Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Por que estudar Big Data é o melhor passo que você pode dar ainda em 2020?

big data

Que a ciência de dados está em alta, não é novidade. Mas você conhece os motivos que fizeram o assunto ganhar tanta evidência nos últimos anos? O fato é que vivemos em uma era onde dados são tão valiosos quanto o petróleo, isso acontece porque é por meio deles que o mercado se orienta de forma competitiva e acelerada ao entender o comportamento digital de seus consumidores. E g da. 

Mas o que um profissional da área de big data realmente faz? Essa é a área de atuação que ajuda as empresas a se tornarem mais orientadas pelo universo dos dados e, por isso, esse profissional é altamente requisitado em quase todos os setores. 

O universo de dados é muito amplo e as tarefas de um especialista podem incluir: análise para obter insights e tendências, descobrir soluções e oportunidades, garantir a precisão de serviços, mensuração de resultados para apoiar as decisões de negócios, entre outros.

Então, se você está interessado em se tornar um cientista de dados, ou aprender sobre as habilidades da área, fique atento aos motivos que comprovam que ingressar nesse ramo é uma escolha inteligente que ainda pode mudar o seu ano de 2020.

Razões pelas quais você deve considerar fazer uma pós-graduação em Big Data

Após anos de evoluções tecnológicas, contamos com ferramentas de análise  poderosas e capacidade de armazenamento com baixo custo. Hoje, com um simples clique e em poucos minutos, conseguimos colocar milhares de arquivos na famosa “nuvem”. Para a nossa alegria! Não é mesmo? 

Então, se você gosta do cenário tecnológico, números e inovação, essa área é para você! Quem estuda uma Pós-Graduação em Business Intelligence, Big Data e Ciência de dados, durante o curso inteiro será incentivado a compreender as novas tecnologias como, por exemplo, a inteligência artificial.

 Inteligência Artificial na área

A Inteligência Artificial (IA) é uma das áreas de expertise mais desejadas nos negócios atualmente, e o Big Data fornece uma base fundamental para quem deseja iniciar projetos de IA. Ou seja, empresas que pretendem implantar ou evoluir a IA, possuem mais chances de avançarem se construírem um ambiente de Big Data sólido e estruturado primeiro. Por isso, as técnicas, recursos e conceitos sobre esse cenário estão presente no curso de pós-graduação. Legal, né?

Leia também: IA, IoT e big data: você sabe como essas tendências impactam na sua carreira?

É uma das carreiras do futuro 

Se os dados são uma das forças que colaboram para o avanço das tecnologias nos dias atuais, qualquer pessoa que pense em desenvolver conhecimentos no campo está investindo em uma oportunidade para uma carreira de sucesso futuramente. Assim como as empresas. 

Quem possui visão de futuro provavelmente já tem em mente que o momento de investir na ciência de dados para que o retorno seja extremamente vantajoso é o “agora”! É um campo que promete cada vez mais destaque. 

Mais oportunidades de emprego

Se estamos falando de uma carreira promissora para o futuro (e também para o presente!), as chances de ter mais oportunidades de emprego são grandiosas. Além disso, por ser um campo que engloba muitas especialidades e oportunidades de atuação, a concorrência não é acirrada. Um profissional que se especializar nessa área provavelmente conseguirá colaborar com muitas empresas e até mesmo investir em um negócio próprio. Já pensou? 

Leia também: Conheça profissões que estão em alta 

Amplia e estimula o raciocínio

Estudar Big Data é um investimento que valerá a pena em todos os sentidos. O domínio da análise de dados em geral é repleto de situações a serem resolvidas, e isso irá aprimorar muito suas habilidades de raciocínio e tomada de decisões. Assim, você pode usar seus conhecimentos e técnicas de Big Data tranquilamente em apresentações e relatórios, por exemplo. Além disso, mais que na profissão, você também pode usar os conceitos da ciência de dados em sua rotina e práticas no dia-a-dia. Raciocina aí!

Você está pensando em continuar seus estudos? Acesse o Portal Pós e descubra o curso que melhor se encaixa em sua carreira. Aproveite e veja os cursos de Pós-Graduação EAD em oferta na Black Friday com descontos de 70%. Acesse e saiba mais! 

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades