parte do negócio, elas têm seus objetivos micro e macro mais esclarecidos, conhecem melhor a companhia e trabalham com mais determinação em busca de resultados. 

Diminuição do turnover

Além de gerar acúmulo de trabalho para as pessoas responsáveis pelo recrutamento, a alta rotatividade de pessoas traz prejuízos financeiros para a empresa. Portanto, saber como criar formas de engajá-los e fazê-los se sentirem bem onde estão diminuirá a chance de que eles saiam. 

Imagem externa

Imagine colaboradores que falam mal da empresa ou, ainda, sugerem para amigos ou outros profissionais do mercado que não trabalhem lá. É uma imagem negativa e pode afetar a visibilidade e percepção da organização no mercado. 

Além disso, quando as pessoas não estão alinhadas, podem transmitir informações desconectadas, o que também afetará a reputação da empresa, ampliando o entendimento que os processos internos são desorganizados. A melhor forma de evitar isso, melhorar a comunicação e garantir uma imagem positiva é apostando em endomarketing. 

Melhor clima organizacional

É comum que colaboradores insatisfeitos acabem enfrentando mais desafios no dia a dia de trabalho. E isso pode ser causado por conta de um clima organizacional ruim. Seja um líder que não sabe ouvir a equipe, seja a falta de oportunidade para propor novas ideias, um ambiente desagradável vai levar a descontentamento. Ações de endomarketing podem contribuir para mudar esse cenário e transformar a empresa em um lugar onde todos se sentem bem. 

Ações de endomarketing para pequenas empresas

Com isso em mente, é preciso desenvolver estratégias para implementar o endomarketing e, como falamos, existem possibilidades de fazê-lo com sucesso em empresas pequenas. Veja a seguir 4 dicas de ações:

1 – Realize pesquisas

A verdade é que muitas empresas não estão preparadas para ouvir seus colaboradores, mas isso faz parte do processo, se o desejo de melhorar e criar um ambiente mais produtivo for real. Isso vai desde entender o que eles sentem falta em termos de estrutura e benefícios, até dar espaço para que eles compartilhem suas ideias e toquem projetos com autonomia. 

Portanto o primeiro passo, e isso não precisa custar nada, é ouvir a todos. Faça pesquisas de clima organizacional, estruture reuniões individuais e incentive-os a serem criativos e buscarem inovações. 

2 – Fortaleça a comunicação

Desenvolva um canal de comunicação específico para divulgar as novidades. A maioria das empresas já possui algum tipo de serviço de intranet ou sistema que usa internamente. Aproveite essas funcionalidades para criar um canal de comunicação regular. 

Isso deve ser alimentado constantemente e pode servir como um “apanhado” de tudo o que está acontecendo, seja o cumprimento de metas, seja notícias relacionadas ao mercado de atuação. 

Use esse canal também para celebrar as realizações dos colaboradores, como a conclusão de um novo curso, a promoção de cargo, ou até realizações pessoais como aniversário, casamento e nascimento de filhos. 

Outra ideia é fazer, mensalmente, uma newsletter com essas atualizações. Assim, todos ficam a par do que aconteceu de mais importante. 

3 – Eventos de integração

Todo mundo gosta do momento do café, ou de um happy hour. Semanalmente ou mensalmente, aposte em eventos para integrar as equipes, com os famosos “comes e bebes”. Pode ser um café da manhã antes da reunião mensal, ou um happy hour no fim do mês. Isso ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, melhorar o clima e aproximar as pessoas.  

4 – Invista na capacitação das pessoas

Ajudar a pagar um curso ou oferecer palestras e workshops mostrará para as pessoas que a empresa se importa com seu conhecimento e aquisição de novas habilidades. Já contribuir com uma especialização indica que está apostando nesse profissional e que o vê crescendo internamente. Uma pós-graduação EAD tem potencial para ajudá-lo a ampliar seu repertório e o tornará mais competitivo. 

Esses são alguns exemplos de ações de endomarketing para pequenas empresas com baixo custo e alto potencial para desenvolver times mais unidos e investidos no desempenho da empresa.

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