Para se ter um ambiente profissional, produtivo e agradável, o bom relacionamento com os colegas é uma característica indispensável. Mas, afinal, como ter bom relacionamento com colegas de trabalho? Reunimos algumas dicas de como cultivar essa boa relação profissional. Confira!
Como ter bom relacionamento com colegas de trabalho?
1. Tenha uma boa comunicação
A comunicação é a base de qualquer relacionamento, e isso inclui os relacionamentos do ambiente profissional. E quando falamos sobre boa comunicação, é sobre ter cuidado não somente com o que fala, mas também com o modo como escuta, age e até mesmo reage.
Sempre que tiver que falar algo, seja claro e direto, evitando informações confusas que possam vir a se tornar um mal-entendido. Pratique uma escuta ativa, em que presta atenção ao que os colegas de trabalho estão dizendo, sem interromper ou desvalorizar opiniões, independente do quão diferentes das suas elas possam ser.
Também aja de maneira atenciosa, para que o colega de trabalho não se sinta menosprezado. A boa comunicação, respeitosa e formal, serve ainda para impor limites em algumas situações específicas, como conter maiores desagrados – como fofocas, desrespeito, momentos em que sentir sua privacidade exposta, entre outras situações desconfortáveis.
2. Seja empático
Lembre-se de que todos os seus colegas de trabalho são, acima até mesmo de profissionais, seres humanos. E seres humanos têm dias difíceis, passam por dificuldades e angústias. Seja empático, cortês e evite fazer comentários ofensivos, tentando sempre entender quais são as motivações do colega para agir de tal modo.
Por fim, tente ajudá-lo, se houver abertura para isso, afinal, vocês são colegas. Comece oferecendo suporte emocional, pois às vezes apenas uma escuta já pode fazer uma diferença enorme.
3. Respeito acima de tudo
Tenha, como já dito anteriormente, respeito e cortesia por todos os seus colegas de trabalho. O respeito gera respeito, e, sendo respeitoso diariamente, dificilmente não terá um bom relacionamento com os seus colegas. Isso porque, mesmo em um dia ruim, eles não se sentirão confortáveis de tratar mal alguém que além de respeitoso, é sempre tão empático.
4. Seja confiável, mas não perca o profissionalismo
Sabemos da importância de relações pessoais, porém, não deve-se em hipótese alguma deixar de lado o profissionalismo, pois seu colega continua sendo um colega de trabalho. Seja confiável, mantendo suas promessas, cumprindo prazos e sendo pontual com tarefas. Mas mantendo sempre o foco em seu trabalho, evitando fofocas e piadas ou comportamentos inapropriados.
Lembre-se também de que limites existem para serem impostos. Saiba o que é e o que não é apropriado para ser conversado em ambiente de trabalho. Assuntos pessoais podem surgir, mas nunca devem ser o foco da sua amizade profissional.
5. Colabore com a equipe
Esteja disponível para colaborar e ajudar seus colegas de trabalho sempre que necessário. Compartilhe seus conhecimentos e experiência, se mostrando aberto também a aprender.
Colaborar com a equipe é essencial quando se trata de ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, pois para se ter esse ambiente saudável é preciso que todos se empenhem em resolver problemas e ninguém se sinta sobrecarregado. Se alguém se sentir sobrecarregado, não considerará o próximo da equipe um bom colega.
É importante colaborar com todos também no sentido de dar os créditos pelas vitórias, sejam individuais, sejam em grupo. Reconheça e valorize o trabalho de cada um deles, elogiando e mostrando ser uma pessoa grata.
5. Evite conflitos
Seja diplomático! Em caso do surgimento de desentendimentos, tente resolver tudo de maneira empática, pacífica e construtiva. Nesse caso, é interessante aprender a resolver esses conflitos, identificando de maneira precoce todo o evento, utilizando uma comunicação aberta e soluções construtivas.
Evite fofocas, comentários maldosos e sempre respeite a diversidade. Esteja aberto para lidar com diferentes culturas e perspectivas. O desrespeito é um dos motores de conflitos, por isso é importante mantê-lo por longe. Além disso, se sentir que a situação pode sair do controle, procure ajuda da liderança.
6. Seja positivo!
Mantenha uma atitude positiva e otimista, ajudando assim a construir um ambiente de trabalho agradável e motivador. Diante dos problemas aponte soluções de abordagem positiva e encorajadora, para que a equipe não se curve diante da dificuldade. Esses problemas enfrentados juntos deixarão a equipe mais resiliente.
Uma dica: use o seu humor, de maneira apropriada e profissional, para aliviar algumas tensões que possam surgir em períodos de alta demanda. Nessas semanas de muito trabalho, procure criar momentos de descontração com a equipe, como um almoço em um lugar diferente ou um happy hour.
7. Respeite o espaço e tempo dos colegas
Por último, mas não menos importante, respeite o espaço e o tempo dos colegas. Lembre-se de que essa é uma amizade, acima de tudo, profissional. Não faça perguntas invasivas e nem bisbilhote a vida pessoal ou profissional do seu colega.
Evite interromper desnecessariamente e não exija do seu colega uma ajuda em seu período de descanso, independente do nível de amizade que vocês têm. Respeite também o espaço físico dele, evitando mexer em sua mesa e cuidando dos espaços comuns, como sala de reunião e cozinha.
E, agora que já sabe de todas essas dicas de como ter bom relacionamento com colegas de trabalho, que tal saber mais sobre o curso de comunicação e motivação no trabalho, que pode te ajudar a ter um bom relacionamento com colegas de trabalho?