Qual é a sua marca pessoal?

Assim como as empresas, todo profissional tem uma marca pessoal ou identidade própria que define a sua essência no mercado de trabalho. A marca pessoal é essencial para se tornar um profissional mais valorizado no mercado. Entretanto, nem todos sabem como construir uma imagem própria sólida. Também é comum as pessoas confundirem esse atributo com estratégia de marketing pessoal, que é algo completamente diferente.

Você sabe identificar essa sua característica e como usá-la para se destacar na carreira?

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O que é marca pessoal, exatamente?

A marca pessoal está diretamente ligada à sua essência. É uma característica única que faz com que você se diferencie de outros profissionais em uma mesma área de atuação no mercado. São as qualidades de uma pessoa somada à maneira como ela faz as coisas.

Os profissionais devem construir uma marca pessoal tão forte quanto as de grandes empresas que procuram transmitir diferenciais para encantar o consumidor. Isso quer dizer, criar uma imagem que cause uma boa impressão e projetar suas virtudes para todos ao seu redor.

Como usar sua marca pessoal

Veja a seguir dicas de como construir uma marca pessoal que cause impacto na carreira:

Diferencie-se dos demais
Tenha uma visão clara dos seus valores e objetivos de como direcionar sua carreira. Procure sempre buscar oportunidades que estejam alinhadas com a sua filosofia de vida, não pensando apenas nos ganhos financeiros. Se você não se enquadra em determinado tipo de negócio, não faz muito sentido aceitar uma oferta de emprego que fere seus valores.

A marca pessoal transmite exatamente o que você é, por isso, não pode mostrar uma personalidade falsa. A identidade única está associada tanto a coisas que você já fez e que agregaram valor, quanto aos aspectos negativos de vida pessoal e profissional, que podem depreciar seu nome no mercado de trabalho.

Você é o produto
Tenha em mente que você é o produto que está vendendo. Portanto, é crucial manter uma postura ética e profissional a todo momento. Os conteúdos que posta em redes sociais, por exemplo, têm que estar em linha com a sua marca pessoal.

Aliás, uma excelente maneira de “se divulgar” é começar encarando o networking como uma propaganda do seu trabalho e de suas competências. Alie-se a profissionais que agreguem valor aos seus serviços e que possam ampliar a propagação do seu trabalho.

Deixe sua marca
Um profissional respeitado no mercado pode ser, inclusive, disputado por empresas. Para isso, você precisa provar que o que vendeu em uma entrevista de emprego é verdadeiro.

Supere-se e seja no atual emprego tão bom ou melhor quanto no anterior. É ele que definirá se você crescerá ou não em seu ramo. Deixar sua marca em todos os trabalhos que fizer construirá uma reputação cada vez mais sólida no mercado.

Não se esqueça que para ter uma marca pessoal que cause impacto, você terá de inovar constantemente para estar em linha com a dinâmica do setor em que atua.

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