Desde o envio do currículo até descobrir se passaram ou não, os candidatos têm um longo caminho a percorrer, incluindo as tão temidas entrevistas. Porém, você sabia que é possível se preparar para elas? Foi por isso que preparamos um material completo com 50 perguntas de entrevista de emprego com respostas.
Por mais que cada entrevista seja única, dependendo de fatores muito específicos, como a sua área, tempo de experiência, a empresa e o cargo, quem já participou de processos seletivos já sabe. Muitas perguntas são verdadeiros clássicos, se repetindo em boa parte das conversas, independente de outros fatores.
Isso significa que você pode se preparar de forma direcionada. Ao estudar os principais questionamentos e ver exemplos de respostas, você terá uma ferramenta muito valiosa nas mãos. Assim, você vai adaptar as situações para os seus cenários, diminuindo o seu nervosismo e as chances de entrar em pânico no meio da conversa, algo que poderia prejudicar seu desempenho na entrevista.
Então, sem mais delongas, confira as perguntas e algumas ideias de respostas abaixo.
50 perguntas de entrevista de emprego com respostas
1 – Poderia falar mais sobre você?
Aqui, o ideal é mencionar sua trajetória e experiência profissional, ressaltando suas competências e objetivos.
“Me formei em Direito há 10 anos e, desde então, atuo com Direito Ambiental, tendo uma especialização na área. Há três anos sou advogado sênior, liderando casos ambientais e também uma equipe formada por advogados plenos, juniores e também estagiários. Meu grande objetivo sempre foi estar em cargos de gestão, por isso estou cursando um MBA e buscando novas oportunidades para colocar minha experiência e habilidades de liderança em prática.”
2 – Por que você quer trabalhar aqui?
Esse é o momento de deixar claro para o recrutador que os seus valores e objetivos estão alinhados com os da empresa. Assim, você mostrará ser um candidato ideal para a vaga.
“O escritório de advocacia é a maior referência do país em casos ambientais, e me identifico muito com o propósito e valores da empresa. Desde muito jovem sou engajado em questões ambientais, em especial sobre mudanças climáticas, e poder fazer a diferença para o mundo sempre foi o meu grande motivador. Além disso, a companhia é comprometida com o desenvolvimento e crescimento de seus colaboradores, e eu gostaria de me dedicar a uma organização por longos anos, o que eu sei que seria possível aqui.”
3 – Quais são os seus pontos fracos?
Chegou o momento de balancear a honestidade com a estratégia. Você não deve mentir de forma alguma, mas vale a pena tomar cuidado para não ser sincero sem ser estratégico. Para isso, foque em mencionar fraquezas que já estão sendo “consertadas”.
“Tenho dificuldades em delegar algumas tarefas. Porém, desde que assumi uma posição mais alta, tenho trabalhado para melhorar esse ponto. Ainda há muito o que fazer, mas já sinto os benefícios de conseguir repassar demandas e focar mais no trabalho de liderança, o que impacta positivamente tanto a mim quanto à minha equipe.”
4 – E quais seriam os pontos fortes?
A estratégia não pode estar apenas nos pontos fracos, sabia? Para falar dos seus pontos fortes, escolha aqueles que estão ligados à nova oportunidade e que têm exemplos bons a serem mencionados.
“Sou um profissional extremamente organizado e focado na produtividade. Nos últimos seis meses, por exemplo, implementei novos processos de gestão de tempo com a minha equipe, que reduziu a quantidade de horas extras e está muito mais motivada e descansada agora.”
5 – Por que quer sair do seu atual trabalho?
Tome bastante cuidado aqui. Deixe pontos negativos de fora e foque nos pontos positivos de buscar uma nova oportunidade alinhada com seus valores e metas.
“Eu quero crescer muito mais e estar exposto a oportunidades que me façam aprender ao máximo sobre liderança em Direito Ambiental. Por isso, vejo na empresa uma chance única de me desenvolver, contribuir e dar um grande salto profissional.”
6 – Como você quer estar daqui a 5 anos?
Quais são as suas metas e plano de carreira? E como elas se conectam com a vaga para a qual está concorrendo?
“Em 5 anos eu quero estar mais consolidado em uma posição de liderança, atuando para ser um líder empático e dedicado à sua equipe, além de ser um nome reconhecido na área do Direito Ambiental.”
7 – Qual foi sua maior realização profissional até o momento?
Além da felicidade em poder contar sobre uma grande realização, não se esqueça de ressaltar o seu papel e o impacto que ela teve no seu trabalho.
“Recentemente eu e minha equipe ganhamos um caso bastante importante, que garantiu a indenização de diversas famílias impactadas pela construção irregular de um empreendimento imobiliário. O caso era difícil e complicado, mas em um trabalho em equipe, com muitas orientações minhas sobre litígios ambientais, organização e otimização do tempo, conseguimos uma decisão positiva na Justiça.”
8 – E qual foi um desafio de trabalho?
Pense em um grande desafio com resultado positivo, focando nas ações que você coordenou e tomou.
“Recentemente, um novo cliente buscou o escritório para um caso bastante urgente e difícil. Isso exigiu muita organização, foco, estratégias de produtividade, comunicação, transparência e alinhamento com toda a equipe. Em muito pouco tempo, precisamos desenvolver uma estratégia e argumentação, sem sobrecarregar a equipe. Foi muito complexo, mas no fim das contas, vencemos o caso.”
9 – Como você gerencia diversos projetos e/ou clientes ao mesmo tempo?
Esse é o momento ideal para descrever suas estratégias para gerenciar o tempo e otimizar a produtividade, com exemplos reais e tangíveis.
“Uma das minhas principais estratégias é conhecer a minha equipe para saber quem são os profissionais ideais para cada projeto. Assim, sempre tenho advogados com habilidades específicas nos clientes que precisam delas. Além disso, uso ferramentas de gerenciamento, tanto para projetos quanto para tempo, diariamente, além de manter uma agenda organizada, com controle rígido de reuniões para que elas só aconteçam quando for de fato necessário.”
10 – Você lida bem com prazos mais apertados?
Mais uma vez, foque nas suas habilidades e estratégias para isso.
“Com o tempo, desenvolvi ferramentas e estratégias, além de processos, que conseguem otimizar o trabalho com os clientes. Especialmente nos primeiros momentos de um novo projeto, quando precisamos lidar com questões burocráticas e conhecer o caso, tenho metodologias próprias que agilizam o trabalho e tornam tudo mais simples, sem comprometer a qualidade das entregas. Além disso, gosto de manter uma comunicação clara com a equipe, sem espaço para mal entendidos”
11 – Você se adapta bem a novas tecnologias?
Busque ser honesto e mostrar que você valoriza e reconhece os efeitos positivos da tecnologia no trabalho do dia a dia.
“Acredito que as tecnologias podem contribuir e muito para o cotidiano dos advogados. Por isso gosto de me manter atualizado e sempre entender como posso usar as novidades para melhorar o trabalho. Por exemplo, recentemente fiz um curso livre para aprender mais sobre inteligência artificial, suas potencialidades e riscos para o Direito.”
12 – Como você recebe feedbacks negativos?
Tome cuidado com a armadilha. Foque em dizer como eles podem ser positivos e representam uma chance para se desenvolver.
“Por mais que não seja confortável receber feedbacks negativos, eu aprendi a vê-los com uma grande oportunidade para revisar minhas práticas de trabalho e me tornar um profissional ainda melhor. Por exemplo, percebi que precisava delegar mais tarefas depois de comentários em minha avaliação anual, e por isso busquei melhorar esse aspecto.”
13 – De que maneira você prioriza tarefas?
Aqui, vale a pena detalhar suas estratégias e falar de metodologias específicas que facilitam o seu dia a dia.
“Já testei muitas técnicas ao longo de minha carreira, e encontrei na Matriz de Eisenhower a melhor maneira de me organizar com a priorização de tarefas. Com ela, consigo identificar e focar as atividades mais importantes e urgentes, fazendo com que meus prazos sempre sejam cumpridos.”
14 – Como você se mantém atualizado das novidades e tendências na sua área?
Ser um profissional atualizado é fundamental para as empresas, então, reforce o quanto você valoriza a atualização.
“Gosto muito de participar de eventos e congressos sobre Direito Ambiental, e consumo notícias em portais especializados de forma diária. Além disso, estou sempre em busca de novas oportunidades de educação, com especializações e cursos livres. Recentemente, iniciei um MBA e concluí um curso livre em Inteligência Artificial, por exemplo.”
15 – De que forma você lida com conflitos no ambiente organizacional?
Quais são as suas estratégias? Que exemplos você pode mencionar?
“Gosto de usar a abertura que tenho com a minha equipe para solucionar conflitos de forma construtiva. Para isso, tento entender todos os lados, coloco o foco na resolução e uso a empatia para que tudo termine da melhor forma possível.”
16 – Além disso, como você faz para tomar decisões difíceis?
Nesse caso, você pode descrever como toma decisões por meio de alguns exemplos concretos, que ajudem o recrutador a visualizar a sua linha de raciocínio.
“Para mim, é muito importante avaliar todas as possibilidades que estão em jogo, analisando os pontos positivos e negativos de cada uma delas e os seus impactos. Para isso, eu relembro de processos anteriores, consulto colegas, faço um exercício de projetar o futuro com cada uma delas e lembro que, em um cargo de gestão, tenho a capacidade para tomar essa decisão. Foi exatamente o que fiz no mês passado, ao decidir uma nova contratação entre dois candidatos muito fortes.”
17 – Você gosta de trabalhar em equipe?
Aqui, vale a pena relembrar sua trajetória com foco no trabalho em equipe, reforçando que enxerga a importância dele no trabalho.
“Tive a sorte de, ao longo da carreira, ter contado com colegas de trabalho incríveis e ambientes que incentivavam a colaboração. Por isso, valorizo muito o trabalho em equipe e acredito que ele é essencial na área do Direito. Em meu time, deixo isso muito claro a todos os profissionais, e no dia a dia, consigo fomentar o espírito de equipe que só traz resultados ainda mais positivos.”
18 – Como você lida com clientes difíceis?
Não se esqueça de mencionar suas estratégias e mostrar como aprendeu essa soft skill ao longo da sua trajetória profissional.
“Trabalhar em escritórios de advocacia desde os estágios da faculdade me ensinou muito sobre lidar com clientes. No fim do dia, eu mostro que estou do lado dele e inteiramente pronto para ajudá-lo. Com calma, confiança, humildade e o foco em atender as necessidades do cliente, consigo conquistar até mesmo os mais complicados.”
19 – Você consegue aprender com os seus erros?
Seja humilde e realista, ressaltando como os erros podem ser uma grande chance de desenvolvimento profissional.
“Os erros sempre foram, para mim, uma frustração e também uma oportunidade. Confesso que errar não me agrada nem um pouco, mas consigo transformar esse sentimento em combustível para aprender cada vez mais e, consequentemente, errar menos. Para isso, eu avalio a trajetória do erro, vejo onde me perdi, considero as outras opções que deixei passar e monto um plano de ação para evitar que o deslize se repita.”
20 – Como é para você trabalhar com profissionais de diferentes personalidades?
Ressalte a importância da diversidade para você e dê exemplos que comprovem a sua afirmação.
“Eu sempre gostei da pluralidade de ideias e pensamentos. No Direito, contar com profissionais que olham para a mesma situação de formas diferentes é muito valioso, e algo que eu aprecio ainda mais hoje, em um cargo de gestão.”
21 – Como você lida quando precisa trabalhar com diferentes tipos de equipes?
Da mesma maneira, não se esqueça de falar sobre o quão valiosas são equipes diferentes e sobre a importância de conseguir se adaptar.
“Com uma boa comunicação, tudo pode ser resolvido. Além disso, trabalhar com diferentes tipos de equipes significa aprender cada vez mais e se tornar um profissional ainda mais completo. Por exemplo, frequentemente preciso trabalhar com profissionais do RH e da Comunicação, que sempre trazem perspectivas diferentes e deixam o trabalho ainda mais rico.”
22 – Você já precisou aprender habilidades novas para o trabalho? Como foi essa experiência?
Ressalte que você reconhece a relevância de estar sempre aprendendo, e não se esqueça dos exemplos.
“Sim, estou sempre buscando aprender mais para melhorar o meu trabalho, e muitas vezes preciso me atualizar tanto para melhor atender meus clientes quanto para ser um gestor mais bem preparado. Por exemplo, recentemente me dediquei a um curso de Inteligência Artificial, que me ajudou bastante a entender como otimizar meu tempo em atividades mais operacionais do dia a dia.”
23 – Como você lida com mudanças no ambiente de trabalho?
Aqui, vale a pena mostrar como você é tranquilo em relação a mudanças, com resiliência, flexibilidade e adaptabilidade.
“Trabalhar em escritórios de advocacia faz com que os profissionais se acostumem com mudança, e estou nesse ambiente há muitos anos. Por mais que sempre tenha atuado na mesma área, os clientes, casos e situações mudam o tempo todo, então eu desenvolvi habilidades de resiliência e flexibilidade que me ajudam a navegar muito bem por essas situações.”
24 – Qual a sua grande motivação de carreira?
Não se esqueça de ir além dos clichês e dar exemplos concretos, adicionando personalidade à resposta.
“Minha grande motivação é conseguir impulsionar meus liderados e, ao mesmo tempo, promover mudanças de impacto por meio do Direito Ambiental. Contribuir para a causa ambiental é o meu propósito, então, unir essa paixão com o meu trabalho é a verdadeira realização de um sonho.”
25 – Você já trabalhou com colegas difíceis? Como lidou com isso?
Mais uma vez, é importante dar exemplos que mostrem a maneira como você lidou com situações complicadas no trabalho.
“Há alguns anos tive um colega cujo estilo de trabalho não combinava com o meu. Ele não era organizado, não cumpria os prazos determinados e acabava prejudicando o andamento dos processos e do restante da equipe. Para tentar resolver, tive uma conversa franca para entender o que estava acontecendo e tentar encontrar uma solução em conjunto.”
26 – Você sabe gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente?
Ser multitarefas pode ser bem importante em algumas posições, por isso, explique o que você faz com exemplos.
“Com o tempo desenvolvi muitas técnicas para ser multitarefas. Por exemplo, gosto de usar listas de tarefas, ter um calendário organizado e trabalhar para garantir que a equipe esteja alinhada. Assim, os projetos simultâneos ocorrem de forma tranquila e natural, com entregas de sucesso dentro dos prazos esperados.”
27 – O que você faz para manter a produtividade ao longo do dia?
Quais são as suas estratégias de produtividade? O que você faz para manter a consistência no cotidiano?
“Para mim, a melhor técnica de produtividade é a Pomodoro. Com ela, eu consigo focar no desenvolvimento e revisão de materiais no tempo estipulado, parando para relaxar de maneira regular. Assim, eu não fico cansado e consigo entregar o meu melhor.”
28 – Como você lida com as diferenças de cultura organizacional ao mudar de emprego?
Deixe claro que você é adaptável e gosta de mudanças, sem deixar dúvidas sobre a sua performance ao iniciar na nova empresa.
“Sou bastante flexível e curioso, então, por mais que seja natural levar um tempo para entender a nova cultura, costumo me adaptar com facilidade. Sempre busco conversar com os colaboradores, seguir as orientações dos Recursos Humanos, consumir todas as informações e participar de todos os treinamentos possíveis, o que deixa tudo mais simples.”
29 – Você gosta de tomar a iniciativa?
Ser proativo é um grande trunfo no mercado de trabalho. Então, prove que você tem essa soft skill.
“Eu sempre fui proativo e tive espírito de liderança. Então, adoro tomar a iniciativa e começar novos projetos e ideias que podem melhorar o trabalho e ser efetivos.”
30 – Como você lida com a necessidade de aprender com os colegas?
Aqui, o recrutador quer que você reconheça a importância do aprendizado colaborativo. Sendo assim, valorize esse ponto e mostre de forma concreta como isso já aconteceu com você.
“Aprender com os colegas é uma verdadeira oportunidade, independente do nível de senioridade. Inclusive, recentemente aprendi vários atalhos tecnológicos com a nova estagiária, o que deixou o meu trabalho e o de toda equipe ainda mais ágil.”
31 – O que você faz quando precisa tomar decisões rápidas?
Conseguir ser rápido e tomar boas decisões profissionais em pouco tempo é uma grande vantagem. Por isso, conte mais sobre o seu processo de tomada de decisões com histórias reais.
“Com pouco tempo disponível, sempre analiso as informações que tenho e uso a experiência para tomar a melhor decisão. Isso acontece frequentemente em audiências, por exemplo.”
32 – Você consegue se adaptar a novos processos com facilidade?
Lembra da importância da resiliência, adaptabilidade e flexibilidade? Elas também precisam aparecer na sua resposta aqui.
“Sempre fico animado para conhecer novos processos e conseguir melhorar o meu trabalho. Recentemente, a empresa onde trabalho implementou um sistema bastante avançado para organizar processos e contratos, e poder aprender mais sobre ele tem sido incrível e produtivo.”
33 – Você tem experiência trabalhando com pessoas de culturas diferentes?
Essa é uma excelente oportunidade para mostrar suas experiências, falar de outros idiomas e deixar claro que ambientes diversos te atraem.
“A diversidade de culturas sempre me atraiu muito, e desde pequeno tenho interesse em viajar e aprender novos idiomas. Hoje, falo inglês, francês e espanhol, e já tive a oportunidade de fazer um intercâmbio para o Peru quando mais jovem. Essa viagem me ensinou muito sobre o valor e importância da diversidade. Então, quando entrei em uma multinacional e comecei a atuar em casos com intersecções de geografias, foi incrível poder ter experiências profissionais com pessoas de culturas diversas, algo que valorizo muito e me deixa animado em todas as ocasiões. Afinal de contas, essa interação é sempre rica e capaz de ensinar muito a todos”
34 – Como você lida com a necessidade de trabalhar com pessoas de níveis hierárquicos diferentes?
Fale sobre a sua experiência ao trabalhar com profissionais de níveis hierárquicos distintos, focando nas suas estratégias.
“Saber me comunicar sempre me ajudou bastante na hora de lidar com hierarquias. Seja para lidar com profissionais mais experientes, seja com os mais jovens, ser transparente e ter uma comunicação objetiva é um grande trunfo. Isso faz com que o trabalho flua melhor e ainda possibilita que os aprendizados sejam mútuos. Afinal de contas, independente da hierarquia, sempre podemos aprender com outros profissionais.”
35 – Você gosta de trabalhar em ambientes dinâmicos?
Lembre-se de mostrar o seu interesse e experiências com ambientes mais dinâmicos.
“Por mais que eu sempre tenha atuado na área ambiental, estar em escritórios de advocacia com clientes diversos me ensinou muito sobre ambientes dinâmicos. Afinal de contas, cada caso e cliente é único. Aprender a ser adaptável e flexível me ajudou a lidar com a imprevisibilidade e o dinamismo da melhor maneira possível.”
36 – Como você aprende novas habilidades rapidamente?
Saber aprender de forma rápida tem sido uma competência muito valorizada pelas empresas. Então, fale sobre isso com exemplos.
“Gosto bastante de contar com a ajuda de profissionais que já têm habilidades que quero desenvolver. Além disso, os cursos online são práticos e me ajudam muito quando o tempo é uma questão. Foi assim que aprendi mais sobre inteligência artificial, com um curso livre online que fiz em menos de uma semana.”
37 – Você tem experiência trabalhando com diferentes ferramentas?
Mostrar a sua versatilidade e interesse por novas ferramentas é importante, assim como dar exemplos.
“Já trabalhei com diversas ferramentas diferentes no trabalho, e gosto bastante de aprender cada vez mais sobre elas. Por exemplo, estou testando uma nova ferramenta de gerenciamento de projetos que já deixou o meu cotidiano mais dinâmico.”
38 – Como você lida com a necessidade de trabalhar com diferentes tipos de projetos?
Sua versatilidade será importante mais uma vez!
“Trabalhar com projetos diferentes é sempre uma oportunidade para aprender mais e usar minhas habilidades de maneiras distintas. Por isso, essa necessidade é algo que me agrada bastante e sempre me mantém motivado no trabalho.”
39 – Você tem familiaridade com diferentes metodologias de trabalho?
Mencione as metodologias com as quais já trabalhou e como foi a sua experiência.
“Aprender novas metodologias é sempre uma ótima oportunidade, e particularmente adoro quando tenho a chance de conhecê-las. Atualmente, tenho trabalhado com metodologias ágeis, que deixam o trabalho muito mais otimizado.”
40 – Como você lida com a necessidade de estar atualizado com as melhores práticas da sua área?
Aqui, aproveite para ressaltar as suas estratégias para se manter atualizado na área, dando exemplos recentes.
“Estou sempre em busca de novos conhecimentos, seja com conteúdos de Direito, eventos, palestras, congressos ou cursos. Tanto as especializações quanto os cursos livres online fazem parte da minha estratégia para me manter atualizado, bem como consumir blogs, portais e revistas da área.”
41 – Como você lida com a necessidade de gerenciar o seu tempo?
Explique as suas táticas e dê exemplos de como elas te ajudam no cotidiano do trabalho.
“Uso diversas ferramentas para me ajudar na gestão do tempo. Meu calendário está sempre organizado e atualizado, gosto das listas de tarefas e uso metodologias como a Pomodoro para que o tempo fique bem distribuído entre as demandas.”
42 – Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
Aqui, não se esqueça de destacar a importância de ambas e como você lida com as situações.
“Lido bem em situações de trabalho solo ou em equipe, mas acredito que o trabalho coletivo é muito mais efetivo e produtivo. Quando temos a colaboração de diversos profissionais, cada um com suas visões e habilidades, o resultado costuma ser realmente impressionante, mostrando o poder do trabalho em equipe.”
43 – Como você resolve problemas no trabalho?
A resolução de problemas é uma soft skill muito buscada pelos recrutadores. Por isso, mostre que você sabe resolver situações desafiadoras com exemplos.
“Meus pilares para resolver problemas são manter a calma, analisar o cenário em questão e desenvolver um plano de ação efetivo. Por exemplo, enfrentei um problema com os arquivos de um dos casos que estou liderando. Com muita calma, diálogo e foco em resolver a questão, rapidamente consegui solucionar tudo e voltar a trabalhar no caso.”
44 – Quais foram as suas experiências de liderança?
Para cargos de gestão, é importante que você destaque quais foram as suas vivências como líder e gestor.
“Há sete anos comecei a assumir equipes e projetos como principal líder, e desde então já passei por duas empresas e liderei centenas de casos em Direito Ambiental. Essa tem sido uma jornada bastante desafiadora e gratificante. Afinal, encontrei na liderança uma forma de fazer a diferença e contribuir com o desenvolvimento profissional dos colaboradores em minhas equipes.”
45 – Poderia falar mais sobre a sua formação acadêmica?
Conte mais sobre a sua graduação, especializações e outros cursos, dando ênfase nas atividades que se relacionam com a oportunidade em questão.
“Tenho uma graduação em Direito e dois cursos de pós-graduação. O primeiro é uma especialização em Direito Ambiental, e o segundo um MBA em Liderança e Gestão de Projetos de Alta Performance, que vou concluir em quatro meses.”
46 – O que seus colegas mais valorizam em você?
Para responder a esta pergunta, consulte mentalmente os feedbacks que já recebeu no trabalho atual e em experiências anteriores.
“Meus colegas sempre destacam a minha organização, vocação para a liderança, experiência na área do Direito Ambiental, paciência, flexibilidade e agilidade para o trabalho.”
47 – Você já teve que demitir alguém? Como foi a experiência?
Aqui, não se esqueça de mostrar a sua empatia para momentos desafiadores. Também mostre que tem experiência para lidar com esse cenário com profissionalismo e humanidade.
“Ter que demitir profissionais nunca é fácil. Já tive que comandar o processo de desligamento de quatro colaboradores em minha carreira, e ninguém gosta de dar esse tipo de notícia. Porém, em muitos casos a demissão é necessária, seja por questões internas da empresa, seja pela performance do colaborador. Então, o grande desafio é equilibrar a empatia e a humanidade com o profissionalismo, o que eu consigo fazer.”
48 – Com que perfis profissionais você gosta de trabalhar?
Neste caso, não se esqueça de mencionar a sua flexibilidade e valorização da diversidade.
“Trabalhar com profissionais bastante focados e organizados é sempre muito bom, contudo, contar com uma equipe diversa é o que eu mais gosto. Quanto mais diversos os perfis, com histórias, visões, culturas e abordagens diferentes, mais rica é a experiência e mais produtivo e melhor é o resultado do trabalho.”
49 – Qual é a sua pretensão salarial?
Essa pergunta é bastante comum e pode ser complexa. O ideal é mencionar uma faixa salarial, e não um valor específico.
“Para o atual momento da minha carreira, estou em busca de salários em uma faixa de R$ XXXX a R$ XXXX, aproximadamente.”
50 – Você tem alguma pergunta?
Para finalizar, não se esqueça de fazer perguntas ao recrutador. Isso mostra o seu interesse pela empresa, bem como as pesquisas que fez previamente e a atenção ao que foi dito na entrevista.
“Gostaria de saber mais sobre quais são as oportunidades de crescimento que vocês oferecem na empresa. Há a possibilidade de desenvolver um plano de carreira com acompanhamento de mentores?”
Agora que você já sabe quais são as 50 perguntas de entrevista de emprego com respostas, que tal melhorar ainda mais sua participação em processos seletivos? Para isso, confira os cursos de pós-graduação EAD Aanhanguera e comece agora mesmo, sem sair de casa, a desenvolver a sua carreira.