Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O que é um profissional T-Shaped e porque ele é tão requisitado

Profissional T-Shaped

Um novo modelo de profissional se tornou altamente requisitado pelo mercado de trabalho. Ele tem habilidades e competências que o tornam capaz de resolver problemas de forma mais eficiente e criativa. Com isso, é um profissional que entrega mais resultados e integra com facilidade equipes e projetos. Um perfil que seja tanto especialista quanto multidisciplinar e com um nome bem peculiar: o T-Shaped. Você já ouviu falar sobre ele? Entenda do que se trata e porque você deveria se tornar um!

Você viu? Competências do futuro: a motivação e a pós-graduação

Afinal, o que é um profissional T-Shaped?

Popularizado na Califórnia, nos EUA, por profissionais de Design, o termo é usado para expressar um conjunto de competências, e tem como significado literal “o tipo T”, que nada mais é quem possui, além de suas especialidades, conhecimento aprofundado e em diversos setores de uma mesma área. Um perfil multidisciplinar, capaz de transitar em vários campos e abrir novas possibilidades.

 

O T-Shaped (ou profissional T, se preferir) é representado pela letra “T” por simplificar visualmente a composição do perfil. Possui uma camada horizontal recheada de competências e habilidades que o tornam capaz de compreender diversas disciplinas dentro de sua área (mesmo que ele não se aprofunde em todas elas). E uma camada vertical, onde se encontram as competências mais profundas, que de fato entregam seu tipo de especialidade.

Um exemplo: o João é publicitário e se especializou em branding. No entanto, reuniu, por meio de cursos como uma segunda Pós-graduação ou MBA, conhecimentos distintos de sua área e compreende a linguagem de programação, Big data e Data Analytics. Sendo assim, a camada vertical entrega que ele é um especialista em sua área (branding) e a horizontal, que ele conversa bem com as áreas de tecnologia e dados. Desta forma, ele se tornou um profissional T-Shaped. 

profissional T-shaped

 

Esse perfil tem fortes chances de desenvolvimento e empregabilidade em áreas mais digitais, como Marketing Digital, Publicidade e até em Recursos Humanos. Outras áreas que estão sofrendo um aumento na complexidade do ambiente de negócios também recebem muito bem esse tipo de profissional.

Leia também: Gestão de carreira em tempos de crise

Principais requisitos para se tornar um profissional T-Shaped

Mesmo sabendo que o profissional T-Shaped precisa ter como foco conhecimentos e habilidades dentro de sua área, é importante ter em mente que esse perfil também precisa sempre estar desenvolvendo algumas Soft Skills (habilidades comportamentais) para garantir seu crescimento e sucesso, tais como: 

  • Relacionamento interpessoal, tendo facilidade ao trabalhar em equipe e capacidade de colaboração;
  • Flexibilidade, fácil adaptação e busca pela quebra do comodismo;
  • Inteligência emocional, conhecer bem seus pontos fortes e fracos e usá-los com sabedoria.

Fora esses pontos, é preciso ter em mente que esse profissional também precisa  estar constantemente se auto-avaliando, tentando clarear seus objetivos e definindo bem uma área para se especializar. Além disso, também nunca deve parar de aprender, indo em busca de cursos e conhecimentos para se manter dentro das tendências e atualizado.

Quer saber como se tornar esse profissional tão requisitado pelo mercado atual? Acesse o Portal Pós e descubra o curso que melhor se encaixa em sua carreira. Aproveite e veja os cursos de Pós-Graduação EAD em oferta na Black Friday com descontos de 70%. Acesse e saiba mais! 

 

Conheça nossas faculdades