Quando uma equipe age com desconfiança, o ambiente de trabalho corre o risco de ficar tóxico, o que compromete a colaboração e a produtividade. Aprenda como lidar com desconfiança da equipe, principalmente se você for um líder de primeira viagem.
Se os membros da equipe desconfiam uns dos outros ou de seus líderes, a comunicação se torna ineficaz, e abre margem para conflitos. Com base nisso, podemos entender que a confiança é fundamental, já que promove um ambiente onde todos se sentem seguros.
O que causa a desconfiança?
Vários fatores podem ocasionar na desconfiança por parte da equipe. A falta de transparência é um deles. Uma pessoa tende a deixar de confiar quando vê que a outra esconde coisas.
Se os líderes ou colegas frequentemente falham em cumprir suas promessas, a confiança também pode ser corroída rapidamente. O mesmo pode se aplicar à falta de reconhecimento aos esforços e contribuições dos membros da equipe.
Se a equipe não se sente unida ou alinhada em direção aos mesmos objetivos, isso também pode causar desconfiança entre os membros. Cabe ao líder promover um vínculo entre todos.
Também é importante tomar cuidado com demonstrações de favoritismo, injustiça ou tratamento desigual, já que isso também pode prejudicar a confiança entre os membros da equipe.
Como lidar com a desconfiança da equipe
Para lidar com a desconfiança da equipe, o líder precisa investir em ações estratégicas e consistentes. A ideia é criar um ambiente de trabalho aberto e colaborativo. Separamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão!
1 – Comunicação aberta
Incentive uma comunicação transparente onde todos os membros possam expressar suas opiniões e preocupações sem medo de retaliação. Ao mesmo tempo, não esconda de sua equipe as informações importantes.
Sempre deixe todos a par do que está acontecendo na empresa, à medida do possível, assim deixa a sensação de que eles estão integrados, e não deixados de lado.
2 – Valorize os funcionários
Sempre cumpra suas promessas e compromissos. Se não puder cumprir, explique o motivo e renegocie os prazos. De qualquer forma, é fundamental que valorize e reconheça as contribuições individuais e coletivas, mostrando que cada membro é importante.
3 – Seja justo
Trate todos os membros da equipe de forma justa e equitativa, evitando favoritismos. Um líder deve equilibrar o vínculo que cria com os membros da equipe e a imparcialidade.
4 – Resolva os conflitos
Não ignore os conflitos, senão isso pode se alastrar e a situação tende a piorar. Em vez disso, concentre-se em resolver o mais rápido possível, conversar com as partes envolvidas separadamente e pensar em um meio termo que seja justo para todos.
5 – Gerencie as mudanças com cuidado
Mudanças frequentes na estrutura da equipe, nas responsabilidades ou nas metas podem criar um ambiente de incerteza e desconfiança. Por isso, está nas mãos do líder a tarefa de gerenciar mudanças com cuidado, o que envolve comunicar claramente os motivos e os benefícios das mudanças.
Também é importante ouvir e responder às preocupações da equipe e fornecer suporte durante a transição. Esse processo transparente e empático faz com que todos os membros da equipe se sintam incluídos e valorizados. Resultado: menos ansiedade e resistência.
6 – Encoraje a equipe a se expressar
É necessário garantir um ambiente onde os membros da equipe se sintam seguros para compartilhar suas ideias e preocupações. Mostre, também, que cada um pode expressar as próprias ideias sem medo de julgamentos.
Para isso, sempre escute o que os colaboradores têm a dizer e não despreze nenhuma ideia logo de cara. Busque sempre entender mais, e se for inviável, explique o porquê e sugira alterações — de forma positiva e respeitosa, para que ninguém se sinta acuado.
Dicas para um líder pela primeira vez
Se você é líder pela primeira vez, tire tempo para conhecer a equipe — entender as habilidades, aspirações e personalidades de cada um dos membros. Deixe as expectativas claras e mantenha uma comunicação sempre aberta e regular.
Pense que um bom líder representa um exemplo a ser seguido, então demonstre os comportamentos e atitudes que você espera da sua equipe. Para conquistar a confiança dos outros, você também precisa confiar! Entenda que a equipe é capaz. Confie e distribua tarefas conforme as habilidades de cada um. Além disso, só tome decisões com confiança e baseadas em dados.
Os erros mais comuns dos novos líderes envolvem o microgerenciamento (ou seja: tentar controlar todos os detalhes pode sufocar a autonomia e criatividade da equipe) e evitar conflitos (ignorar em vez de resolvê-los).
Ao desconfiar da equipe e assumir todas as responsabilidades sozinho, além de cair no esgotamento e na ineficiência, você também mostra insegurança ao time e, como resultado, eles também ficam inseguros e passam a desconfiar.
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