Os 8 principais erros cometidos em Entrevistas

Principais erros em uma entrevista

As entrevistas costumam representar o ápice de um processo seletivo. Elas são momentos decisivos por permitir que o candidato mostre todo o seu potencial para o avaliador que passa a conhecê-lo pessoalmente. Apesar disso, muitos candidatos têm perdido essa oportunidade ao cometer erros imperdoáveis.

Muitos avaliadores apontam serem os erros mais gritantes: o aparente desinteresse do candidato com o entrevistador, sua arrogância e o fato de falar mal do emprego anterior. Além disso, ainda é corriqueiro ver erros clássicos acontecerem como chegar atrasado, mentir e mexer no celular durante a entrevista.

Mas, existem alguns erros mais sutis e pouco divulgados que vale a pena conferir:

  • Se vangloriar: falar muito de si, evidenciar suas qualidades o tempo todo (mesmo quando não perguntado) ou se vangloriar em relação a conquistas assumindo todo o mérito podem passar a impressão de alguém que não valoriza o trabalho em grupo ou que não recebe muito bem críticas. Se valorizar é importante, mas é bem diferente de contar vantagem.
  • Não se preocupar com a comunicação: usar gírias ou não articular bem as frases pode contar pontos negativos durante a entrevista. Preste atenção nas palavras utilizadas e na forma como você fala durante a entrevista. Além disso, preste atenção aos seus gestos, postura, aperto de mão e expressões faciais. Lembre-se de que a comunicação não é apenas verbal.
  • Dar informações imprecisas ou contraditórias: às vezes o nervosismo pode nos fazer esquecer momentaneamente quais são nossas experiências e competências. Mas, respostas vagas ou contraditórias passam a impressão de que o candidato não sabe falar de si mesmo, ou está mentindo. Por isso, é tão importante se preparar antes da entrevista para evitar esse tipo de branco.
  • Falar demais ou pouco: a vontade de impressionar os avaliadores pode nos fazer falar muito, ao mesmo tempo em que o nervosismo pode nos deixar monossilábicos. Fique atento ao que foi perguntado, se dê um tempo para pensar e responder, e tente elaborar uma resposta que evidencie todos os fatos, mas com objetividade.
  • Não responder o que foi perguntado: se não entender a pergunta, peça para repetir ou explicar melhor. Pedir esclarecimentos não é o problema. O problema é não responder ao que o avaliador quer saber, ou fugir do que foi perguntado propositalmente.
  • Não conhecer a organização: não pesquisar sobre a organização antes da entrevista é um erro básico. Se prepare e busque o máximo de informações sobre a organização, sua cultura, seus produtos, seus concorrentes no site institucional e nas mídias sociais. Isso o ajudará a entender o ‘estilo’ da organização e a adaptar seu comportamento para mais ou menos formal, por exemplo.
  • Falar muito sobre sua vida pessoal: o foco da entrevista de seleção é sua trajetória profissional. Portanto, apresente elementos de sua vida pessoal quando questionado e com assertividade.
  • Ser muito negativo: é importante saber reconhecer suas limitações e erros na carreira. Porém, focar apenas nas frustrações só vai fazer com que o seu potencial fique mascarado e sua capacidade de resiliência seja questionada.

Lembrando que ao final da entrevista, é sempre de boa prática agradecer a oportunidade. E caso não seja contratado, tente revisar como poderia ter se saído melhor com aquela situação de avaliação e revise possíveis erros.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!