8 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas deixam seus trabalhos. Algumas planejam a sua saída para cuidar dos filhos ou familiares, outras optam por se dedicar a projetos pessoais ou para empreender, e muitas são demitidas. Mas é importante saber que por mais difícil que pareça, com os objetivos certos, planejamento e preparo, é possível voltar ao mercado de trabalho.

A pandemia teve um grande impacto econômico, mas algumas áreas como tecnologia, saúde, varejo eletrônico e marketing digital, apresentaram crescimento mesmo em meio à crise. Por isso é necessário aproveitar o momento para se aperfeiçoar para as oportunidades que surgirão com a retomada econômica. Se você vive essa fase, confira abaixo o post com 8 dicas para você se recolocar no mercado de trabalho. Acompanhe a seguir.

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1 – Tenha um objetivo claro

A primeira coisa a fazer depois de tomar a decisão de recolocar no mercado de trabalho é definir o foco. Para isso, analise a sua experiência, sua educação, suas habilidades, seus interesses, seus pontos fortes e aqueles que você ainda precisa melhorar.

É importante se perguntar a qual área o seu conhecimento e o seu histórico profissional se adaptam melhor, assim como considerar quais são as atividades que você mais gosta de fazer.

Dessa forma, você poderá se concentrar nas vagas que combinam com o seu perfil. Ao fazer esse filtro, a sua candidatura será mais assertiva e as chances de encontrar a oportunidade certa, serão maiores.

2 – Saiba contar a sua história profissional

Saber contar a sua história é um elemento essencial para fazer a sua “divulgação”, e não só durante a entrevista. O LinkedIn, por exemplo, é o lugar certo para fazer isso.

Ao revisar a sua trajetória, considere refletir sobre os seguintes pontos:

  • Como foi o seu começo;
  • Qual foi o seu maior desafio;
  • Seu maior caso de sucesso;
  • Transições que você tenha feito durante a carreira;
  • Algum mentor ou uma pessoa que tenha te influenciado;
  • O que você espera do seu futuro profissional.

Quando você reúne todas essas informações, fica mais fácil mostrar quem você é profissionalmente, além de facilitar na hora de atualizar o currículo, carta de apresentação e perfil no LinkedIn.

3 – Mantenha-se atualizado

Depois de ficar um período fora da sua área de atuação, é possível que algumas coisas tenham mudado. A tecnologia está sempre se atualizando, por isso, vale a pena pesquisar quais são os softwares e programas que estão sendo usados no momento e correr atrás de atualização para se recolocar no mercado de trabalho de forma eficiente.

E se você não puder pagar, existem alguns sites que oferecem cursos gratuitos em diversas áreas, como o SEBRAE e outras instituições. O importante é não ficar parado.

4 – Ative a sua rede de contatos

Um dos pontos mais importantes da recolocação é usar a sua rede de contatos para voltar ao mercado. As pessoas com quem você trabalhou, estudou, clientes que você já atendeu, enfim, pessoas com quem você já se relacionou profissionalmente, são potenciais pontes entre você e um novo emprego. Se elas conhecerem as suas competências e a forma como você lida com desafios, poderão te indicar com segurança para uma oportunidade de trabalho.

Por isso, procure sempre cultivar boas relações por onde passar.

 Leia mais: 10 ferramentas que todo profissional deve conhecer

5 – Considere contratar os serviços de um headhunter

O headhunter é o profissional especializado em recrutamento. O papel dele é conectar profissionais às empresas, sempre focado no perfil e nas competências que a vaga exige.

Ele pode te ajudar a ajustar o currículo de acordo com a vaga, dar dicas de entrevista e fazer a orientação sobre a negociação de salário. Enfim, ele será o responsável pelo seu contato com o recrutador.

Se você puder investir nesse tipo de serviço, o headhunter pode te ajudar muito.

6 – Atualize o seu currículo e carta de apresentação

É essencial que o seu currículo esteja atualizado, principalmente se você fez alguns cursos de atualização enquanto esteve fora do mercado. Liste todas as habilidades que você adquiriu durante esse tempo.

Dessa forma, o recrutador vai saber que mesmo fora do mercado você buscou ser um profissional melhor, e isso chama muita atenção de quem está procurando candidatos.

Lembre-se também que manter o currículo e a carta de apresentação atualizados precisa ser um hábito constante, mesmo enquanto estiver empregado. Mudou de cargo ou conquistou uma nova certificação? Não se esqueça de atualizar no currículo.

7 – Esteja preparado para explicar o período de afastamento

É muito comum que os recrutadores queiram saber os motivos do afastamento e o que você fez durante esse tempo. Por isso, é importante ter todas essas informações de maneira muito clara.

Se o afastamento for por motivos profissionais, como um empreendimento, um intercâmbio, dedicação integral aos estudos ou especialização, isso deve ser colocado de forma clara no currículo. Mas se o motivo foi pessoal, como cuidar de algum familiar, tirar ano sabático ou qualquer outro, é recomendado falar durante a entrevista.

Geralmente, os recrutadores não veem problemas nisso. No entanto, é importante que na entrevista você aproveite a oportunidade para falar o que você aprendeu durante esse período a seu favor.

Leia mais: 8 carreiras promissoras que estarão em alta em 2021

8 – Prepare-se para as entrevistas

Todas as dicas anteriores podem te levar à essa oportunidade tão esperada que é a entrevista. Por isso, é muito importante se preparar para esse momento, seguindo algumas dicas:

  • Pratique as suas respostas;
  • Pesquise sobre a empresa e seu mercado de atuação;
  • Prepare-se com antecedência. Se a entrevista for online, verifique os equipamentos e a conexão;
  • Formule perguntas sobre a vaga e sobre a empresa. Dessa forma, o recrutador perceberá o seu real interesse na oportunidade.

O importante é lembrar que o preparo trará maior segurança e calma, o que fará com que o recrutador te veja como um candidato confiante e preparado.

Sabe qual é também uma boa forma de se preparar para o mercado de trabalho? Fazer uma pós-graduação EAD na Anhanguera

Na Anhanguera, você tem acesso a diversas opções de pós ou curso de MBA, com 6 meses ou 10 meses de duração. E as vantagens são muitas: acesso a material didático e videoaulas exclusivas, tutoria, biblioteca virtual, entre muitas outras.

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