Falar com o próprio gestor sobre seu trabalho e indicar pontos de melhoria não é fácil. Muitos profissionais se sentem intimidados nesse processo e acabam por não oferecer comentários que sejam pertinentes. Por isso, conhecer a dinâmica de feedback para líderes pode ajudar nesse processo.
Antes de mais nada, abrir essa possibilidade de dar feedback para os gestores deve estar alinhado com a cultura da empresa. Algumas organizações mais tradicionais não treinam seus líderes para explorar esse aspecto e, quando isso acontece, dificilmente o feedback acontecerá ou terá impacto.
Por outro lado, existem empresas que veem valor nesse tipo de dinâmica e preparam seus gestores para lidar com os comentários de sua equipe, entendendo que essa conversa permite aprimorar sua atuação e ainda é capaz de fortalecer a relação deles com o time.
A importância do feedback
Muitas pessoas ainda encaram o feedback como uma oportunidade do chefe falar mal do trabalho dos colaboradores. Mas, apesar de algumas dessas conversas serem mais difíceis, implementar uma cultura de feedback traz benefícios a longo prazo para a organização, especialmente no que diz respeito ao clima organizacional.
E pode não parecer à primeira vista, mas um time alinhado, com boa comunicação e treinado para lidar com feedbacks apresentará melhores resultados. Veja alguns benefícios do feedback:
Melhor relacionamento
Quando os colaboradores se sentem confiantes para fazer comentários construtivos sobre os colegas e líderes, isso abre uma possibilidade de ter um relacionamento mais colaborativo.
Claro que isso implica em fazer esse processo de forma estruturada. Ser criticado por um colega na frente de todos dificilmente criará laços. Mas, quando essa dinâmica é incentivada, as pessoas aprendem também a ouvir, o que permite criar mais empatia com os colegas e melhora a relação entre todos.
Melhor desempenho
Quando os profissionais sabem quais aspectos podem melhorar, eles entendem o caminho que podem percorrer para adquirir certas habilidades ou mudar hábitos que os ajudarão a prosperar.
Se falado da forma correta, o feedback terá impacto positivo e permitirá que as pessoas melhorem seu desempenho.
Evolução do time
Essa dinâmica, ao fortalecer as relações e alinhar a equipe, permite que todos cresçam e se desenvolvam. Com isso, novas ideias surgem, e as pessoas do time são capazes de desenvolver as atividades com mais eficiência e, ao se sentirem valorizados, vão alcançar melhores resultados.
Como estruturar o feedback?
O feedback deve ser uma ação estruturada. Como falamos, sair dizendo o que pensa de qualquer forma não terá impacto positivo nos colegas, e menos ainda nos líderes. Portanto, antes de estruturar essa dinâmica, é preciso ter em mente que estamos falando com pessoas e que nossos comentários podem afetá-las.
Você tem a oportunidade de inferiorizar ou inspirar uma pessoa, qual será sua decisão? Sabemos que não é fácil, especialmente quando é necessário falar algo ruim, mas a empatia e escolha de palavras devem guiar essa conversa.
Além disso, os comentários devem se basear exclusivamente em atitudes relacionadas ao trabalho, e não a questões ou conflitos pessoais. Além disso, existem diferentes tipos de feedback, confira:
Positivo: neste caso, a conversa serve para apontar os pontos favoráveis da atuação do líder e reforçar os comportamentos e atitudes que têm impacto positivo no trabalho da equipe.
Negativo: ao contrário, nessa conversa são levantados aspectos que podem ser melhorados na gestão.
Situacional: quando a conversa será focada em algum ponto específico, seja um projeto, seja uma determinada dinâmica entre liderança e equipe.
Com isso em mente, veja como estruturar um feedback para líderes:
1 – Planeje com antecedência
A conversa costuma ser pouco frutífera quando feita no calor do momento. O ideal é que os envolvidos planejem com antecedência a reunião e escolham um local adequado e privado.
Além disso, é importante que o colaborador avalie com cautela o que vai dizer, para evitar acusações ou frases que fiquem abertas à interpretação. Ensaiar antes pode ajudar a ter o discurso alinhado na hora.
2 – Evite acusações
A linguagem empregada no feedback faz toda a diferença. Dependendo da frase, o receptor da mensagem pode se sentir ofendido ou atacado. Por isso, é importante avaliar como dizer, evitando fazer acusações.
Isso pode ser feito por meio de observação. Por exemplo, ao invés de dizer “você não se planeja e isso impacta a equipe”, busque por algo como “eu percebo que a equipe enfrenta dificuldades para se planejar quando não há um cronograma para seguir”.
3 – Use exemplos
Ao avaliar determinado comportamento ou decisão, é importante apontar exemplos práticos de como isso afetou. Seguindo a referência acima, tente pontuar que tipo de ação foi afetada pela falta de planejamento, como uma entrega que atrasou pois o prazo não foi definido.
4 – Proponha melhorias
Em geral, o feedback é mais eficiente quando sugestões de melhoria são propostas. Isso porque, independente da hierarquia de quem está falando ou ouvindo, não há como adivinhar a melhor forma de acordo com a expectativa do outro.
Portanto, propor uma maneira de solucionar a questão já oferece um direcionamento de como melhorar a situação. Ainda usando o mesmo exemplo, o colaborador pode sugerir uma agenda compartilhada, ou uma reunião semanal de alinhamento.
É normal que os profissionais se sintam inseguros ao realizar uma dinâmica de feedback para líderes, mas isso faz parte do seu desenvolvimento na carreira. Profissionais que desejam se destacar devem alinhar o aperfeiçoamento técnico, como a realização de uma pós-graduação EAD, com o aprimoramento de habilidades comportamentais.