Como prospectar clientes no LinkedIn: 4 dicas valiosas

como prospectar clientes no LinkedIn

O LinkedIn se tornou um importante canal para fazer conexões profissionais, mostrar em detalhes as realizações no trabalho e conquistar novas oportunidades de emprego. Mas existem outras possibilidades, como prospectar clientes no LinkedIn

Conquistar uma nova clientela é um desafio, especialmente quando é feito por meio de canais digitais. O público está presente em diversas redes e a concorrência é grande, por isso desenvolver as estratégias adequadas é ideal. 

Isso não significa, porém, apostar todas as fichas em um só formato. Pelo contrário, ao prospectar, a equipe de marketing e vendas deve saber dividir seus esforços entre diversas plataformas. 

E uma delas pode ser o LinkedIn. Geralmente, quando se pensa em marketing e ações para expor a marca e oferecer produtos ou serviços, os canais mais utilizados são o Instagram, Facebook, ou ainda e-mails personalizados ou estratégias de rankeamento no Google. 

Tudo isso é válido e deve ser considerado, mas existe uma crescente tendência a optar pelo LinkedIn. Quando se trata de B2B, por exemplo, a rede já se tornou uma das mais relevantes. 

Quem atua no formato business to business, ou seja, vendendo para outras empresas e não o consumidor final, já entende a rede como uma estratégia importante. 

Um levantamento de 2016 já apontava o LinkedIn como uma fonte importante de leads, sendo 80% deles gerados pela plataforma. Já 92% afirmavam que a rede era mais preferida em comparação com outras. 

Como prospectar clientes no LinkedIn

Apesar de ser uma ferramenta que está no radar das empresas, para prospectar no LinkedIn é necessário um bom planejamento. Veja o passo a passo para entrar em contato com os potenciais clientes:

1 – Crie um perfil adequado

Parece besteira, mas o cliente precisa saber facilmente que tipo de profissional está lidando e que serviços ou produtos oferecem. É claro que a empresa deve ter um perfil na rede, mas a prospecção é mais eficiente quando vem de uma pessoa física.

Portanto, escolha uma boa foto, profissional e de boa qualidade. No headline, texto que vem logo abaixo do nome, seja breve e objetivo, citando sua posição na empresa e seus objetivos. 

2 – Interaja

As redes sociais são mais eficientes quando o perfil aparece com frequência. Isso significa fazer posts relevantes, marcar parceiros comerciais e interagir com seguidores e conhecidos, seja comentando em suas publicações, seja respondendo mensagens. É uma forma de ficar em evidência e chamar a atenção dos prospects.

Participar de grupos também ajuda a ser notado. O LinkedIn conta com essa opção que permite atrair profissionais com objetivos e interesses similares. Portanto, fazer parte de grupos permite fazer um filtro e interagir com pessoas que já podem ser potenciais clientes. 

3 – Faça conteúdos relevantes

Fazer posts é importante, mas não é qualquer coisa que atrairá o público desejado. As publicações têm que ter conteúdos relevantes para os potenciais clientes. Isso pode incluir realizações da empresa, projetos que você tocou ou até mesmo cases com resultados já alcançados.  

Como iniciar uma conversa de prospecção? 

Depois de seguir os passos iniciais acima, é preciso fazer um trabalho ativo em busca de potenciais clientes.  Antes de iniciar uma conversa, porém, é preciso ter uma estratégia em mente. 

A empresa precisa ter claro quem é o público que deseja alcançar, para evitar sair mandando mensagens aleatórias para pessoas que não estão interessadas. É preciso considerar, ainda, que uma empresa pode ter públicos distintos de acordo com as redes sociais. 

Por isso, é importante traçar um perfil do cliente que está no LinkedIn. A partir disso, veja como começar a interagir e fazer prospecção na rede:

Use a busca avançada

Uma das facilidades do LinkedIn é que a plataforma conta com ferramentas de buscas que permitem uma pesquisa avançada. Assim, é possível encontrar perfis a partir da localização geográfica, tipo de empresa ou até mesmo cargo. Isso facilita o encontro com as pessoas adequadas e aumenta as chances de retorno. 

Personalize a mensagem

Ao encontrar o perfil de interesse, o LinkedIn permite se conectar e enviar uma mensagem. Essa é uma ótima oportunidade de fazer o primeiro contato e iniciar uma conversa. Porém, muitas pessoas acabam utilizando uma frase genérica, o que pode esfriar o assunto. 

O ideal é personalizar a mensagem, com uma breve introdução e citando o nome da pessoa. Depois que a conexão for feita, é possível também mandar uma mensagem agradecendo pelo aceite. 

Inicie a conversa

Assim como no texto de conexão, essa mensagem inicial precisa ser personalizada. Usar o mesmo modelo e sair enviando para vários perfis diminui a chance do assunto continuar, justamente por ser impessoal. 

Para customizar, o ideal é consultar o perfil da pessoa e encontrar pontos em comum. Pode ser uma publicação com tema que interessa a ambos, ou uma experiência profissional similar. 

Ofereça algo de valor

Um dos motivos para que uma estratégia seja feita com antecedência é que a melhor forma de manter esse lead engajado é oferecendo algo de valor, baseado em seus interesses. Um ebook, um curso ou palestra. 

Se o marketing estiver desenvolvendo um planejamento de inbound, pode ser que haja uma página de destino onde a pessoa pode se cadastrar. Indique esse conteúdo para o prospect, lembrando de manter a conversa personalizada. 

Dominar essas estratégias exige conhecimento aprofundado e seguir se aperfeiçoando com uma pós-graduação EAD permite se tornar um especialista capaz de desenvolver estratégias como prospectar clientes no LinkedIn. 

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