Como liderar em um ambiente multigeracional? 6 dicas

O ambiente multigeracional reúne colaboradores de diferentes idades e, consequentemente, há uma variedade de experiências profissionais e diferentes expectativas em relação ao trabalho, à liderança, à comunicação e ao desenvolvimento com base nas experiências e valores de cada geração. Liderar nesse contexto pode ser um desafio.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela empresa de educação corporativa SPUTNiK, cerca de oito em cada dez líderes têm dificuldade de conduzir esse ambiente com distintas gerações. Isso porque liderar um ambiente desse pode ser sinônimo de gerenciar os conflitos geracionais (que, segundo a pesquisa, estão entre os maiores desafios para 21% desses profissionais).

Desafios de liderar um ambiente multigeracional

A pesquisa em questão contempla a segunda edição do Panorama de Sentimento das Lideranças, e ouviu mais de 250 líderes de grandes companhias, sob a premissa de entender como se sentem em relação à gestão, hoje e no futuro.

Segundo o estudo, os desafios de liderar um ambiente multigeracional estão relacionados à chegada da Geração Z ao mercado de trabalho, o que resulta em um novo conjunto de prioridades e demandas. 

A SPUTNiK reconhece que é uma geração cada vez mais adepta a seguir à risca as limitações de sua função, sem preocupações em ter um perfil workaholic, ou seja: fazer apenas o necessário no trabalho.

Assim, o relatório revela que a Geração Z tem sido menos engajada que os millennials e baby boomers, sendo que os profissionais acima dos 30 anos são conhecidos por sua dedicação incansável ao trabalho. 

Os pesquisadores ainda chegaram a questões que continuam confusas para os líderes: formas de desenvolver e engajar a equipe (25%), possibilidades de crescimento de negócio a longo prazo (24,6%) e alinhar saúde mental com o desenvolvimento profissional do time (19,8%). 

Vantagens do ambiente multigeracional

Apesar dos desafios, o ambiente que reúne diversas gerações pode ser bem proveitoso para a empresa que souber como conduzir a situação a seu favor.

Considerando que cada geração traz consigo experiências de vida e profissionais únicas, podemos perceber que uma equipe multigeracional pode se beneficiar dessa diversidade de perspectivas, abordagens e conhecimentos.

Além disso, a combinação de diferentes pontos de vista e experiências muitas vezes leva a soluções mais inovadoras. Em paralelo, a diversidade de pensamento pode impulsionar a criatividade e a resolução de problemas.

Se o ambiente for bem administrado, os profissionais mais experientes têm a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com os mais jovens, contribuindo para o desenvolvimento da próxima geração de líderes e profissionais.

Diferentes gerações podem ter diferentes abordagens à mudança e à adoção de novas tecnologias, então a mistura de habilidades e atitudes pode ajudar a empresa a se adaptar mais rapidamente a mudanças no mercado. 

Como liderar um ambiente multigeracional

Liderar em um ambiente com múltiplas gerações é um convite para criar equipes dinâmicas e produtivas. Para conduzir de maneira eficaz, é importante entender as características e necessidades de cada geração e colocar algumas atitudes em prática:

1 – Reconhecer a diversidade

Estar ciente das diferentes gerações presentes em sua equipe e reconhecer a diversidade de experiências, valores e expectativas é um primeiro passo para que a liderança nesse contexto plural seja eficaz. Afinal é compreendendo a existência das diferenças que se aprende a trabalhar com elas.

2 – Incentivar o diálogo aberto

Estabelecer um ambiente de compreensão mútua entre as gerações e dissipar estereótipos também é um passo importante para que todos se sintam à vontade com suas diferenças.

Com isso em mente, o líder também deve criar oportunidades para colaboração entre membros de diferentes gerações, incentivando o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

3 – Promover programas de mentoria

Encorajar mentorias intergeracionais também pode ser uma estratégia eficaz para unir as pessoas de diferentes idades no ambiente de trabalho. Para isso, vale implementar programas que incentivem a conexão entre membros.

Mantenha a participação no programa de mentorização voluntária para que os participantes estejam genuinamente interessados em compartilhar e adquirir conhecimento e ofereça treinamento abordando habilidades de comunicação, construção de relacionamentos e definição de metas.

4 – Incentivar o desenvolvimento profissional

Também pode ser importante incentivar as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que atendam às necessidades e estilos de aprendizado de todas as gerações. Não se esqueça de celebrar as conquistas individuais e coletivas, reconhecendo o mérito de maneira inclusiva.

5 – Ressaltar a inclusão

Palestras e dinâmicas que giram em torno da inclusão podem ajudar a estreitar laços entre colaboradores mais velhos e mais jovens, e ajudam a deixar clara a importância de respeitar as diferenças. 

Cabe criar um conteúdo que destaque a importância da inclusão geracional, além de oferecer ideias sobre características de cada geração e inclua casos práticos e exemplos relevantes para ilustrar situações de inclusão geracional.

6 – Incentivar os estudos

Espalhar a importância dos estudos pode ajudar a manter um bom ambiente multigeracional, já que os profissionais mais velhos ficam atualizados no mercado, e os mais jovens adquirem experiência. A pós-graduação Unopar pode ajudar nessa missão e aumentar o conhecimento.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!